Como ter um crescimento exponencial na sua empresa?

Banner-Voce_sabe_seu_perfil
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

O crescimento exponencial de uma empresa refere-se à capacidade de multiplicar seus resultados em determinado período, tornando-se maior e mais competitiva. Esse crescimento é “fora da curva”, isto é, longe do padrão linear de outras companhias.

A ideia de crescimento exponencial surgiu com Salim Ismail e outros pesquisadores que escreveram o livro “Organizações Exponenciais”. Para eles, empresas assim conseguem inspirar pessoas, transformar o status quo e ter um retorno financeiro saudável. Quer saber como ter um crescimento exponencial na sua empresa? Separamos algumas dicas sobre o assunto especialmente para você. Continue a leitura!

Tenha um grande propósito

O propósito é o objetivo central de uma empresa, algo que ela existe para fazer. O Google, por exemplo, tem por propósito “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis”. Como se pode ver, é algo realmente ambicioso e transformador. Para criar o propósito da sua empresa, responda a duas principais questões: “quem você deseja impactar?” e “qual problema você deseja resolver?”. Assim, é possível ter uma visão mais sistêmica e criar uma declaração que seja inspiradora e transformacional.

Conte com a ajuda da tecnologia

Existem diversas tecnologias capazes de subsidiar o crescimento das empresas, tornando as tarefas diárias muito mais fluidas e eficazes. Um ótimo exemplo é o software de mapeamento do perfil comportamental, que possibilita a análise preditiva do sucesso de um recrutamento. Com a tecnologia correta, é possível tomar decisões eficazes e tornar o negócio mais competitivo. Banner-Voce_sabe_seu_perfil

Acompanhe os indicadores de crescimento

É crucial acompanhar as métricas e os indicadores de crescimento, monitorando as forças e as fraquezas do negócio. Há diversos indicadores — como de recursos humanos, marketing e atendimento — que precisam ser conhecidos e, de acordo com o propósito, acompanhados. Com bons indicadores, é viável avaliar o que está — ou não — saindo de acordo com o desejado e implementar as melhorias devidas. Desse modo, é possível aprimorar continuamente as atividades e catalisar o crescimento, obtendo resultados “fora da curva”.

Gerencie eficazmente os custos e o lucro

Não basta crescer, é preciso fazer isso de forma saudável. Se uma companhia não gerencia suas finanças adequadamente, corre o risco de não conseguir pagar seus credores, funcionários ou mesmo se manter no mercado. Então, é necessário gerenciar os custos envolvidos em cada operação e a margem de lucro, objetivando ter um negócio “enxuto” e pronto para crescer.

Contrate profissionais acima da média

Esse é um dos pontos mais importantes, afinal, toda empresa é formada por seus colaboradores. Com pessoas talentosas é possível desenvolver e executar estratégias de crescimento, além de inovar e manter os atuais clientes realmente satisfeitos com o produto/serviço oferecido. Para tanto, é necessário um processo de recrutamento e seleção bem estruturado. Além de considerar os conhecimentos e as habilidades dos candidatos às vagas em aberto, é preciso considerar seus valores — verificando se estão de acordo com a cultura organizacional. Como você pôde ver, há diversas práticas que precisam ser implementadas para iniciar um processo de crescimento exponencial. É fundamental o comprometimento de todos da empresa, especialmente dos líderes e do CEO. Assim, ótimos resultados serão obtidos! Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo. Baixe nosso e-book “Autoconhecimento: o fundamento para se desenvolver"!
Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima