Conheça o modelo de gestão por competências

Tempo de leitura: 4 minutos

O modelo de gestão por competências é um ponto chave para o sucesso de muitas empresas. Através ele, a habilidade de cada colaborador é identificada e maximizada a favor da equipe. Por isso, ele é capaz de fazer as coisas funcionarem de uma melhor forma no dia a dia da organização e, consequentemente, gera resultados excelentes.

Quer entender mais sobre a gestão por competências e os seus benefícios para a empresa? É só continuar a leitura do artigo!

Entendendo a gestão por competências

Você sabe o que é uma competência? Trata-se de um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que a pessoa precisa ter para conseguir executar uma determinada tarefa.

Quando você utiliza o método de gerir as capacidades dos seus colaboradores, você conseguirá conhecê-los de forma melhor, entender o que precisa ser melhorado e como ele pode colaborar para o crescimento de sua equipe.

Além disso, a gestão por competências irá te ajudar a fazer um processo seletivo mais estratégico e efetivo, diminuir custos, otimizar tempo e aumentar a produtividade.

Aplicando o método em sua empresa

Para aplicar a gestão por competências na sua empresa, você precisa antes de tudo mapear as capacidades que a organização procura. Ou seja, fazer um desenho da estrutura de forma macro.

Depois você irá passar pelos setores, cargos e mapear as competências que são necessárias para cada um deles. Aí será algo mais detalhado. Após isso, você irá mapear as competências de cada colaborador.

Dessa forma, você consegue fazer uma espécie de cruzamento das capacidades que a empresa precisa com a que os profissionais apresentam, descobrindo o que precisa ser desenvolvido. Assim, você contrata as pessoas certas e planeja treinamentos mais assertivos. Diminuindo custo, tempo e aumentando os resultados da organização.

Benefícios da gestão por competências


Aplicar esse tipo de gestão pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, como melhoria dos resultados, colaboradores mais engajados e diminuição de custos. Veja mais sobre algumas das vantagens a seguir!

Melhores resultados

Quando você aplicar a gestão por competências em sua empresa, com certeza alcançará melhores resultados e de forma mais ágil.

Isso porque você consegue colaboradores mais engajados e produtivos. Além disso, conhecendo os objetivos da empresa você consegue mapear as competências necessárias para atingi-los e assim criar um planejamento de desenvolvimento dos profissionais.

Você terá pessoas com competências alinhadas com as que a empresa precisa e, assim, a empresa alcançará os resultados esperados!

Recrutamento mais assertivo

A gestão por competências vai te ajudar a fazer um processo de recrutamento e seleção mais assertivo e efetivo. Com ela, você sabe quais as capacidades que a empresa, a equipe e o cargo precisam.

Assim, na hora de contratar novos colaboradores, você lista as competências que os candidatos possuem e compara com as que a organização precisa. Dessa forma a chance de ter o profissional certo é maior e você atua para diminuir a taxa de turnover da empresa!

Diminuição de gastos

Além de melhorar os resultados e ajudar no processo seletivo, gerir as competências dos seus colaboradores irá fazer com que você diminua gastos na empresa, tanto com custos de demissões e novas contratações, quanto com treinamentos.

Nós sabemos que as competências desejadas e as que os colaboradores apresentam nunca irão bater 100%, não é mesmo? Por isso, sempre será necessário prover treinamentos e planos de desenvolvimento para os profissionais.

Mas quando você já está gerindo essas capacidades, é possível planejar os treinamentos de forma estratégica, tornando-os realmente assertivos. Isso fará com que você economize dinheiro e tempo.

Melhor clima organizacional

Gerir as competências dos seus colaboradores irá fazer com que o clima no ambiente de trabalho seja cada vez melhor. Quando você conhece as capacidades dos profissionais, é possível elevar o potencial de cada um deles e atuar para a melhoria do desempenho das equipes!

Dessa forma, o profissional vê que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento e está disposta a ajudá-lo. Por isso, ele irá se sentir mais valorizado, engajado e satisfeito com a sua profissão e com a organização. Assim, você conseguirá manter um alto índice de retenção de talentos.

Esperamos que você tenha entendido a importância da gestão por competências para a sua empresa. Com ela, você conseguirá desenvolver a organização e fazer com que ela tenha sempre bons resultados. Não deixe de colocar em prática! Se você quiser saber ainda mais sobre esse modelo, baixe este ebook gratuito que preparamos para você.

resultados-cta-blog

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Paulo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Paulo
Visitante

Muito bom