Como usar o Profiler: entenda as diferentes aplicações dessa poderosa ferramenta

Tempo de leitura: 12 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Você sabe como usar o Profiler em sua empresa e carreira? A Gestão de Pessoas vive um momento muito importante em sua história, com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas. Trata-se de uma virada de chave, em que a área está deixando de ser um suporte para atuar de forma mais estratégica e incisiva nas decisões das empresas. 

No que diz respeito ao Profiler, o leque de aplicações é bastante extenso, indo além da atuação dentro da área de Recursos Humanos. Ele pode ser aplicado em processos de coaching, na gestão de equipes e até mesmo para o desenvolvimento de carreira de cada profissional.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste artigo, abordaremos o funcionamento do Profiler do ponto de vista da sua aplicabilidade, elencando quem são as pessoas e entidades que podem obter benefícios com essa ferramenta. Além disso, apontaremos diferentes processos em que ela se mostra um importante potencializador de resultados. Confira!

Como funciona o Profiler?

O Profiler é uma ferramenta bastante robusta que permite conhecer melhor uma pessoa, de acordo com o seu perfil comportamental. Para tanto, ele consegue identificar uma série de informações que podem ser utilizadas de modo estratégico para potencializar um talento, montar times de alta performance ou mesmo melhorar o clima organizacional.

Antes de falar sobre como usar o Profiler, vamos abordar, rapidamente, como ele funciona. Acompanhe!

Análise de perfis comportamentais

O ponto de partida do Profiler está na aplicação do questionário de mapeamento de perfil comportamental, que se baseia em 7 metodologias diferentes. Em menos de 5 minutos o sistema é capaz de fornecer mais de 50 informações sobre uma pessoa, o que ajuda a compreender como ela se relaciona e responde a diversas situações do dia a dia de uma empresa.

Devolutiva

O resultado apresentado pela aplicação do questionário vem em forma de um relatório bastante denso e detalhado, chamado de devolutiva do Profiler. Aqui, as informações apresentadas são como um raio-x comportamental do indivíduo e podem fornecer muitos insights e basear as tomadas de decisões mais importantes.

Ao ler a devolutiva, a sensação que muitas pessoas relatam é de estarem sendo descritas, como se a ferramenta fosse um velho amigo de longa data. Não raro, temos relatos de profissionais que, depois de analisarem sua devolutiva, finalmente conseguem traduzir em palavras o que já sentiam de alguma maneira, mas não conseguiam explicar.

Aplicação prática

Com base nos resultados obtidos no mapeamento comportamental, inúmeras providências podem ser tomadas. A começar pelo autoconhecimento desenvolvido em cada pessoa, que passa a ter mais consciência de suas limitações e potenciais. No gerenciamento de times, as lideranças conseguem estabelecer diretrizes mais precisas e traçar planejamentos mais eficientes para o cumprimento de metas.

Ainda, o setor de RH passa a ter os subsídios necessários para se tornar uma área estratégica, com o uso de People Analytics como principal base de todos os seus subsistemas. Isso significa que todas as decisões passam a ser tomadas por meio de dados e informações concretas, extraídas das análises comportamentais. 

Por fim, em conjunto com outras ferramentas, a Gestão de Pessoas começa a contribuir diretamente com o desenvolvimento e sucesso do negócio. 

guia completo gestão de pessoas

Quem pode se beneficiar com uso do Profiler?

O Profiler é uma ferramenta de Gestão Comportamental, o que está diretamente relacionado à Gestão de pessoas nas empresas. Contudo, os seus benefícios não se restringem à área de RH, impactando também os diferentes atores que interagem com ela no dia a dia de uma organização. Veja abaixo quem são essas pessoas.

Profissionais de RH

Sem dúvida alguma, os profissionais de RH são os principais interessados nos benefícios que o Profiler tem a oferecer. De forma direta, estamos falando de uma ferramenta que entrega ao setor algo que ele não tinha nas décadas passadas: dados concretos sobre os colaboradores.

Nesse sentido, as informações fornecidas pelo Profiler eliminam a subjetividade no setor e possibilitam a definição de ações mais seguras e embasadas. Em momentos de crise ou de expansão, fica muito mais fácil determinar quem são as pessoas que devem permanecer e qual o perfil de quem precisa ser contratado, por exemplo. 

Ainda, o RH passa a ser requisitado para a definição de estratégias macro do negócio e a valorização do setor reflete em sua profissionalização e reconhecimento.

Mentores, orientadores e coaches

Quem aplica ou passa por um processo de mentoria, orientação ou coaching sabe muito bem que o autoconhecimento é o ponto de partida fundamental para o desenho de qualquer plano de desenvolvimento. Mas antes de pensar em como chegar a um objetivo, é preciso entender de onde estamos partindo.

A devolutiva do Profiler é muito mais do que um simples relatório com números, gráficos e descritivos. Trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento, que ajuda a mostrar, em detalhes, aspectos comportamentais que influenciam a carreira de uma pessoa. 

Logo, conhecer tais elementos ajuda a desenvolver planejamentos mais precisos, que respeitam e tratam as limitações enquanto aproveitam ao máximo as qualidades.

Gestores de áreas

Gerenciar uma área não é uma tarefa simples. Uma pessoa que assume uma posição de liderança precisa lidar com diferentes desafios, que vão desde a adoção de processos otimizados e domínio das questões técnicas da área até um bom direcionamento dos liderados.

Nesse caso, o uso do Profiler ajuda os gestores a implementar uma gestão estratégica em seu setor, ao dar acesso a uma fonte rica e diversificada de informações. Com base nos relatórios emitidos pela ferramenta, é possível compreender a melhor forma de lidar com cada membro do time, quais são as táticas que tendem a apresentar os melhores resultados, como motivar e potencializar as qualidades de todos dentro do grupo.

Empresas

Empresas que usam o Profiler gerenciam seus colaboradores de forma mais inteligente e eficiente. Como consequência, as pessoas se tornam mais satisfeitas no ambiente de trabalho, influenciando positivamente no clima organizacional e no engajamento dos times. 

Desse modo, todo esse movimento provoca um fortalecimento da cultura organizacional, o que impacta tanto na atração quanto na retenção dos melhores talentos.

Profissionais em geral

Por fim, não podemos deixar de falar dos efeitos que o uso do Profiler causa diretamente nos profissionais. O mais importante é a melhoria no autoconhecimento. Nada fortalece mais uma pessoa do que ela compreender quem ela é e como tende a reagir em determinadas situações.

Todo esse conhecimento ajuda a traçar melhores rumos para a carreira, de forma a aliar aspectos que atenuem as deficiências com outros que potencializam as qualidades. Como resultado, há uma aceleração do progresso profissional, com o alcance de feitos muito maiores que o inicialmente imaginado e em bem menos tempo.

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Como usar o Profiler?

Agora que você já sabe quais são todas as vantagens que podem ser obtidas, vamos falar sobre como usar o Profiler em diferentes processos dentro de uma empresa!

Engenharia de cargos

O ponto de partida da realização de boas contratações e promoções é ter todas as funções da empresa muito bem definidas e estruturadas. A engenharia de cargos cuida dessas questões, que envolvem desde a descrição detalhada de cada posição até as relações de subordinação entre elas.

Com a ajuda do Profiler, o RH consegue aumentar a profundidade das características de cada um dos cargos, ao acrescentar questões comportamentais que influenciam em seu exercício diário. Mas além das habilidades técnicas, gestores e recrutadores podem compreender melhor quais são os comportamentos a serem buscados em quem se dispõe a ocupar cada posição.

Recrutamento e Seleção

Um dos processos que mais se beneficiam diretamente do Profiler é o de Recrutamento e Seleção. Trata-se da forma mais fácil e prática de conhecer os candidatos mais a fundo, antes de integrá-los ao time. Aliada a uma engenharia de cargos bem-feita, a base de informações fornecidas pela ferramenta facilita e apura a escolha dos profissionais certos para o preenchimento de cada uma das vagas. 

Desenvolvimento de talentos

A subárea de Treinamento e Desenvolvimento historicamente enfrenta dificuldades em precisar os efeitos de seus esforços. Por meio do Profiler, os analistas conseguem estabelecer relações diretas entre os planos de desenvolvimentos implementados e os resultados obtidos por eles. 

