Comportamento organizacional: entenda o que é e como analisá-lo

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Para fazer gestão de pessoas em uma empresa, é necessário ter em mente todas as condutas profissionais que trazem alta performance e um bom ambiente de trabalho. Nesse sentido, o comportamento organizacional é a qualidade nas relações e o clima organizacional no dia a dia corporativo.

Em um universo de diversidade e pluralidade comportamental, como fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados? Neste conteúdo, vamos abordar o conceito de comportamento organizacional, a importância de alinhar comportamentos aos valores organizacionais e os tipos existentes.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Onde surgiu a análise do comportamento organizacional?

No final da década de 1940, um grupo de pesquisadores analisou trabalhadores nas empresas para compreender como se comportam no ambiente corporativo e desempenhavam suas funções.

O objetivo era investigar as condutas individuais e coletivas e identificar como elas impactam nas rotinas de trabalho, bem como suas implicações no desempenho dos colaboradores.

A partir dessa observação, as empresas passaram a compreender melhor as necessidades dos profissionais, suas limitações, dificuldades e obstáculos. Assim, as lideranças puderam investir em melhores práticas para o desenvolvimento das atividades.

Fatores determinantes do comportamento organizacional

É importante que o setor de RH entenda como o comportamento organizacional afeta as relações profissionais. Isso exige analisar alguns fatores em conjunto para os resultados serem efetivos. Quanto ao indivíduo, é preciso observar as características que determinam o modo como ele trabalha e como isso impacta o rendimento.

Já em relação aos grupos, o profissional de RH deve observar como as equipes se relacionam, avaliando a tomada de decisões, a comunicação entre os membros e o desempenho diante de uma liderança. Por fim, é preciso determinar a relação entre o indivíduo e o sistema organizacional, como valores, missão e visão da empresa.

Conheça os tipos de comportamento organizacional

É importante saber que essa análise pode variar de acordo com os valores defendidos por cada empresa. Porém, existe uma classificação com tipos de comportamento organizacional que vale a pena conhecer para avaliar os resultados.

Pautado pela ética

Quando falamos que o comportamento organizacional nas empresas é pautado pela ética, isso significa que a análise se baseia nos valores e nas normas de conduta definidas pela empresa. Nesse caso, observam-se as atitudes do trabalhador no meio de trabalho, o respeito às regras e às pessoas.

Pautado pela responsabilidade

As condutas de cada profissional afetam o andamento da empresa. Por isso, a análise do comportamento organizacional baseada na responsabilidade avalia o cumprimento das demandas de cada colaborador no dia a dia, independentemente do cargo.

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Pautado no controle gerencial

Cada empresa tem uma maneira de monitorar os colaboradores, seja por meio de cobranças de resultados, seja pela confiança na capacidade dos profissionais. No caso do comportamento organizacional pautado no controle gerencial, avalia-se como a corporação controla o desempenho dos profissionais.

Pautado pela competitividade

A competitividade pode ser um benefício nos ambientes de trabalho, estimulando a melhora no atendimento às demandas e aprimorando as habilidades de cada profissional. Entretanto, é preciso ter parcimônia para atitudes individuais não prejudicarem o coletivo e, por consequência, o andamento da empresa.

Nesse caso, o bom profissional de RH deve analisar as atitudes de cada colaborador nessa competição e avaliar se isso está prejudicando o resultado da empresa. Tomando certas medidas, é possível evitar conflitos, disputas e até comportamentos inadequados.

Pautado pela autocracia

A autocracia está diretamente ligada aos cargos de liderança. Por isso, o comportamento organizacional avalia se os gestores permitem a participação de todos no processo de trabalho, tanto para sugerir ideias quanto para tomar decisões.

Pautado na perseguição

O comportamento organizacional pautado na perseguição é muito negativo, sendo prejudicial para os colaboradores e a empresa. São os dados de assédio, liderança abusiva ou qualquer modo de constrangimento dos funcionários.

O RH deve agir de maneira rápida e incisiva nesses casos, para evitar danos emocionais ao colaborador perseguido e ao clima organizacional. Além disso, é claro, ele deve estar sempre aberto para o profissional conversar sobre essas situações. É importante saber que, em alguns casos, essas condutas podem acontecer de maneira simultânea.

Saiba quais são os níveis do comportamento organizacional

Além dos tipos, existem dois níveis do comportamento organizacional. O primeiro é baseado no indivíduo e analisa a forma de trabalhar, os objetivos, o rendimento e a personalidade dele. É imprescindível avaliar o que motiva o profissional e como isso pode servir para melhorar a performance dele na empresa.

O objetivo do comportamento organizacional de nível grupal (ou coletivo) é analisar todos os grupos e nichos presentes na empresa. Nesse caso, a filosofia e a sociologia são meios para identificar as maneiras ideais de integrar as equipes e melhorar a comunicação de todos os membros.

Algumas teorias também identificam um terceiro nível: o comportamento organizacional empresarial. Ele analisa as condutas de diretores e como elas afetam o desenvolvimento da corporação, desde os colaboradores até o resultado.

Perfis comportamentais: qual a sua ligação com o comportamento organizacional?

Não podemos falar sobre o comportamento organizacional sem falar dos perfis comportamentais. Esse mapeamento das posturas e reações dos colaboradores ajuda a encontrar soluções que sirvam como um gatilho positivo para incentivar o engajamento. Para traçar esse perfil, existem tecnologias que podem facilitar a rotina do RH da empresa.

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Quer saber mais sobre comportamento organizacional? 

Como vimos, o comportamento é um fator muito importante no ambiente empresarial. Compreender as particularidades dos profissionais e como o perfil comportamental de cada um impacta na performance e nos resultados é essencial.

Portanto, que tal aprender como funciona a gestão comportamental na empresa e seus impactos no clima organizacional e em resultados mais eficientes para o negócio

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