Comprometimento no trabalho: como criar, acompanhar e manter na sua empresa

Tempo de leitura: 9 minutos

O profissional que tem bom comprometimento no trabalho é, sem dúvidas, um diferencial entre seus colegas e no mercado. Mas é responsabilidade da empresa gerar políticas, estratégias, ações e técnicas para que o seu quadro de funcionários se sinta motivado e comprometido. 

Uma peça essencial para o funcionamento das empresas é ter aqueles que contam com um alto nível de comprometimento e se diferenciam dos demais. Essa cultura deve ser implementada pelo setor de Recursos Humanos em um conjunto de processos e técnicas aplicadas.

Para saber mais sobre quais processos são esses, como implementar, os benefícios, o que a falta dele gera e até mesmo como a tecnologia pode ser um grande parceiro nesse momento, é só continuar lendo este artigo. 

O que é comprometimento no trabalho

Trata-se de uma característica essencial em profissionais que desejam se destacar em um mercado de trabalho tão competitivo como o atual. Por meio do comprometimento, o colaborador se propõe a realizar todas as tarefas e demandas exigidas de maneira eficaz e produtiva. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Ainda, é uma característica daquele que é íntegro e que demonstra seu comprometimento pelas atitudes e comportamentos. Um profissional com esse perfil é extremamente responsável. 

Nesse sentido, ao se disponibilizar a fazer parte de uma nova empresa, é importante que ele concorde com as tarefas do escopo de trabalho, com o salário, benefícios e tudo que diz respeito à sua função.

Por isso, é essencial que esses detalhes sejam informados e estejam bem alinhados para que o profissional possa exercer a sua melhor versão ao assumir o cargo. O papel do RH é essencial para poder comandar esse processo de maneira correta.

A importância do comprometimento no trabalho

Para uma empresa, o comprometimento no trabalho por parte dos seus colaboradores é de extrema importância, sendo essencial para um bom desenvolvimento de suas metas e de seu clima. 

Hoje, preocupar-se apenas com a produtividade dos profissionais é um erro cometido por muitas empresas, que esquecem de focar e analisar o comprometimento dos colaboradores. 

Assim, para que uma empresa bem organizada e bem estabelecida possa funcionar sem demais preocupações, o comprometimento faz toda diferença. Já que é por meio dele que o colaborador estará mais disposto a se dedicar aos projetos com animação, entusiasmo e paixão. 

Além disso, ele estará mais inclinado a não faltar ao trabalho por motivos desnecessários e fúteis. Quando se há um norte de qual caminho seguir, estabelecido por metas e desafios, o profissional se encontra mais motivado e disposto a dar o seu melhor.

Logo, é necessário haver motivações para que um profissional possa se encontrar comprometido com o seu trabalho. Essa motivação pode se manifestar de diversas maneiras, como salário, benefícios, bônus, metas, desafios, cultura organizacional e clima organizacional.

Tudo isso contribui para que um colaborador se sinta engajado com a empresa e motivado. Apesar de ser uma tarefa árdua para o RH, é de extrema necessidade para um bom funcionamento da organização.

como fazer pesquisa de clima - ebook

Os benefícios e como implementar

Os benefícios do comprometimento no trabalho são uma mão de via dupla: existem tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Um profissional, quando está comprometido com o seu trabalho, mostra que está satisfeito com a empresa, sua função e suas demandas. Dessa maneira, é mais provável que ele permaneça na organização e não procure outras oportunidades de trabalho.

Ainda, quando um colaborador está satisfeito e não pensa em sair, a taxa de turnover tende a ser menor, gerando economias de dinheiro e tempo para o setor de RH.

Para além dos benefícios, os profissionais que estão satisfeitos e comprometidos tendem a falar bem do local onde trabalham, gerando uma boa imagem, solidificando uma boa marca empregadora, proporcionando a oportunidade de contratar e reter profissionais exímios.

Uma equipe composta por profissionais comprometidos é mais engajada, eficaz e produtiva. No âmbito pessoal, os profissionais satisfeitos e comprometidos com o seu trabalho contam com uma maior qualidade de vida, sem estresse e insatisfações profissionais.

A implementação do comprometimento, muitas vezes, é algo que se dá por um conjunto de ações, atitudes e maneiras de gerir. Assim, é importante que as expectativas que a empresa tem diante um certo colaboradores estejam sempre claras.

Além disso, o estabelecimento de uma confiança, uma cultura de feedback e reconhecimento por um bom desempenho também são importantes no processo de implementação. 

Nesse sentido, para poder encontrar um colaborador que esteja comprometido com o trabalho, basta analisar seu comportamento em relação ao cumprimento de demandas, sua disponibilidade para solucionar problemas e imprevistos, sua empatia, sua vontade de estar sempre atrás de novos conhecimentos e aprendizados e se é alguém direto e honesto.

Os problemas da falta de comprometimento no trabalho

Já sabemos que o comprometimento traz inúmeras vantagens e benefícios para empresa e colaborador, mas também é importante mencionar que a falta dele não torna o ambiente neutro. Muito pelo contrário, acaba gerando problemas.

Além disso, os profissionais que não estão comprometidos com o seu trabalho acabam influenciando os colegas de equipe de maneira negativa.

Desse modo, os resultados obtidos pela equipe e pelo próprio profissional desmotivado ficam abaixo do esperado. Ainda, a convivência com esse tipo de colega de trabalho pode ser desgastante, negativa e incômoda.

Quando isso ocorre, a quantidade de profissionais que pedem demissão quando não estão comprometidos é maior, o que gera um grande fluxo de trabalho para o RH, mais custos com cadeiras vazias e o aumento do turnover, prejudicando os processos.

calculadora de rotatividade da Sólides

Como avaliar o comprometimento no trabalho

Avaliação do comprometimento no trabalho é uma métrica de extrema importância para uma empresa, que ajuda a avaliar quais profissionais estão satisfeitos, onde é necessário um rearranjo de funções e até mesmo quais colaboradores deverão ser desligados.

Mas para realizar uma avaliação eficaz e poder captar essas informações, o acompanhamento da performance e engajamento dos colaboradores é a métrica mais importante e pode ser observada de várias maneiras. 

A seguir, confira alguns passos essenciais para que a avaliação seja feita de maneira correta.

Pesquisa de avaliação desempenho

A avaliação de desempenho ocorre para avaliar e mensurar a performance de um colaborador durante um certo período. Por meio dela, é possível analisar a desenvoltura dos profissionais em relação às funções estabelecidas anteriormente, na entrevista e no início da contratação. 

Ainda, a análise gera resultados que focam no futuro, proporcionando dados que devem ser analisados e que podem agregar para o desenvolvimento humano e pessoal do profissional, potencializando a sua performance. 

Além disso, é possível identificar quais habilidades técnicas — as chamadas hard skills — podem ser desenvolvidas e melhoradas. Ainda, dar um parâmetro sobre as habilidades comportamentais — as soft skills. 

Análise da cultura organizacional

Fazer a análise da cultura organizacional da empresa também é uma boa maneira de avaliar o comprometimento dos profissionais no trabalho. Com ela, é possível identificar se a cultura está tangível e condizente com o que a organização prega e aplica no dia a dia. 

Além disso, consegue-se avaliar se a teoria está de acordo com a prática. Assim, se a cultura organizacional estiver em conformidade com o que é informado aos colaboradores, eles se sentirão acolhidos e se identificarão com o negócio, aumentando sua satisfação e produtividade.

Por fim, trata-se de uma questão que deve estar sempre em cheque e em análise, com constantes melhorias.

Feedback

Muitas vezes, a necessidade de um bom e clássico feedback pode passar despercebida dentro da empresa. Para manter um colaborador sempre motivado e animado, é importante que seja estabelecida uma constância de retornos em relação ao seu trabalho e à sua performance.

Mas é necessário saber que feedbacks podem ser positivos ou negativos, ainda, que é essencial saber como repassá-los ao colaborador em questão. O tom de voz, as palavras escolhidas, a maneira de abordagem e até mesmo a expressão corporal são questões que devem ser consideradas na hora desse retorno.

Se a sua empresa conta com uma cultura de feedback, é possível ver o desenvolvimento dos profissionais por meio dela. Lembrando que ele pode acontecer de maneira híbrida: sendo um repasse de avaliação de líder para liderado ou vice-versa. Mas também pode acontecer em equipe.

Metas tangíveis e bem definidas

As metas de uma empresa são importantes para que os colaboradores tenham um norte a seguir e uma linha de trabalho estabelecida. 

Assim, para não ocorrer situações desagradáveis, deixando o profissional desmotivado e sem saber por onde começar, é necessário que ele saiba exatamente qual é a sua meta e o tempo hábil para sua execução. 

Para além disso, o estabelecimento de metas tangíveis e recompensas pelo seu atingimento é uma ótima maneira de manter o profissional motivado, engajado e comprometido em seu trabalho.

A tecnologia na ajuda da mensuração

Para uma análise eficaz do comprometimento no trabalho, é possível contar com a tecnologia e as diversas ferramentas disponíveis no mercado. Já que elas são grandes aliadas nos processos das empresas, especialmente para a área de Recursos Humanos e gestão de pessoas.

Ainda, metodologias, como a pesquisa de clima, fazem uma grande diferença na hora de analisar dados sobre a performance dos profissionais, gerando insights sobre comprometimento no trabalho que não seriam possíveis de outras maneiras. 

Se você gostou do conteúdo e deseja apender mais sobre a maneira efetiva e humana de gerenciar os colaboradores da empresa, é só acessar o nosso e-book sobre Modelos de Gestão de Pessoas. Um material completo para auxiliar você nessa jornada. 

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments