Conheça as aplicações do Profiler Sólides e saiba como alavancar vendas

Tempo de leitura: 8 minutos

A gestão de pessoas pode ser levada a outro patamar por meio de ferramentas que ajudam a empresa a analisar o perfil comportamental de colaboradores e candidatos, sinalizando competências e oportunidades de melhoria no âmbito profissional. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar o funcionamento, as funcionalidades e os principais benefícios do Sólides Gestão para gerenciar os recursos humanos com eficiência e alavancar as vendas. Confira!

O que é o Profiler?

Trata-se de uma ferramenta para mapear o perfil comportamental de um colaborador. Utilizando o software, as empresas conseguem analisar pontos positivos e negativos do profissional. Por meio do Profiler, o RH consegue identificar o perfil de comportamental e as competências de cada colaborador. Dessa forma, as empresas conseguem construir equipes mais produtivas. 

Ainda, com os dados levantados, o RH pode gerenciar as dificuldades e competências do indivíduo, desenvolvendo talentos para colocar a pessoa certa no lugar certo. Assim, a análise realizada pelo Profiler, individual ou por equipe, torna a gestão de pessoas muito mais efetiva. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para o colaborador, há o benefício do autoconhecimento, mostrando suas qualidades, defeitos, competências e dificuldades. Para o RH, o teste Profiler abre o campo das possibilidades, mostrando quais pontos o gestor pode melhorar no time. 

Além disso, a plataforma permite conhecer o colaborador integralmente. Sendo assim, a interação com ele melhora, o ambiente corporativo sai ganhando e as equipes conquistam melhores condições de trabalho. 

Como funciona o Profiler?

Após saber o que é o Profiler, que tal descobrir como ele funciona? Com tecnologia exclusiva, o Profiler foi desenvolvido pela Sólides para facilitar a gestão de pessoas. Para mapear o perfil comportamental dos colaboradores, o software usa a ferramenta de avaliação DISC e outras 6 metodologias, simultaneamente. 

O método Profiler foi testado e aprovado por instituições renomadas, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP), com o índice de 97,9% de acertos.

Dessa forma, a ferramenta é o único assessment capaz de fornecer mais de 50 informações relevantes sobre o perfil comportamental de uma pessoa, em apenas 5 minutos! Nada mal, não é mesmo?

Ademais, o Profiler serve para aumentar a produtividade dos times e reduzir a rotatividade entre as equipes. A plataforma também tem muitas outras funcionalidades e pode ser utilizada em toda a jornada de desenvolvimento e engajamento. 

Sendo assim, o Profiler tem aplicações que podem ser utilizadas desde o recrutamento até o desligamento do colaborador, fornecendo insumos para compreender as nuances de perfil. Tanto que a ferramenta se estabeleceu, entre as PMEs brasileiras, como uma grande oportunidade de aumentar lucros e qualificar a gestão de pessoas. 

Quais as principais aplicações do Profiler Sólides?

Até aqui, vimos que o funcionamento do Profiler. Agora conheça as aplicações em diversas áreas na jornada do colaborador, com alta precisão. 

Eficiência operacional

O RH entende que times de alta performance produzem melhor, com mais qualidade, agilidade e menores custos. Esse é o cenário de empresas com eficiência operacional.

Mas como formar times qualificados já a partir do recrutamento? A ferramenta consegue orientar o recrutador para as melhores escolhas, dando embasamento também para a manutenção das equipes no cotidiano. Isso graças ao mapeamento comportamental direcionado para a eficiência nos resultados. 

Times de alta performance

Ao emitir relatórios com o mapeamento comportamental do colaborador (ou do candidato), o Profiler contribui para a formação de times qualificados. Contar com os melhores profissionais do mercado significa ter colaboradores alinhados com a cultura organizacional e com autonomia para enfrentar desafios, consequentemente, com mais gás para atingir metas e objetivos. 

É exatamente isso que a ferramenta da Sólides faz. Ao analisar características comportamentais, o Profiler indica ao RH quais competências e habilidades o profissional tem em seu perfil. Assim, a gestão de pessoas consegue formar equipes engajadas e mais conectadas, aproximando perfis que se complementam. 

Tendo como base as informações coletadas pelo software, é possível renovar equipes, promover ou migrar colaboradores e até dispensar profissionais que não entregam os resultados esperados.

Engenharia de cargos

Contratar a pessoa certa para o cargo certo é uma dor das empresas, concorda? Até conseguir o match perfeito, o RH faz muitas tentativas, gerando custos desnecessários e perda de tempo. Nesse sentido, a engenharia de cargos permite definir e estruturar todas as funções da empresa. Ela auxilia no processo de identificação do perfil profissional ideal para cada posição da empresa.

Esse desenho é fundamental para criar processos seletivos mais eficientes e planos de carreira atrativos para os candidatos. A ferramenta Profiler avalia características e competências necessárias para cada posição. Assim, além de capacidades técnicas, os gestores podem compreender melhor quais os perfis comportamentais necessários para os cargos.

Desenvolvimento de talentos

Outra grande aplicação do Profiler Sólides é orientar a gestão de pessoas para a possibilidade de desenvolver competências e talentos. O software apresenta dados reais que ajudam a identificar pontos de melhoria no colaborador. Com essas informações, o gestor pode investir em planos de desenvolvimento específicos e direcionados. 

Gestão de crise

Nos casos em que uma empresa enfrenta crises, o Profiler fornece informações que ajudam os gestores a antecipar cenários, definir estratégias de sobrevivência do negócio e realizar uma gestão de crise mais eficiente. 

Desse modo, o RH consegue reduzir incertezas e se organizar para lidar com imprevistos, de maneira estratégica. Inclusive, sabendo com quais colaboradores pode contar e quem são as pessoas certas para assumir novas posições. 

Recrutamento e seleção 

O Profiler fornece relatórios completos indicando estilos de liderança, nível de flexibilidade diante de situações adversas, áreas de talento, capacidade de influenciar os demais, entre outros fatores. Assim, junto à engenharia de cargos, o RH obtém dados para identificar candidatos mais alinhados com o perfil desejado. 

Como o Profiler pode alavancar as vendas?

Para aumentar a carteira de clientes e alavancar as vendas, a Sólides desenvolveu modelos de parceria capazes de formar conexões a longo prazo. Assim, as organizações conseguem expandir seus negócios e alcançar destaque no mercado. 

Nesse contexto, o Profiler Sólides oferece às organizações parceiras a possibilidade de adquirir tecnologia própria e acessível, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros. Um tipo de parceria é a White Label, permitindo que empresas comercializem produtos ou serviços de outras organizações e comercializem como se fossem próprios.

Benefícios do Profiler para parceiros Sólides 

O programa de parcerias desenvolvido pela Sólides oferece vantagens a quatro pilares: negócios, marketing, vendas e relacionamento. Entre os benefícios, temos:

Aumento dos lucros

Melhora a atuação da empresa em diversos níveis, trazendo mais sucesso para o empreendimento. O Profiler Sólides permite a identificação precisa do perfil comportamental e das competências de cada colaborador. Como consequência, a gestão de pessoas consegue construir equipes mais produtivas, aumentando os lucros das organizações. 

Receita recorrente

Permite controlar a sazonalidade das receitas com mais segurança apenas indicando a parceria. Desse modo, levamos a tecnologia da Sólides a outras empresas que precisam aumentar a produtividade e reduzir a rotatividade. Simultaneamente, você consegue ampliar sua carteira de serviços como consultor ou empresário. 

Oportunidades

As parcerias geram comissionamento mensal e recorrente. Mas, não é só isso. Elas também geram oportunidades para os nossos parceiros graças ao nosso marketplace e ao RHPortal. 

O marketplace funciona como uma vitrine para todos os clientes da Sólides. Enquanto o RH Portal representa a possibilidade de fortalecer sua rede de networking diante dos mais de 1 milhão de acessos diários. Ainda, a Sólides disponibiliza publicações e conteúdos nas redes sociais, sem contar na realização de eventos periódicos trazendo temas relevantes e atuais. 

Nossos parceiros têm à disposição uma jornada de sucesso com acesso a trilhas de conteúdos periódicas para ampliar seus conhecimentos em diversas áreas. Entre elas, negócios, mercado, vendas e marketing. 

Ser Sólides Partners também garante acesso a conteúdos exclusivos na Universidade Sólides, cursos sobre Gestão de Pessoas e outros temas publicados na plataforma. Todo esse conteúdo oferece certificação para autenticar seu aprendizado. 

Que tal conhecer melhor o Profiler para trabalhar o desenvolvimento de talentos na sua empresa focando nas competências da sua equipe? Baixe nosso e-book gratuitamente

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments