Como reter os talentos da sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Reter os talentos é um grande desafio para as empresas. As novas gerações têm dado mais valor para aprendizagem, crescimento, qualidade de vida e realização profissional. Com isso, as organizações passam a ter que investir cada vez mais em estratégias para motivar seus colaboradores a continuar sua carreira nas corporações.

Mas que medidas podem ser tomadas para reter talentos na empresa? Ficou interessado? Confira nosso post e saiba mais!

Invista no plano de carreira

Os profissionais das novas gerações estão muito preocupados com crescimento, aprendizado de coisas novas e a realização no trabalho. Oferecer uma perspectiva de desenvolvimento por meio de um plano de carreira pode ser uma boa estratégia para reter talentos na empresa.

Para isso é importante mapear as atribuições de cada cargo e as qualificações demandadas no desempenho das funções. Assim, os colaboradores podem avaliar as possibilidades que o emprego lhes oferece e estabelecer as suas metas profissionais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Busque manter um bom clima organizacional

Um bom clima organizacional é fundamental para o bem-estar na empresa e para reter os talentos. Para isso, incentive a cooperação na equipe, com todos os colegas de trabalho se ajudando.

Faça confraternizações em aniversários, datas comemorativas ou quando atingirem metas. Busque também erradicar maus hábitos na empresa, como as fofocas, exclusão em grupos e desrespeito. Quando surgirem conflitos, procurem dialogar para chegar a consensos.

Busque estabelecer uma boa comunicação

Um trabalhador que sabe pouco da empresa não tem condições para ser tão participativo. Informar para o time as tendências de mercado, estratégias da empresa, perfil dos consumidores, dificuldades e sucessos que surgem abre muitas possibilidades para os profissionais. Com isso eles podem acompanhar melhor o negócio e participar mais, ajudando na superação de desafios.

Além disso, procure ouvir as ideias dos membros do time e envolva-os nos processos decisórios. Ao perceber a consideração que estão tendo no trabalho com suas opiniões, os trabalhadores se sentirão mais valorizados e motivados.

Dê feedback contínuo

O feedback é um retorno para o profissional sobre o trabalho realizado ou sua postura na organização e deve ser realizado de forma contínua. Ele é uma ferramenta fundamental para orientar o colaborador sobre condutas que estão sendo positivas e outras que não estão gerando bons resultados. O reconhecimento valoriza e motiva o profissional.

Por sua vez, o feedback negativo é uma ferramenta necessária para o crescimento e mudanças. Ele deve ser trabalhado a partir de críticas construtivas, ou seja, aqueles apontamentos que realmente ajudarão o profissional a se desenvolver e a melhorar.

Conheça bem seus colaboradores para reter talentos

Conhecer bem seus colaboradores vai ajudá-lo a entender quais as melhores formas de motivá-los, em quais tarefas eles apresentam mais facilidade e qual a melhor forma de lidar com eles. É muito importante interagir com os profissionais, buscar dialogar e conhecer o potencial e as dificuldades de cada um.

A tecnologia pode ajudá-lo nesse ponto. Há empresas, como a Solides, que oferecem softwares de gestão de pessoas. Baseada no mapeamento de perfil comportamental, a ferramenta pode auxiliá-lo em uma gestão estratégica dos talentos. Isso leva a mais produtividade e realização profissional do colaborador.

Para reter talentos na empresa, você pode aplicar várias estratégias. Busque informar bem o time para que todos possam participar e dialogar. Outra medida muito efetiva é mapear planos de carreira, mostrando perspectivas de crescimento dentro da organização.

Invista também nos feedbacks e esteja muito atento ao clima organizacional, promovendo bem-estar e erradicando maus hábitos. Aproveite os benefícios da tecnologia, eles podem ajudá-lo a conhecer melhor seus colaboradores e reduzir a rotatividade de pessoal.

Gostou de saber dicas para reter talentos na corporação? Então confira também este post sobre o que é perfil comportamental e conheça mais estratégias para uma melhor gestão de pessoas!

guia-rh


3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] para os novos desafios que estão por vir. Um deles é desenvolver técnicas e propostas de retenção de talentos nas empresas, que estarão mais suscetíveis às mudanças de cargo e […]

trackback

[…] Através de uma gestão comportamental aliada ao People Analytics, você pode identificar o que promove a satisfação dos colaboradores e, a partir disso, estabelecer estratégias como benefícios mais atrativos e planos de carreira que os façam permanecer na empresa. […]

trackback

[…] O que fazer, então, para atrair profissionais de qualidade e mais ainda, reter esses profissionais dentro da empresa? […]