Além disso, a própria elaboração do planejamento das ações se torna mais simples e efetiva, ao identificar com maior precisão o que cada colaborador mais precisa desenvolver a cada momento. Elementos perfeitos para a estruturação de ótimos PDIs.

ebook_elaborar_pdi_com_a_sólides

Formação de times de alta performance

Toda empresa deseja ter os melhores profissionais do mercado, afinal, isso faz toda a diferença na qualidade das entregas aos clientes e na imagem que se constrói frente ao mercado. Sem dados, tudo é feito na base de muito esforço e de tentativas e erros. Logo, para conseguir alcançar esse patamar, leva muito tempo e gera muitas incertezas.

Nesse sentido, o Profiler entrega todas as informações necessárias para montar times de alta performance desde o começo, já no processo seletivo. A engenharia de cargos indica quais são as características mais relevantes a serem buscadas, a devolutiva fornece os dados de cada candidato e os gestores avaliam quais são aqueles que melhor se enquadram nos requisitos levantados.

Além disso, toda essa apuração pode ser utilizada ao longo dos anos, na renovação dos times, com a promoção de algumas pessoas, migração de áreas e até mesmo na dispensa de quem não estiver entregando a contento.

Gestão estratégica de pessoas

Estratégia depende diretamente de dados, e o Profiler é a melhor ferramenta do mercado para fornecer informações sobre pessoas. A base de informações proporcionada por ele permite que as decisões, desde as menores às mais importantes, sejam tomadas de forma mais racional e precisa, tomando como premissa os dados reais obtidos por meio de 7 metodologias de análise comportamental. 

Melhoria na eficiência operacional

A formação de times mais adequados às demandas da organização inevitavelmente gera equipes mais fortes e capazes de entregas com mais qualidade, agilidade e redução de custos. Em outras palavras, a empresa ganha eficiência operacional.

Isso acontece não apenas na composição das equipes, mas também na manutenção delas no dia a dia, com uma gestão mais próxima, antenada e preparada para lidar com os possíveis desafios. Dessa forma, o Profiler atua em toda a cadeia de relacionamento da empresa com seus colaboradores, garantindo mais proximidade, eficiência e melhores resultados.

Retenção de colaboradores

O Profiler atua na retenção de colaboradores sob dois aspectos principais. O primeiro está relacionado à atenção mais próxima às necessidades individuais das pessoas, ao identificar seus perfis e suas tendências. 

Já o segundo, refere-se às próprias consequências de tudo o que é implementado por meio da ferramenta, que melhora o clima organizacional, a relação entre os profissionais e lideranças e o engajamento dos times.

como fazer pesquisa de clima - ebook

Gestão de crise

Toda empresa está sujeita a passar por momentos mais difíceis ao longo de sua história, por isso é muito importante se manter atento e preparado. Mais uma vez, são as informações que permitem antecipar cenários, definir estratégias de sobrevivência do negócio e realizar uma gestão de crise mais eficaz.

O exemplo mais drástico e recente foi a crise instaurada pela pandemia de COVID-19, que atingiu o mundo e já está completando um ano de caos. Os primeiros meses de ações restritivas foram de muitas incertezas, grandes perdas financeiras para muitos negócios e quem não contava com uma base de informações sólidas sobre seus colaboradores ainda teve que tomar muitas decisões no escuro.

Um cenário que foi amenizado nas empresas que já utilizam o Profiler, já que, nesses casos, elas conseguiram desenhar diferentes possíveis cenários e reduzir as incertezas sobre os próximos passos. Na hora de se reinventarem, de reduzir os times e otimizar a operação, elas sabiam quem eram as pessoas certas para cada nova posição e como reorganizar a empresa para vencer todos os novos desafios.

É hora de praticar

Como vimos, o Profiler, mapeamento comportamental exclusivo da Sólides, é uma ferramenta bastante simples de usar, mas muito robusta em tudo o que tem a oferecer. A aplicação do questionário é bastante simples e prática e a análise dos resultados geram insumos para todos os processos que envolvem a gestão de pessoas em uma empresa. 

Agora que você já sabe como usar o Profiler, que tal começar a utilizá-lo? Comece aos poucos, com mínimos créditos, ou mesmo implementando uma solução maior e mais completa. Conheça, em nosso site, todas as possibilidades que o Profiler tem a oferecer!

banner do ebook tudo sobre o profiler
5 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments