Conheça os impactos da ausência de feedback na sua organização

Tempo de leitura: 4 minutos

O termo feedback é usado no meio empresarial para nomear o retorno que se tem em relação a algum comportamento ou a alguma tarefa realizada por um profissional. Esse retorno pode ser tanto positivo quanto negativo, porém, quando feito de maneira correta, pode trazer diversos benefícios para os colaboradores de uma organização.

O feedback é, basicamente, o ponto de partida para desenvolvimento profissional e pessoal. Através dele podemos enxergar falhas que não enxergamos facilmente ou até mesmo nos motivar em relação a algo.

Apesar da importância do feedback muitos profissionais não aplicam essa prática dentro da rotina empresarial. No entanto, o feedback constante é essencial para que a gestão seja eficiente. Por esse motivo vamos te mostrar alguns impactos que podem ser causados pela falta de feedback nas empresas.

Liderança incompleta

Como nós já sabemos, o papel de um líder é muito mais complexo do que apenas delegar tarefas. A liderança de qualidade é aquela que sabe lidar com conflitos, desenvolver sua equipe, motivar seus colaboradores e também distribuir os trabalhos de maneira eficiente.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No entanto, muitas das responsabilidades de um líder dependem diretamente do feedback que ele dá para os colaboradores. Por exemplo, se o líder enxerga que um dos seus colaboradores não está dando todo o seu potencial para a realização de alguma tarefa, ele precisa falar com esse colaborador sobre o assunto e expor os pontos que podem ser melhorados. Isso interfere inclusive no relacionamento desse líder com a sua equipe.

Caso esse feedback não seja dado não tem como o colaborador melhorar o seu desempenho e também não é possível que o líder descubra a possível fonte do problema.

Esse é apenas um dos pequenos exemplos do papel do feedback em uma liderança. A ausência dessa prática caracteriza uma liderança incompleta e que, a longo prazo, pode trazer problemas maiores para uma organização.

Colaboradores perdidos e desmotivados

É bem provável que nenhum colaborador goste de se sentir perdido ao se fazer um trabalho. Saber se o que ele está fazendo está certo, errado, insuficiente ou muito bom. Tudo isso é essencial para guiar os próximos passos e orientá-lo para possíveis melhorias, caso seja necessário.

Esse tipo de assimilação muitas vezes não pode ser adivinhada. Geralmente é preciso de uma demonstração concreta do que está acontecendo. Seja através de conversas mais informais ou análise de resultados. O importante é que o retorno seja feito para que esse profissional saiba qual caminho seguir.

Quando não há feedback os profissionais ficam perdidos e isso pode, inclusive, acabar matando a motivação deles.

Relacionamento fraco com o colaborador

O feedback é capaz de promover um melhor relacionamento entre uma organização e seus colaboradores de diversas maneiras diferentes. Como já citamos aqui, através dele a comunicação é estimulada, tanto líderes quanto colaboradores se sentem mais à vontade para expor suas opiniões e o trabalho se torna mais objetivo.

Entretanto, existe uma outra variável responsável pelo relacionamento entre colaborador e organização que é tão importante quanto as outras e que também pode ser muito beneficiada através da prática do feedback. Essa variável é a sensação de pertencimento.

Pode parecer bobo mas faz parte da natureza humana valorizar a sensação de pertencimento e de relevância dentro de um ambiente. Por mais subjetivo que isso possa ser, o ser humano é estimulado por feedbacks positivos pois ele enxerga que faz parte de algo maior e que seu trabalho tem um significado para o todo.

Essa sensação de pertencimento tem influência direta sobre a motivação, engajamento e, consequentemente, produtividade dos colaboradores. Caso contrário, quando feedbacks não são dados, esse relacionamento próximo entre colaborador e organização não existe e, a longo prazo, as consequências podem ser desastrosas.

Essas são apenas algumas das consequências geradas através da falta de feedback na rotina de um negócio. Não se esqueça: fique de olho no trabalho dos seus colaboradores e de feedbacks sempre que possível!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer aprender a desenvolver uma liderança completa e eficiente, não deixe de ler o nosso e-book “Gestão de Pessoas: É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores“.

3 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almir galdino Nascimento GALDINO NASCIMENTO

Gostario de receber assunto de liderança relacional