Entendendo os principais conceitos da Gestão Comportamental

Tempo de leitura: 3 minutos

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A gestão por comportamento é uma prática que tem sido cada vez mais adotada por departamentos de RH em diversas empresas. O emprego desse tipo de gestão está associado às mudanças que vêm acontecendo nesse setor e também à necessidade de se desenvolver profissionais de alta performance dentro das organizações, por isso, conhecer os conceitos da Gestão Comportamental pode ser transformador.

Tudo dentro de um departamento de recursos humanos funciona como um ciclo. Recrutamentos pouco satisfatórios acarretam em profissionais pouco engajados e com baixa produtividade, o que acaba gerando altos níveis de turnover.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse sentido, a gestão comportamental é um trabalho que engloba todo o relacionamento do colaborador com um negócio, desde o momento do recrutamento até o momento do desligamento, visando estimular os colaboradores ao máximo e criar equipes de alta performance.

Como você pode imaginar, existem conceitos básicos da gestão comportamental que precisamos saber antes de tentarmos gerir nossos colaboradores dessa maneira. Vamos destacar alguns deles aqui para que você possa ficar mais por dentro sobre esse assunto, dá uma olhada!

3 conceitos da gestão comportamental para ter atenção

1. A valorização do capital humano

Durante muito tempo o capital humano das organizações não tinha um valor reconhecido. Grandes empregadores não enxergavam a importância dos colaboradores para um negócio uma vez que eles poderiam ser facilmente substituídos caso fosse necessário.

Com todas as mudanças no mercado, o desenvolvimento de tarefas e profissionais mais qualificados e o aumento dos custos da rotatividade de funcionários devido à novas leis, esse cenário foi mudando. Atualmente o capital humano é o maior valor de um negócio e deve ser levado em consideração.

A partir do reconhecimento dessa nova realidade nas organizações surgiu a gestão comportamental e é na valorização do capital humano que todas as suas práticas são baseadas.

2. Os perfis comportamentais dentro da sua empresa

Como o próprio nome já diz, o trabalho de gestão comportamental é feito através do comportamento humano. Isso significa que é necessário algum conhecimento sobre o assunto antes de se engajar na gestão comportamental.

O comportamento humano é algo extremamente subjetivo e sujeito à mudanças externas. No entanto, alguns estudos de diversas áreas do conhecimento desenvolveram maneiras de classificar os seres humanos perfis comportamentais, facilitando o trabalho dos profissionais que tem que lidar com pessoas a todo momento.

A utilização dos perfis dentro da gestão comportamental é extremamente benéfica. Através deles o departamento de RH conhece mais a fundo as necessidades e características de cada colaborador, personalizando as tarefas, mudando estratégias e tornando a gestão mais direcionada.

3. O novo papel da liderança

Dentro de uma organização que emprega gestão comportamental em sua estratégia, a liderança passa a ter uma responsabilidade um pouco diferente da que uma liderança tradicional normalmente tem.

Como já mencionamos, a gestão comportamental é voltada para pessoas e o mesmo acontece com as lideranças dentro da organização. Isso significa que o líder, assim como os profissionais de RH da empresa, tem o dever de conhecer os colaboradores e procurar as maneiras mais eficientes de se realizar uma liderança voltada para o desenvolvimento destes.

Em uma liderança baseada na gestão comportamental cada líder é treinado para liderar o seu determinado grupo. Isso significa o emprego de treinamentos personalizados para o perfil dessas pessoas, feedbacks de maneira que sejam mais proveitosos para a equipe e um relacionamento baseado nas características de cada um.

Seguindo os principais conceitos da gestão comportamental é possível atingir os melhores resultados e superar as expectativas dentro da empresa.

Sabemos que este tema é muito amplo e pode gerar dúvidas no momento de se colocar em prática. Para que você conheça ainda mais sobre o assunto, não deixe de ler o nosso Guia da gestão comportamental!


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Jene Kelly Feliciano
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Jene Kelly Feliciano

Muito bom e esclarecedor

Fábia
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Fábia

Muito bom

Helio Chirindza
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Helio Chirindza

A gestão comportamental é um tema bastante complexo quando lidamos com colaboradores descontentes com a Organização.
Gostaria de saber como lidar com pessoas que se encontram frustradas por sentirem se desvalorizadas embora tenham dominio do que fazem?

André Paulo Vemba
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André Paulo Vemba

Exelente

Harley Ulisses
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Harley Ulisses

A implantação estratégica com foco no comportamento humano gera resultados extraordinários quando bem recebidos por todos dentro das organizações. Capital humano será sempre o melhor investimento!

Alex
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Alex

Excelente artigo, esclarecedor e objetivo.

SONIA HELENA CASTELETTI
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SONIA HELENA CASTELETTI

Muito bom o tema abordado, tenho aproveitado e muito, para implantação de nosso RH voltado para avaliação comportamental, como também no recrutamento de pessoas, Facilitando assim a adaptação dos profissionais com nossa empresa.
Muito obrigada.

Manuela Araujo
Visitante
Manuela Araujo

Muito esclarecedor. Parabéns!

LUIS CARLOS GOMES COSTA
Visitante
LUIS CARLOS GOMES COSTA

Excelente conteúdo, muito agregador!!!

Sônia Maria Almagro
Visitante
Sônia Maria Almagro

Muito importante as colocações sobre Gestão Comportamental de liderançal . Porque as queixas são inúmeras de gestores que não ouvem seus funcionários.A inovação do conhecimento comportamental deve ser continua,porque lidamos constantemente com colaboradores diversos,que imigram de ambientes e ou empresas,muitas vezes com gestores despreparados e que ocasionaram sua saída.

Giuliano Sales
Admin

Sim, Sônia!
Muito obrigado pelo seu feedback e comentário!
Realmente é fundamental que a liderança tenha a compreensão das características de cada um dos colaboradores para ter um time de alta performance. Para isso, precisamos também falar sobre desenvolvimento de liderança. 🙂

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O que um gestor de vendas precisa saber sobre pessoas? - Blog Solides

[…] as pessoas e dar ordens de forma efetiva, são necessários alguns conhecimentos de coaching e gestão comportamental porque, como sabemos, ser um bom líder é mais do que fazer exigências, é lidar com pessoas e […]

Reginaldo Elizeu
Visitante
Reginaldo Elizeu

Muito obrigado pela dica. Sucesso para todos nós. Abraços

Giuliano Sales
Admin

Que bom que gostou, Reginaldo!
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Wander
Visitante
Wander

Excelente abordagem do tema.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Wander. Tudo bem?
Muito obrigado pelo seu feedback. A Gestão Comportamental é realmente muito importante para a gestão de pessoas e temos vários conteúdos sobre a temática, não deixe de acompanhar nossos conteúdos.
Abraços.

Elizângela Queiroz da Silva
Visitante
Elizângela Queiroz da Silva

Os conteúdos abordados por vocês são de alta qualidade e bastante significativos para a área de gestão de recursos humanos e áreas afins.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Elizângela, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu feedback.
Continue acompanhando nossas produções e novidades sobre o mundo do RH.
Abraços! 🙂