Como profissional da área de RH, você sabe que os colaboradores devem apresentar algumas habilidades técnicas de acordo com a função que ocupam na empresa, certo?
Hoje em dia, as organizações também têm percebido cada vez mais a importância de se conhecer as competências comportamentais.
Por isso, neste artigo vamos falar o que são competências técnicas e comportamentais, como avaliá-las e a importância de conhecê-las para ter uma gestão de pessoas assertiva.
O que são competências técnicas e comportamentais?
Antes de falarmos sobre qual é a diferença entre as capacidades técnicas e comportamentais, você sabe dizer o que são competências? Trata-se de um conjunto de habilidades profissionais que o profissional possui e que são importantes para a função que ele executa em uma empresa.
Competências Comportamentais
As competências comportamentais são aquelas relacionadas ao comportamento do colaborador, adquiridas e desenvolvidas ao longo do tempo a partir de experiências vivenciadas pelo profissional.
São essas habilidades que irão mostrar como o profissional reage a determinadas situações, se porta no ambiente de trabalho e se relaciona com colegas e líderes da organização.
Competências Técnicas
As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações, etc.
Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha. Um engenheiro, por exemplo, não vai saber construir uma casa se não possuir habilidades técnicas específicas.
Competências técnicas e comportamentais: exemplos
Dentre as competências comportamentais, podemos citar como exemplos:
- Comunicação;
- Organização;
- Independência e autonomia;
- Capacidade de foco e concentração;
- Liderança;
- Visão sistema da área;
- Sociabilidade, entre outros.
Já entre as competências técnicas, alguns exemplos são:
- Análise de dados;
- Domínio de softwares;
- Escrita e revisão de textos;
- Graduações, especializações;
- Capacidade de falar outros idiomas, etc.
Qual a importância e como avaliar as habilidades técnicas e comportamentais?
Você já deve ter escutado que “empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento”. Ou seja, as organizações escolhem colaboradores pelas capacidades técnicas, mas não se atentam para as habilidades comportamentais durante a seleção.
Por isso, é melhor procurar por um candidato que tenha o perfil comportamental ideal para manter a harmonia e o bom desempenho da equipe do que correr o risco de desestruturá-la por conta de uma pessoa que possui apenas as capacidades técnicas esperadas.
Conhecimentos técnicos podem ser desenvolvidos por meio de cursos e treinamentos. Para fazer uma contratação assertiva, é fundamental avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato, considerando o que o cargo, a equipe e a empresa precisam.
Para isso, você pode aplicar testes de perfil nos candidatos e colaboradores da empresa, além de desenvolver dinâmicas, provas e entrevistas durante o processo seletivo.
Veja como fazer uma entrevista de emprego!
Benefícios de analisar competências técnicas e comportamentais
Veja mais sobre as vantagens de quando você começa a se preocupar com as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores em sua empresa.
Melhoria do clima organizacional
Ao analisar os dois tipos de competências para selecionar novos colaboradores em sua empresa, você pode colaborar para a melhoria do clima no ambiente de trabalho.
Será possível identificar os profissionais que se encaixam na cultura organizacional e no perfil da equipe, tornando o ambiente harmonioso e deixando os colaboradores mais motivados para o trabalho.
Alta performance
Com um ambiente adequado ao perfil comportamental de cada colaborador, as chances dos indicadores de produtividade aumentarem são enormes.
Analisando e desenvolvendo as competências técnicas e comportamentais, você explora todo o potencial do profissional e terá times de alta performance!
Retenção de talentos
Tendo como base a análise das competências técnicas e comportamentais para a gestão de pessoas, você tem uma ótima aliada para contratar as pessoas certas e reter os talentos em sua empresa. Dessa forma, você diminui a taxa de turnover da organização e, consequentemente, os custos relacionados a esse indicador!
Agora que você já sabe o que são competências técnicas e comportamentais, sua importância e benefícios para a empresa, aprenda como desenvolver uma gestão com o e-book "Gestão de Pessoas: É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores"