Comunicação interna: como fazê-la corretamente

Tempo de leitura: 9 minutos

Quando falamos de ações de marketing no mundo empresarial, a comunicação interna precisa estar inserida nessa conversa. Afinal, os empreendedores não devem somente cuidar do seu público externo, mas do interno também. Ainda, os colaboradores têm que ser uma prioridade para os líderes, pois é por causa deles que tudo funciona.

Portanto, sem ter uma boa comunicação com os colaboradores, dificilmente as suas estratégias de marketing para o público externo terão algum resultado. Isso porque um profissional desinformado ou desmotivado não será nada produtivo.

Pensando nisso, criamos este post, para mostrar a importância de ter uma comunicação interna eficiente. Afinal, muitos problemas podem ser resolvidos ou minimizados por meio dela. Continue acompanhando e veja como fazê-la corretamente. Boa leitura!

O que é comunicação interna?

Trata-se de uma área da comunicação integrada, que foca em ações para que os colaboradores de uma empresa se mantenham sempre bem informados. Ainda, é a transmissão e o compartilhamento de informações relevantes e que são estratégicas dentro do ambiente corporativo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Esse tipo de comunicação pode ser feito de líderes para colaboradores ou vice-versa. Há também a possibilidade ser relizada entre os profissionais, seguindo o mesmo nível hierárquico.

As mensagens repassadas podem variar bastante, ou seja, pode ser a propagação dos valores, missões, visões, estratégias de mercado e objetivos da organização ou algo mais simples, como algum comunicado de reunião.

O objetivo da comunicação interna é manter todos os colaboradores alinhados e engajados com as metas, causas e discursos da empresa. Para tanto, são estabelecidas e estipuladas algumas condutas que vão de encontro ao que a instituição zela.

Qual a importância da boa comunicação em uma empresa?

A comunicação interna é uma estratégia de extrema importância dentro de uma empresa. Mas para você entender melhor, mostraremos algumas vantagens que ela proporciona dentro do ambiente corporativo. Acompanhe!

Melhora do clima organizacional

Um ambiente de trabalho pesado e com pessoas que não se comunicam corretamente é péssimo, não acha? Isso deixa o local bastante chato e até improdutivo. Porém, com a comunicação interna os profissionais são estimulados a desenvolver um relacionamento interpessoal e a ter um espírito de cooperação.

Assim, as distâncias entre os departamentos são reduzidas. Uma forma de toda equipe trabalhar de maneira integrada e em sintonia. Dessa forma, o time se torna mais forte, o clima fica mais leve e a produção mais intensa.

Eleva a produtividade

Quando os colaboradores se sentem engajados e motivados com os objetivos da empresa, eles se esforçam mais para contribuir com a organização. Assim, cada profissional passa a entender melhor qual é o seu papel dentro da instituição, sua importância e o impacto do seu trabalho. Isso faz com que a equipe se torne mais produtiva, sem nenhuma pressão ou esforço, somente por mostrar sua importância e ter uma eficiente comunicação.

Diminui a taxa de rotatividade

Quando existe uma comunicação interna correta, há o aumento da produtividade do profissional e, consequentemente, a sua permanência na empresa. Isso porque ele vai querer sempre dar o seu melhor, por entender quais são os objetivos da organização e que a sua colaboração é fundamental para esse sucesso.

Quando o colaborador vê que ele é valorizado, que há uma relação de confiança entre líderes e liderados, ele se sente mais motivado. Portanto, as chances de separação, ou seja, desligamento, são menores.

Ameniza a disseminação de informações falsas

Quem nunca ouviu a famosa rádio peão ou fofoca? Essa é uma coisa que detona qualquer ambiente corporativo. Afinal, ele fica totalmente envenenado por falsas informações.

No entanto, essas atitudes só acontecem quando a comunicação interna não é clara e eficiente, ou seja, se as informações são escondidas dos colaboradores. Isso abre margem para suposições erradas de uma determinada fase ou algum acontecimento. Portanto, é preciso jogar aberto com os seus profissionais para não deixar nenhuma brecha para fofocas.

Aproxima durante os momentos de crise

Quando uma empresa tem uma comunicação interna correta, em momentos de crise ela consegue unir ainda mais a sua equipe. Isso porque o relacionamento com ela é totalmente aberto e claro.

Mas isso só será possível quando os profissionais sentem que são importantes para a organização e que são respeitados. A partir de então, eles vestem realmente a camisa da empresa, seja qual for a situação.

Quais os objetivos da comunicação interna?

O principal objetivo da comunicação interna é garantir que todos os colaboradores de uma empresa estejam alinhados com a cultura da organização, bem como deixá-los informados sobre o que acontece no local. Essa é uma ferramenta eficiente para evitar problemas internos, assim como as crises. Veja agora os principais intuitos da comunicação interna.

Engajar os colaboradores

Uma comunicação eficiente deixa os profissionais mais engajados e motivados. Um time unido e que veste a camisa da empresa faz com que o sucesso seja garantido.

Melhorar a imagem da empresa

Uma organização que tem os seus colaboradores bem informados e com uma comunicação que flui bem, com certeza, tem uma imagem positiva. Isso porque os próprios profissionais fazem a propaganda da instituição, ressaltando o bom ambiente corporativo e como ela se preocupa com o seu público interno.

Abrir espaço para dúvidas e sugestões

Uma comunicação interna correta não deixa espaço para dúvidas, ainda, faz com que elas sejam sanadas. Além disso, a empresa abre um canal para que os colaboradores deem as suas sugestões de melhorias. Assim, o espaço fica mais participativo e harmônico.

Aumentar o sentimento de pertencimento

Quando um colaborador vê o respeito que a empresa tem por ele, por meio da comunicação e outros fatores, aumenta o seu sentimento de pertencimento. Ele se sente realmente um membro da organização, dando o seu melhor para que a produção seja mais eficiente e ágil.

Como manter a comunicação interna na crise?

Em tempos de crise, a comunicação interna precisa ser melhorada, mesmo que seja necessário mudar as estratégias para que ela seja clara e passe segurança aos colaboradores.

O planejamento estratégico em momentos difíceis é essencial. Portanto, alinhar corretamente a forma de se comunicar com o público interno é fundamental. Afinal, é o seu time que fará a empresa sair dessa situação.

Em muitos casos, é preciso alterar o meio de produção, por exemplo, do presencial para o home office. Por isso, é necessário pensar em tudo para que essa novidade seja assertiva e traga bons resultados.

Dicas para melhorar a comunicação entre a equipe no home office

Para as tarefas fluirem, seguir algumas dicas é fundamental. Confira!

Elabore um planejamento para essa área

Normalmente, não são todos os setores que se enquadram ao modo de trabalho em home office. Portanto, se a sua empresa precisa que alguns colaboradores trabalhem nesse regime, é necessário um planejamento, especialmente se for a primeira vez que é usado esse meio de produção.

Para tanto, trace metas, objetivos, datas de entrega de produção, meios de comunicação e deixe claro que a equipe terá suporte em todo tempo — mesmo o trabalho sendo remoto.

Incentive a comunicação clara

Quando o trabalho é home office, a comunicação é feita via WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação. O Skype pode ser adotado também. O ideal é que a forma como essa comunicação será realizada seja bem clara para que todos compreendam a mensagem enviada.

Explique a importância de se manter acessível durante o expediente

Deixe claro para todos os profissionais que o horário de trabalho continua o mesmo. O que muda é somente o ambiente. Mostre como é importante que o colaborador se mantenha disponível para comunicação durante esse período. Seja por e-mail, telefone, WhatsApp ou outra ferramenta.

Simplifique o contato entre os setores

Para facilitar a comunicação entre os setores durante o período de home office, o ideal é que o contato de cada um esteja em uma agenda acessível a todos. Assim, se um profissional do marketing precisar falar com alguém do financeiro poderá ter o contato direto e facilitado.

Utilize diferentes canais para diferentes habilidades

É importante manter dois canais de comunicação, pelo menos: um para reuniões online, que pode ser o Skype, e outro para entrega de trabalhos, o e-mail.

Quais são os canais para utilizar na comunicação interna?

Há vários meios de realizar uma comunicação interna corretamente. Para isso, são utilizados alguns canais, no quais todos os colaboradores terão acesso às informações. Conheça alguns para utilizar em sua empresa.

Mural de avisos

Essa é uma das ferramentas mais usadas dentro das empresas. No mural de avisos são afixadas as notícias mais importantes e urgentes da organização. Normalmente, há mais de um mural dentro de uma mesma instituição, mas em locais distintos e de fácil acesso para todos.

E-mail

Para alguns, o e-mail é uma ferramenta antiga, mas bastante eficiente! Como canal de comunicação interna, funciona muito bem, pois os colaboradores estão sempre atentos ao que chega à sua caixa de entrada. Logo, é uma forma eficiente de agendar reuniões, informar imprevistos e as novidades.

Intranet

Essa é uma plataforma com acesso permitido somente aos profissionais, na qual é possível divulgar as novidades, fornecer mais informações sobre um evento, divulgar treinamentos, reuniões e outros. Isso tudo de uma maneira padronizada.

Viu como a comunicação interna é muito importante dentro de uma empresa? Ainda, que manter os colaboradores totalmente engajados e motivados é algo que eleva o sucesso da organização?

Para você saber mais como motivar a sua equipe, preparamos um super material para você!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of