Gestão de crise: como é o perfil comunicador sob pressão?

Tempo de leitura: 4 minutos

Manter um planejamento estratégico é fundamental para garantir o crescimento e a progressão de uma empresa. Entretanto, há cenários que são quase impossíveis de serem previstos, as chamadas “crises”. Cada profissional reage de maneira diferente diante da dificuldade, o perfil comunicador sob pressão requer uma atenção da gestão.

A crise pode ter origens distintas, afetando o rendimento da empresa e a saúde dos colaboradores. O cenário de incertezas e insegurança gera questionamentos e a sensação de possibilidades de cortes. Quando o ambiente econômico é adverso, os funcionários tendem a questionar sua permanência na empresa e afetar sua performance.

Antecipar-se aos fatos torna a gestão de crise mais fácil e minimiza os danos provocados. Nem sempre é possível prever algumas dificuldades — como foi o caso do novo coronavírus —, entretanto, uma empresa bem madura é aquela que está preparada para agir em momentos de transição.

Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é uma forma de antecipar aos cenários de crise e pressão. Neste artigo, vamos abordar como os comunicadores tendem a se comportar em momentos como esse, continue a leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A análise comportamental em momento de crise

Conseguir mapear o perfil comportamental dos colaboradores é fundamental para quem busca ter insumos e dados para gerar transformação na gestão de pessoas. A análise comportamental impacta o clima e a cultura organizacional alterando a percepção diária dos profissionais em relação ao trabalho.

Uma gestão que consegue considerar as competências socioemocionais e as tendências de como cada colaborador reage a determinada situações, consegue fazer uma análise preditiva mais segura e precisa.

As pessoas são fundamentais para que qualquer organização supere as dificuldades e volte a crescer. É por meio do trabalho dos colaboradores que a empresa consegue recuperar o tempo perdido por conta da crise e enxergar oportunidades que os concorrentes não enxergam em cenários adversos.

Conhecer as capacidades dos colaboradores ajuda a gestão a entender o que eles podem fazer para aumentar as oportunidades de ganho em momento de crise. 

A tendência de ações do perfil comunicador sob pressão

Comunicadores são bastante intuitivos, isso significa que eles tendem a agir rápido em momentos de pressão. Suas ações não são bastante efetivas ou capazes de resolver a raiz central do problema, mas as dificuldades pontuais e superficiais serão resolvidas quase que imediatamente.

Quando pressionados, eles tendem a não pensar a longo ou médio prazo, mas sim no que pode ser feito agora para sanar determinada situação. Por isso, cabe a gestão conseguir direcionar esses profissionais para quadros em que as ações rápidas sejam mais efetivas e necessárias.

Por trazer muita pressão e desafios, a crise é um momento muito estressante para os comunicadores. Esses profissionais podem até ficar um pouco mais “travados” diante das séries de dificuldades que estão diante deles. Os comunicadores gostam e sentem prazer em conseguir executar o seu trabalho com tranquilidade e maestria.

Por isso, a crise pode tirar desses colaboradores a sensação de “prazer”. Em cenários normais, os comunicadores são bastante otimistas e grande dificuldade para esses profissionais é manter esse sentimento em um momento de muitas inseguranças.

O que a gestão pode fazer para motivar os comunicadores em cenário de crise?

O perfil comunicador é vaidoso, gostando de receber feedbacks positivos e ser reconhecido pelo seu trabalho. Para momentos de dificuldade, os gestores precisam fazer um acompanhamento próximo.

Quando não for possível fazer um acompanhamento individual — por meio do one-on-one —, os gestores podem apostar em fazer uma reunião com todos os funcionários a fim de coletar informações de como eles estão se sentindo nesse momento e o que estão desenvolvendo.

Mostrar-se presente, disponível e próximo são elementos essenciais para conseguir engajar e motivar os comunicadores. Em cenários mais críticos — como a obrigatoriedade de fazer home office para o isolamento social por conta da pandemia de coronavírus —, a falta de conexão é um problema real para o perfil comunicador.

Com a diversidade de notícias que momentos críticos tendem a trazer — muitas delas fake news — é natural que os comunicadores fiquem menos seguros de si e mais ansiosos. Eles começam a especular rapidamente sobre possíveis demissões, sentem o seu emprego ameaçado e, por isso, podem ter sua energia diminuída.

Nesse sentido, não basta o gestor ficar preocupado apenas e exclusivamente com as entregas das demandas. É preciso demonstrar empatia e questionar sobre como esse funcionário está se sentindo, se os dias tem sido mais fácil ou tem melhorado.

O perfil comunicador sob pressão necessita de uma atenção e acompanhamento da gestão. Quando feita de maneira adequada e empática, os resultados tendem a serem positivos, visto que esses profissionais gostam de serem reconhecidos pelo seu excelente trabalho.

Se você quer ter uma gestão de crise realmente eficiente, não perca tempo e conheça o Sólides Profiler para mapear o perfil comportamento dos seus colaboradores!

Banner_Infografico_Dicas_Reuniao_HomeOffice


8
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Giuliano SalesDani PoncianoLucindaJúlio CésarRita de Cássia Andrade crespe Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rita de Cássia Andrade crespe
Visitante
Rita de Cássia Andrade crespe

Procurar novos conhecimentos

Júlio César
Visitante
Júlio César

O administrador tem que ser pro ativo, ele tem que estar sempre antenado com o que acontece no mercado e no mundo para não ser surpreendido. Cenários e crises já estavam sendo construidos em outros países. Uma hora haveria de chegar aqui, e tanto comunicadores quanto outros profissionais são abalados pelas incertezas que isso provoca. Hoje em dia a tecnologia nos permite manter o trabalho em dia, pelo menos em boa parte das atividades, o que não setia possível em algumas décadas atrás. Cabe ao administrador considerar os funcion. e seus colabor. Como fundamentais para a Organização antes de tudo,… Read more »

Lucinda
Visitante
Lucinda

A nossa página é muito interessante.

Dani Ponciano
Visitante
Dani Ponciano

olá voces tem artigo para os outros perfis? executor ? analista? planejador:?