Saiba como reduzir o tempo dos processos seletivos e torná-los mais eficazes com a Sólides

Tempo de leitura: 12 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Você tem dificuldade em otimizar seu recrutamento e seleção e acaba gastando mais tempo do que deveria e sobrecarregando o departamento de RH? Quer saber como reduzir o tempo dos processos seletivos e torná-los mais eficientes?

Com a ferramenta de Recrutamento e Seleção da Sólides, é possível realizar os processos com muito mais eficácia e agilidade, tomando decisões de modo mais estratégico. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste post, explicaremos melhor como a solução pode ajudar o seu RH, quais as suas vantagens, mostraremos alguns cases de sucesso e muito mais. Está curioso? Então, continue a leitura.

Como reduzir o tempo dos processos seletivos utilizando um software de gestão e recrutamento?

Os softwares de gestão e recrutamento permitem que o profissional de RH saia do papel e otimize processos usando a tecnologia. Desse modo, todas as etapas podem ser realizadas de forma mais rápida e produtiva, melhorando a eficiência do processo com um todo. 

Com a ferramenta da Sólides, você consegue automatizar desde a análise e triagem de currículos até o processo de contratação, encontrando profissionais que realmente oferecem as habilidades desejadas e tenham um fit cultural com a organização. 

Esse tipo de solução impacta diretamente no tempo gasto com processos seletivos e permite que os profissionais da área de RH consigam utilizar melhor seu tempo em entrevistas personalizadas e no desenvolvimento de pessoas para a retenção de talentos. 

Além disso, com a utilização de um software de gestão, a equipe de recursos humanos pode cortar gastos desnecessários. Isso porque, um processo seletivo malfeito pode trazer colaboradores que não tenham o perfil mais condizente com a vaga e que não compartilhem a cultura organizacional. O que pode impactar em indicadores, como turnover e absenteísmo. 

Quais as vantagens de automatizar o processo de R&S?

Existem muitos benefícios de escolher o software de gestão e recrutamento da Sólides. O principal deles é a otimização de tempo do processo, permitindo que os profissionais de RH possam focar mais na gestão de pessoas. Mas essa não é a única vantagem da ferramenta. Acompanhe! 

Padroniza e elimina a duplicidade de currículos

Muitos colaboradores ainda têm dúvidas sobre como elaborar um currículo que apresente todas as informações necessárias, porém sem excessos. Por conta disso, o RH acaba perdendo tempo na hora de filtrar os dados que são realmente relevantes para a oportunidade. 

Dessa forma, com uma ferramenta de recrutamento, você consegue padronizar as informações do candidato e facilitar o processo de triagem. Além disso, evita receber mais de uma vez o mesmo currículo por e-mail, minimizando erros e desgastes para o recrutador. 

Diminui a quantidade de etapas presenciais

Outra vantagem de automatizar o processo de recrutamento é que você pode diminuir a quantidade de etapas presenciais, principalmente para os candidatos que não dão “match” com a vaga. 

Assim, etapas como mapeamento de perfil, provas de conhecimentos técnicos, testes de língua portuguesa e estrangeira e até entrevistas poderão ser realizadas à distância e, muitas vezes, de modo online, sem que o recrutador precise estar presente. 

Dessa forma, é possível deixar o processo mais eficiente e convidar para conversar pessoalmente apenas aqueles candidatos que realmente podem ser os escolhidos.

Melhora a experiência do candidato

Se o processo seletivo é uma atividade que demanda tempo e cuidado para os recrutadores, é importante considerar que ela também impacta no dia a dia dos candidatos. Já que etapas presenciais gastam tempo e dinheiro dos interessados que, muitas vezes, estão desempregados, impactando diretamente no orçamento familiar. 

Logo, optar por um maior número de etapas online pode fazer com que o processo seja mais agradável e dinâmico para quem participa. Além disso, as etapas online possibilitam mais inclusão para candidatos com deficiências ou mobilidade reduzida. 

Proporciona maior efetividade na contratação

A tecnologia aliada aos processos de recrutamento e seleção garante a escolha dos candidatos certos, que tenham fit cultural com a empresa e que sejam compatíveis com o ambiente organizacional e a equipe.

Assim, o setor de recursos humanos consegue traçar processos seletivos mais eficientes e realizar contratações assertivas, trazendo profissionais que realmente contem com as habilidades técnicas e comportamentais para ocupar as vagas.

Quais processos podem ser melhorados com um software de gestão e recrutamento?

Até aqui, você já descobriu as vantagens de apostar em um software focado em recrutamento e seleção, mas, afinal, como esse tipo de ferramenta funciona na prática e quais processos ela ajuda a otimizar? A seguir, listamos as principais funções da solução de Recrutamento e Seleção da Sólides.

Captação e armazenamento

Com a plataforma Sólides, é possível automatizar o processo de captação de currículos e fazer com que ele seja totalmente eletrônico. Assim, o candidato faz o cadastro de seus dados e realiza uma avaliação de perfil comportamental online.

Esses resultados ficam armazenados na nuvem, o que agiliza o processo e traz mais praticidade e segurança de dados.

Análise de perfil comportamental

Um diferencial bastante interessante sobre a solução da Sólides é a ferramenta Profiler, que realiza um mapeamento comportamental completo do candidato. Por meio dela, é possível entender características, habilidades e pontos de melhoria do profissional.

Dessa forma, o recrutador pode identificar o perfil ideal buscado para cada vaga e quais candidatos mais se encaixam na demanda.

Personalização do processo seletivo

Com o software de recrutamento, o gestor também consegue personalizar suas vagas, definindo todas as hard e soft skills necessárias e configurando filtros e testes personalizados.

Assim, toda a seleção de currículos é feita de maneira automática, ou seja, o profissional de RH não precisará perder tempo separando currículos compatíveis com a vaga e poderá focar em ações mais estratégicas para garantir o sucesso do processo seletivo.

Indicadores de recrutamento

Outra funcionalidade que pode ajudar na gestão estratégica do setor é o fornecimento de indicadores de recrutamento. Com a plataforma, o RH pode acompanhar métricas e relatórios com informações sobre o processo seletivo.

Dessa forma, é possível identificar como está a saúde do recrutamento e quais ações precisam ser tomadas para otimizar ainda mais essa área.

Automatização de análise

A análise operacional de etapas do processo também pode ser realizada de modo automático. Assim, o recrutador pode criar provas técnicas, estabelecer perguntas com caráter eliminatório e definir notas de corte do processo.

Em seguida, por meio de chatbot, a ferramenta realizará a correção e a classificação do processo, exibindo ao recrutador apenas aqueles candidatos que estão dentro dos requisitos estabelecidos.

Banco de talentos

Por fim, o software de recrutamento também cria um banco de talentos com profissionais que não foram contratados, mas que estão dentro dos requisitos e compartilham a cultura da empresa.

Assim, o recrutador consegue encontrar e se comunicar com outros profissionais sem precisar sair da plataforma e divulgar novas vagas. Ainda, as informações ficam centralizadas no mesmo local e será mais simples encontrar os candidatos certos.

Quais indicadores ajudam a entender a eficiência dos processos seletivos?

Medir indicadores é essencial para entender quais processos estão dando certo e quais precisam de ajustes para trazerem melhores resultados. Agora, listamos algumas métricas que você deve acompanhar para garantir recrutamentos mais eficientes. Confira!

Tempo médio de recrutamento

Esse indicador mostra quanto tempo o RH gastou, em média, para concluir um recrutamento. Além disso, informa a eficiência do processo seletivo e o período que a empresa ficou desfalcada.

Número de recrutados que passaram mais tempo na empresa

Essa é uma métrica pouco conhecida, mas que pode ser bastante útil. Ela indica o tempo que o colaborador ficou na empresa após ser contratado, ou seja, o quanto o RH consegue encontrar profissionais que de fato estão alinhados com a cultura da organização.

Porcentagem de recrutamentos fechados dentro do prazo

Esse indicador mostra a eficiência do seu processo de seleção. Para tanto, ele aponta o total de vagas recebidas e a porcentagem de contratações realizadas dentro do prazo preestabelecido.

Custos do recrutamento e seleção

Identificar os gastos com cada vaga também é fundamental para que o RH consiga mensurar sua eficiência e reduzir custos. Dentre os gastos mais comuns estão aluguel de salas de reunião, contratação de empresas terceirizadas, gasto com materiais, além de tempo de gerentes e recrutadores.

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Veja também [Ferramentas gratuitas]
Planilha de Indicadores de Recrutamento e Seleção
Planilha de Custos do Recrutamento e Seleção

Quais resultados podem ser obtidos com a Sólides?

A plataforma Sólides pode contribuir diretamente na redução de tempo dos processos seletivos, fazendo com que a tomada de decisões seja mais estratégica e eficiente.

Para que você entenda melhor as vantagens de implementar a ferramenta em sua empresa, listamos três cases de sucesso que mostram como a solução pode ajudar nos resultados do recrutamento e seleção.

Case Hotmart

A Hotmart é uma empresa focada em empreendedorismo e educação que trabalha com a criação e divulgação de produtos digitais. Por conta de seu médio porte, a organização tem um fluxo de contratações frequentes e que precisa ser o mais eficiente possível. Por essa razão, a empresa buscou as soluções oferecidas pela Sólides. 

Nesse caso, sua necessidade era uma ferramenta adequada, que mostrasse características comportamentais dos candidatos e tornasse os processos seletivos mais eficientes, minimizando as taxas de turnover. Assim, a empresa optou pela implementação do Profiler.

A Hotmart já utiliza a ferramenta há mais de 3 anos, tanto no Brasil quanto em outros 7 países em que atua. De acordo com o líder de recrutamento e seleção, a solução trouxe resultados de sucesso e é uma parte importante de seus processos seletivos. 

Case ACPL Engenharia

A ACPL Engenharia é uma autoridade em engenharia de acesso e atua na montagem e desmontagem de andaimes industriais há mais de 20 anos. Seu maior desafio no processo de recrutamento e seleção era o tempo gasto na análise e triagem de currículos, além da falta de organização do processo.

Assim, buscando reduzir o tempo dos processos seletivos, a empresa procurou as soluções da Sólides. Logo no início da implementação, o setor de RH notou grandes mudanças.

Os processos seletivos passaram a ser mais dinâmicos e precisos, trazendo mais agilidade e organização para o departamento e possibilitando funcionalidades importantes, como as avaliações e os indicadores de desempenho.

Além disso, a empresa conseguiu superar a dificuldade de compatibilidade de horários em entrevistas e reuniões. Isso porque, esses processos não precisavam mais ser presenciais e começaram a ser feitos de forma online. 

Case Cooperabaeté

A Cooperabaeté é uma cooperativa agropecuária que atua no segmento varejista de postos de combustíveis, supermercados, lojas de conveniência e de insumos.

Entre os principais problemas da empresa estava a qualidade dos processos seletivos. Como eram realizados pelos próprios gerentes, em muitos casos, os candidatos não eram avaliados considerando suas soft skills, e sim apenas por seus conhecimentos técnicos. Desse modo, as taxas de turnover subiam e surgiam conflitos com frequência que não eram 100% resolvidos.

Com a implementação da ferramenta Sólides, foi feito o mapeamento comportamental de gestores e o desenvolvimento dessas pessoas para que a tomada de decisões nos processos seletivos fosse mais eficiente.

Segundo a gerente do setor de pessoas, a ferramenta ajudou na implementação do setor específico de RH, melhorou o clima organizacional da empresa e contribuiu para tornar os processos seletivos mais estratégicos e assertivos.

Quais as principais tendências em Recrutamento e Seleção?

Acompanhar as principais tendências da área também é uma boa maneira de inovar e reduzir o tempo dos processos seletivos. Isso porque, mantendo-se antenado, você consegue ter mais insights e ideias para otimizar o processo como um todo.

O uso de ferramentas de rastreamento de candidatos, como a oferecida pela Sólides, por exemplo, é uma tendência que traz mais agilidade para os processos e ajuda a otimizar o prazo de conclusão e diminuir custos de maneira expressiva.

Além disso, muito tem se falado sobre novas formas não convencionais de recrutamento, como a seleção de candidatos passivos, o uso de realidade virtual ou aumentada para testar aptidões e as audições para que o candidato realize testes práticos.

Por fim, considerando o contexto de pandemia, é importante buscar formas de realizar seus processos seletivos de modo remoto, possibilitando o distanciamento social e dispensando o candidato de ter que se deslocar até a empresa.

Como automatizar o seu processo de recrutamento e seleção? 

Como vimos, a ferramenta de recrutamento e seleção da Sólides é uma excelente oportunidade para otimizar e reduzir o tempo dos processos seletivos e iniciar a automatização do seu RH. Com ela, é possível tomar decisões mais estratégicas e eficientes, considerando fatores importantes, como o perfil comportamental dos candidatos.

Quer entender na prática como reduzir o tempo dos processos seletivos utilizando a ferramenta? Agende uma demonstração ou experimente grátis agora mesmo.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments