Conheça os impactos da tecnologia na gestão estratégica de pessoas

Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia, cada vez mais, vem exercendo seu papel de facilitadora dos processos empresariais, como na gestão estratégica de pessoas. Na última década, com o aperfeiçoamento das tecnologias e a consolidação da informatização das empresas, o mercado observou um boom de lançamentos de softwares que dão suporte à equipe de Recursos Humanos, tanto no processo seletivo quando na gestão das equipes.

Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre os impactos da tecnologia na gestão de pessoas!

Baixa rotatividade

A principal promessa da maior parte desses sistemas que modernizaram os processos de RH é a garantia de que, além de facilitar as atividades do setor, proporcionam uma assertividade que reduz a rotatividade dos profissionais através de contratações mais bem-sucedidas.

Isso se dá devido ao fato de parte desses sistemas, através de diversos recursos, gerar um perfil comportamental dos candidatos. Com esse perfil e as definições da vaga a ser preenchida, os dados são cruzados de forma que o profissional mais adequado seja indicado à contratação.

Um bom exemplo desta assertividade é o software Profiler, que entrega índice superior a 97% devido ao seu desenvolvimento ter como base conceitos reconhecidos e bem avaliados mundialmente.

Redução de custos

Entre os administradores, tais softwares causam um brilho no olhar por entregarem, efetivamente, a redução dos custos. E é bem fácil entender o porquê: com uma expressiva redução de etapas e tempo dos processos seletivos, as vagas são preenchidas mais rapidamente e os profissionais do setor de RH podem direcionar seus esforços a outras demandas internas, como pesquisas de clima organizacional.

Com o próprio Profiler, por exemplo, é possível encontrar o profissional mais adequado para uma vaga em apenas 7 minutos.

Aumento de produtividade

Com um tempo de seleção menor e preenchimento das vagas de forma rápida, além de profissionais com perfil comportamental mais adequado, há um aumento da produtividade com redução de espera de projetos por falta de profissionais e pela melhor qualidade da contratação.

Alguns destes sistemas fornecem um conjunto de informações impressionante, como competências, fatores motivacionais e estilo de liderança. No Profiler, há mais de 50 tipos de dados sobre os candidatos.

Mapeamento de equipes

Quando um profissional de RH realiza o mapeamento dos colaboradores da empresa, ele tende a imprimir a sua identidade, por mais fiel que ele seja ao seguir processos lineares de sua área.

Mas, se por ventura esse profissional se desliga da empresa, até que o seu sucessor compile e analise as informações um bom tempo será perdido. Com toda a tecnologia ofertada por estes sistemas, é possível gerar todo um histórico de contratações e profissionais da empresa no próprio software.

É possível trabalhar perfis de equipes e conhecer os colaboradores de forma que seja fácil tomar decisões sobre treinamentos e desempenhos.

Listamos aqui, apenas quatro pontos-chaves de gestão estratégica de pessoas com os quais qualquer empresa precisa contar para se destacar no mercado. Contudo, as facilidades tecnológicas não param por aí. O software da Solides também contribui em processos de coaching, proporcionando insights gerados pelos relatórios.

Gostou do post? Então aproveite para saber mais sobre o Solides Gestão e compartilhar suas experiências e dúvidas conosco através dos comentários.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of