Como se preparar para adotar o modelo híbrido de trabalho?

Tempo de leitura: 7 minutos

A pandemia da covid-19 tem mostrado por todas as partes do mundo diversas possibilidades e necessidades de adaptação, especialmente no contexto do mercado de trabalho.

Empresas muito tradicionais jamais imaginariam que um dia se veriam obrigados a adotar o home office às pressas para manter o negócio funcionando. Com essa imposição, muitas perceberam que o trabalho remoto não apenas funciona, como também pode facilitar e muito o dia a dia, inclusive no que se refere a gastos, além de proporcionar mais flexibilidade para os colaboradores.

Passados meses desde o início da pandemia, aos poucos as empresas estão retomando as práticas do dia a dia no ambiente físico, mas muitas optaram por seguir o modelo híbrido de trabalho, conciliando a rotina presencial ao trabalho remoto.

Neste artigo, o Tangerino – controle de ponto digital explica porque é importante se preparar e adotar dicas e cuidados de segurança, higiene e de gestão para introduzir a volta ao ambiente de trabalho, mesmo alternando com o home office.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o modelo híbrido de trabalho?

Basicamente, a palavra híbrido diz respeito à junção de dois ou mais elementos. No caso do modelo de trabalho híbrido, quer dizer que a empresa optou por adotar duas formas diferentes de conduzir o trabalho com seus funcionários.

No contexto da pandemia, como já foi citado, as empresas precisaram adotar o home office da noite para o dia, prezando pelo distanciamento social a fim de resguardar a saúde dos colaboradores, que não poderiam ficar expostos à possibilidade de contaminação pelo coronavírus. 

Com a imposição do trabalho remoto e a descoberta da eficácia dessa possibilidade, diversas empresas têm considerado o que vem sendo chamado de “futuro do trabalho”: a conciliação entre o trabalho presencial, com funcionários retornando às atividades na empresa, e dividindo a semana entre o home office, cumprindo sua jornada à distância.

O Google é uma dessas empresas. Ele realizou uma pesquisa recente com seus colaboradores e perguntou como eles esperavam ou gostariam que fosse a rotina de trabalho, quando chegasse ao fim a pandemia. 62% afirmaram que gostariam de retornar ao escritório, mas não todos os dias, como de costume.

Dentre os motivos para a opção das empresas pela conciliação, existem vantagens para o próprio negócio e também para os funcionários. Veja algumas:

  • no contexto atual de pandemia, a redução da chance de contágio, evitando ao máximo o contato com outras pessoas;
  • redução de gastos da empresa com água, luz e materiais de escritório, em geral;
  • retenção de talentos, por parte da empresa, tendo o home office como uma opção e diferencial;
  • aumento da produtividade dos funcionários;
  • mais engajamento dos funcionários com o ganho de confiança;
  • mais flexibilidade e fomento à relação de trabalho flexível; 
  • economia de tempo, por parte do funcionário, que não perde horas parado no trânsito.

Essas são apenas algumas vantagens para empresas e funcionários, considerando os negócios que decidem atuar sob a perspectiva da flexibilidade do modelo de trabalho. Além disso, essa mudança já demonstra uma intenção da empresa em se adaptar às novas realidades do mercado, que é cada dia mais competitivo. 

Dicas e cuidados para adotar o modelo de trabalho híbrido

Passadas as emergências da pandemia, as empresas têm agora a possibilidade de se preparar e planejar como será o trabalho daqui para frente. Já que ainda não foi desenvolvida uma vacina contra a covid-19, os riscos ainda existem e precisam ser reduzidos ou eliminados.

É fundamental garantir a sustentabilidade dos negócios, sem comprometer a saúde física e mental das pessoas. Isso passa diretamente pelos cuidados que a empresa deve tomar ao colocar o funcionário na rotina presencial, observando questões como o distanciamento, o reforço à higienização e até questões relacionadas à marcação do ponto. Veja as dicas para adoção segura do modelo híbrido de trabalho:

Higienização e limpeza do ambiente de trabalho

A higienização e limpeza dos espaços e móveis de trabalho devem ser feitas constantemente ao longo do dia. Isso inclui a limpeza do chão, das mesas e cadeiras e dos espaços que são utilizados por todos, como refeitórios, cozinha e banheiros. 

O uso de soluções que eliminam o vírus também pode ser adotada, especialmente as que lidam com toda a pulverização do ambiente, desde que seja feita de forma segura, sem a presença de pessoas desprotegidas no local. 

Incentivo ao uso dos equipamentos de proteção e higienização individual

O uso de máscaras é obrigatório em locais públicos e privados, abertos ou fechados. Mas essa regra precisa ser lembrada e reforçada frequentemente.

Além disso, a empresa precisa investir na distribuição e facilitação do acesso ao álcool 70%, além de realizar campanhas que reforcem a importância de lavar as mãos com água e sabão.

Fazer o revezamento de equipes presenciais

Uma alternativa viável e que pode auxiliar muito em termos de redução do número de pessoas ocupando o mesmo espaço juntas é o revezamento dos funcionários, com a criação de turnos de trabalho, que podem ser divididos em manhã, tarde e noite ou apenas dois desses períodos.

Essa alternativa auxilia, inclusive, na redução de problemas como o excesso de trânsito e atrasos. 

Reorganização dos horários de entrada, saída e intervalo

Organizar os horários de entrada e saída dos funcionários e dos intervalos para lanches e almoço é outra alternativa que pode ser adotada pela gestão.

É possível reordenar as entradas e saídas para que os funcionários não cheguem ou saiam todos juntos, provocando aglomerações. 

Suponha que, na sua empresa, todos os funcionários tenham uma jornada de trabalho de 8h às 17h. Com essa organização, podem ser criados três horários diferentes, por exemplo, de 8h às 17h, 9h às 18h e 10h às 19h. Assim, é reduzido o número de pessoas que saem ao mesmo tempo e a chance de se encontrarem.

Esse esquema pode ser adotado também com o refeitório, caso a empresa possua um. Dessa maneira ela pode organizar os turnos de almoço, o tempo máximo de permanência no local e até o número permitido de pessoas ao mesmo tempo. 

Utilizar tecnologias que reduzam as chances de contato

A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas, especialmente aquelas que decidiram adotar o modelo híbrido de trabalho. Tanto no home office, com ferramentas disponíveis de gestão, entrega de tarefas, comunicação e envio de documentos; quanto no presencial, com possibilidade, inclusive, de controle de ponto durante o isolamento social.

Exemplo disso é tecnologia que permite que o funcionário registre o seu ponto sem qualquer contato físico com o dispositivo. Além dos aplicativos de ponto, que têm sido extremamente úteis para o contexto do home office, essa tecnologia para o presencial realiza a leitura do QR Code presente no crachá do funcionário e ainda tira uma foto do funcionário no momento em que ele marca seu ponto, para garantir a veracidade do registro.

Dessa forma, os dados são armazenados e ficam seguros para que o RH faça a gestão da jornada de trabalho e cálculo da folha de pagamento. 

Essas dicas são fundamentais para que as empresas façam um retorno correto e responsável dos seus funcionários, sem expô-los ao risco de contaminação da covid-19. O modelo híbrido de trabalho pode ser uma ótima alternativa para os negócios, desde que adotado com cuidado e planejamento

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments