Como atingir alta performance por meio das competências comportamentais

Tempo de leitura: 4 minutos

Toda empresa possui os colaboradores que são top performances: aqueles que se destacam no que fazem, alcançam resultados excelentes, se dão bem com a equipe e se desenvolvem diariamente. Assim, eles se tornam exemplo para os profissionais que desejam crescer e até mesmo referência na área em que atuam.

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância do comportamento para uma Gestão de Pessoas eficiente. A partir disso, você sabia que conhecendo esses top performances a fundo você pode transformar o desempenho da sua empresa?

Hoje você vai ficar sabendo como conhecer as competências comportamentais dos colaboradores que apresentam alta performance te ajuda a delimitar o perfil ideal para cada função em sua organização!

Conhecendo as competências comportamentais dos top performances em sua empresa

O bom desempenho no trabalho não depende apenas de um excelente currículo. A alta performance está intimamente ligada às competências comportamentais de um profissional! Quando elas estão adequadas à função, ao ambiente de trabalho, à cultura organizacional e à equipe, as atividades são desenvolvidas em sintonia com aquilo que a empresa precisa para ter bons resultados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Isso acontece porque, além do profissional ter o que é necessário para fazer suas tarefas da melhor forma, ele também está motivado com o seu trabalho e engajado com a empresa. O profissional que sente que as suas habilidades estão sendo aproveitadas fica satisfeito com as atividades que está desenvolvendo, o que se reflete em um desempenho de excelência.

Por isso, conhecendo as competências comportamentais dos colaboradores que são top performances em sua empresa, você conseguirá entender quais são as características relacionadas a um bom desenvolvimento do trabalho.

A partir disso, você pode otimizar o seu processo seletivo e realizar planos de desenvolvimento para que os demais colaboradores também alcancem os melhores resultados possíveis!

Esteja sempre alinhado com as lideranças

Para começar a conhecer as competências comportamentais necessárias para a alta performance em cada função na sua empresa, é importante que você esteja próximo das lideranças. Afinal, são elas que sabem quais são os colaboradores que se destacam e podem indicar as características que levam a esse bom desempenho.

Além disso, assim você entenderá quais são as expectativas dos líderes para as equipes, o que cada um acredita que precisa ser desenvolvido e quais são as suas percepções gerais sobre os colaboradores. Isso irá te ajudar a entender quais são as competências comportamentais necessárias para o bom desempenho na empresa!

Aplique testes de perfil e avaliações de desempenho

Mas você não pode acreditar apenas no que as lideranças acreditam sobre as competências comportamentais ideais. Estamos na era dos dados e você precisa de informações consistentes para desempenhar planos de ação realmente eficientes relacionados à Gestão de Pessoas!

Por isso, o primeiro passo para conhecer as competências dos top performances em sua empresa é aplicar testes de perfil comportamental. A partir de um questionário que pode ser respondido em cerca de 7 minutos, você vai receber mais de 50 informações sobre as características e competências comportamentais de cada colaborador em sua empresa.

Além de conhecer profundamente cada profissional e saber, de forma realmente válida, as competências necessárias para a alta performance, você ainda poderá trabalhar para o desenvolvimento de uma gestão de pessoas voltada para o comportamento. Isso com certeza irá transformar os resultados da organização!

Você também pode aplicar avaliações de desempenho para visualizar a evolução de cada colaborador ao longo do tempo, o que foi melhorado e o que precisa de uma atenção maior por parte das lideranças e do departamento de Recursos Humanos.

Contando com a ajuda da tecnologia

E agora, como aplicar testes de perfil comportamental realmente confiáveis, rápidos e inteligentes em sua empresa? Bom, para isso você precisa contar com a ajuda da tecnologia!

Com um bom software de RH, você tem à sua disposição não apenas uma ferramenta para aplicar testes de perfil comportamental e gerar relatórios inteligentes a partir das informações coletadas. Você também tem um sistema que otimiza o seu tempo, melhora a produtividade e os resultados do seu setor.  Assim, é possível desenvolver análises assertivas e tornar o departamento muito mais estratégico.

Esperamos que você tenha entendido como conhecer as competências comportamentais dos top performances te ajuda a melhorar o desempenho em sua empresa! Mas, para melhorar os seus resultados, você não pode parar por aí. Baixe aqui o nosso infográfico sobre desenvolvimento de colaboradores por perfil comportamental!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Colocando os profissionais certos nas funções certas, você consegue melhorar a produtividade, o desempenho das equipes e aumentar a retenção de talentos na […]