Descubra o que são competências técnicas e comportamentais e como avaliar!

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Como profissional da área de RH, você sabe que os colaboradores devem apresentar algumas habilidades técnicas de acordo com a função que ocupam na empresa, certo?

Hoje em dia, as organizações também têm percebido cada vez mais a importância de se conhecer as competências comportamentais.

Por isso, neste artigo vamos falar o que são competências técnicas e comportamentais, como avaliá-las e a importância de conhecê-las para ter uma gestão de pessoas assertiva.

O que são competências técnicas e comportamentais?

Antes de falarmos sobre qual é a diferença entre as capacidades técnicas e comportamentais, você sabe dizer o que são competências? Trata-se de um conjunto de habilidades profissionais que o profissional possui e que são importantes para a função que ele executa em uma empresa.

Competências Comportamentais

As competências comportamentais são aquelas relacionadas ao comportamento do colaborador, adquiridas e desenvolvidas ao longo do tempo a partir de experiências vivenciadas pelo profissional.

São essas habilidades que irão mostrar como o profissional reage a determinadas situações, se porta no ambiente de trabalho e se relaciona com colegas e líderes da organização.

Competências Técnicas

As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações, etc.

Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha. Um engenheiro, por exemplo, não vai saber construir uma casa se não possuir habilidades técnicas específicas.

Competências técnicas e comportamentais: exemplos

Dentre as competências comportamentais, podemos citar como exemplos:

  • Comunicação;
  • Organização;
  • Independência e autonomia;
  • Capacidade de foco e concentração;
  • Liderança;
  • Visão sistema da área;
  • Sociabilidade, entre outros.

Já entre as competências técnicas, alguns exemplos são:

  • Análise de dados;
  • Domínio de softwares;
  • Escrita e revisão de textos;
  • Graduações, especializações;
  • Capacidade de falar outros idiomas, etc.

Qual a importância e como avaliar as habilidades técnicas e comportamentais?

Você já deve ter escutado que “empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento”. Ou seja, as organizações escolhem colaboradores pelas capacidades técnicas, mas não se atentam para as habilidades comportamentais durante a seleção.

Por isso, é melhor procurar por um candidato que tenha o perfil comportamental ideal para manter a harmonia e o bom desempenho da equipe do que correr o risco de desestruturá-la por conta de uma pessoa que possui apenas as capacidades técnicas esperadas.

Conhecimentos técnicos podem ser desenvolvidos por meio de cursos e treinamentos. Para fazer uma contratação assertiva, é fundamental avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato, considerando o que o cargo, a equipe e a empresa precisam.

Para isso, você pode aplicar testes de perfil nos candidatos e colaboradores da empresa, além de desenvolver dinâmicas, provas e entrevistas durante o processo seletivo.

Veja como fazer uma entrevista de emprego!

Benefícios de analisar competências técnicas e comportamentais

Veja mais sobre as vantagens de quando você começa a se preocupar com as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores em sua empresa.

Melhoria do clima organizacional

Ao analisar os dois tipos de competências para selecionar novos colaboradores em sua empresa, você pode colaborar para a melhoria do clima no ambiente de trabalho.

Será possível identificar os profissionais que se encaixam na cultura organizacional e no perfil da equipe, tornando o ambiente harmonioso e deixando os colaboradores mais motivados para o trabalho.

Alta performance

Com um ambiente adequado ao perfil comportamental de cada colaborador, as chances dos indicadores de produtividade aumentarem são enormes.

Analisando e desenvolvendo as competências técnicas e comportamentais, você explora todo o potencial do profissional e terá times de alta performance!

Retenção de talentos

Tendo como base a análise das competências técnicas e comportamentais para a gestão de pessoas, você tem uma ótima aliada para contratar as pessoas certas e reter os talentos em sua empresa. Dessa forma, você diminui a taxa de turnover da organização e, consequentemente, os custos relacionados a esse indicador!

Agora que você já sabe o que são competências técnicas e comportamentais, sua importância e benefícios para a empresa, aprenda como desenvolver uma gestão com o e-book "Gestão de Pessoas: É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores"

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Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
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