Como valorizar o capital humano pode impactar a retenção de talentos?

Tempo de leitura: 3 minutos

O sonho de todo líder é ter um time engajado que garanta uma produtividade certeira, não é mesmo? Por isso, o capital humano é o fator principal para o sucesso de qualquer empresa. Ou seja, a realização de um bom trabalho pelos colaboradores, garantirá valor econômico à empresa.

Esse capital leva em consideração toda a experiência que o time adquiriu durante sua caminhada profissional. Além disso, ele impacta diretamente na retenção de talentos, que procura, em um conjunto de ações, oferecer diversos benefícios corporativos com o intuito de manter colaboradores qualificados por um longo tempo.

Se interessou pelo tema e quer aprender ainda mais sobre esse conceito tão importante para o RH? Então continue a leitura!

O que é capital humano?

O termo foi idealizado na década de 1950 pelo economista norte americano Theodore W. Shultz. Resumidamente, o capital humano pode ser definido como um conjunto de investimentos destinados à edificação profissional e educacional de um determinado indivíduo ou população.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Ou seja, o conceito desse capital diz respeito à capacidade de trabalho de uma pessoa, que pode ter adquirido aptidões naturais (sem um método técnico) ou no seu processo de aprendizagem.

Chegamos à conclusão que o capital humano, no ambiente de trabalho, também está relacionado a um investimento que a empresa aposta para que a produtividade da sua equipe aumente, gerando, ao final, resultados econômicos positivos.

Quais são os impactos do capital na retenção de talentos?

Com isso, o capital humano impacta diretamente na retenção de talentos de qualquer negócio. Afinal, é sempre importante garantir ao o máximo que os colaboradores da sua base permaneçam por um longo tempo.

Se o ambiente de trabalho não aposta nas pessoas em primeiro lugar, o negócio estará fadado ao fracasso em pouco tempo. Veja abaixo 3 dicas fáceis de aplicar na sua empresa para que o turnover e a rotatividade seja cada vez meno.

1. Invista no ambiente de trabalho

Devido a rotina corrida, as pessoas passam boa parte do seu dia (ou a maioria dele) no trabalho. Por isso, tenha certeza que o ambiente esteja preparado para essas pessoas, oferecendo infraestrutura adequada.

Tenha certeza também que ele esteja pronto para a diversidade biológica dos seus colaboradores, para que pessoas que tenham deficiências possam caminhar tranquilamente. Flexibilidade de horário, lanches e incentivos ao esporte também são dicas preciosas.

2. Aposte em uma comunicação direta

Sem comunicação não há empresa que se mantenha em pé, não é mesmo? Ela é fundamental para qualquer negócio. A ausência de uma comunicação direta pode trazer incertezas para seus colaboradores, aumentando o medo corporativo.

Aqui também é importante falar dos feedbacks sinceros. Reserve momentos individuais ou para um setor específico com o intuito de conversar sobre o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado. Assim você garantirá o crescimento e sucesso profissional do seu time.

3. Ofereça um plano de carreira

Nenhum chefe quer contratar colaboradores para ficar na empresa alguns meses ou poucos anos, correto? Por isso é essencial estabelecer um plano de carreira. Assim, o profissional terá consciência que é valorizado dentro da empresa e que pode crescer à medida que suas metas são alcançadas.

Isso também diz respeito ao aumento salarial. Se você oferecer um valor justo, seu time não estará de olho em outras vagas, pois saberá que seu trabalho oferecerá condições justas para mantimento pessoal.

Agora que você já sabe da importância do capital humano, organize o setor de recursos humanos da sua empresa para que ocorra um gerenciamento adequado na troca de informações entre colaborador/empresa. A longo prazo, isso garantirá uma retenção de talentos que terão desejo em trabalhar.

Quer saber ainda mais sobre como reter talentos? Confira o nosso artigo exclusivo O que é retenção de talentos?.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of