Confira 5 dicas para você otimizar a sua gestão de pessoas

Tempo de leitura: 3 minutos

O capital humano é o pilar principal dentro de qualquer empresa, afinal, é a produtividade e engajamento dos colaboradores que trazem o sucesso, certo? Por isso, ter uma gestão de pessoas com lideranças qualificadas que reconhece a necessidade de cada indivíduo torna-se indispensável.

Além de deixar claro para todo o seu time que ele terá um direcionamento eficaz durante a realização do seu trabalho diário, você estará impulsionando e administrando os recursos já disponíveis dentro do seu negócio. 

A curiosidade bateu e quer dicas sobre o assunto? Então confira o nosso artigo e boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas pode ser definida como a lideranças dos colaboradores (do time geral ou de um setor específico), aquele que capacita quem compõe o ambiente de trabalho. O conceito também leva em consideração habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas que devem ser aplicadas.

Alguns confundem as responsabilidades da gestão de pessoas com o RH, mas esse gerenciamento não cabe somente ao recursos humanos — que basicamente é o responsável pela valorização de todos os colaboradores —, mas sim a qualquer liderança presente em um empresa.

Por isso essa gestão é desempenhada pelos diretores, gestores e chefes.

Qual sua importância para as organizações?

A partir do momento que você apoia na gestão de pessoas para construir líderes capazes de administrar os comportamentos internos, você estará potencializando o desempenho dos colaboradores da empresa, resultando em um passo à frente relacionado à concorrência.

Quais são as 5 melhores dicas?

Separamos abaixo cinco dicas fundamentais para que a gestão de pessoas e os líderes da sua empresa sejam ainda mais eficientes. Confira:

1. Dê gás ao seu time

Ninguém gosta de colaboradores insatisfeitos, não é mesmo? Esse sentimento pode ser resultado de uma liderança que não está alcançando os resultados esperados. Por isso, estimule seu time e mostre que vocês estão trabalhando juntos!

Mostre um plano de ação eficaz que animará a todos. Delegue tarefas e funções para todos que levarão em conta o perfil profissional e produtividade de cada um.

2. Esteja sempre no ambiente de trabalho

Líderes ausentes não inspiram e ainda passam a impressão de não estar se importando com os assuntos da empresa. Por isso, esteja presente em todos os momentos. Não se esqueça também de conversar sempre com os colaboradores, trocando feedbacks ou sugestões.

3. Tenha metas grandes

Mostre para os funcionários que você possui grandes planos futuros para a empresa. Deixe-os motivados a trabalharem todos os dias com o intuito de alcançar os objetivos traçados. Você, enquanto líder, tem o papel fundamental de realizar essa motivação do capital humano.

4. Celebre todas as conquistas

Não deixe passar todas as conquistas que seu time conquistou. Comemore com todos, mostre o quanto está feliz ao ver os objetivos alcançados. Faça elogios (formais ou informais), ou até mesmo prepare algo especial, como um happy hour.

5. Conheça o perfil comportamental dos colaboradores

Você, enquanto líder, precisa conhecer o perfil comportamental de quem está do seu lado todos os dias no ambiente de trabalho. Além de saber de informações básicas (como nome e cargo realizado), saiba quais são os anseios, projetos futuros e até quais áreas possuem mais aptidão.

Isso pode ser benéfico para a empresa, pois você saberá se trocas de cargos devem ser realizadas para que todos tenham uma produtividade cada vez maior.

Viu como a gestão de pessoas faz total diferença dentro de qualquer ambiente colaborativo? Ao impulsionar os líderes, todos os outros colaboradores terão engajamento, resultando no sucesso garantido da sua empresa.

Quer saber ainda mais como cada funcionário da sua — sejam líderes ou todo o time — podem apresentar perfis distintos? Aproveita a sua visita para entender o que é perfil comportamental em nosso conteúdo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of