Como reduzir o tempo de fechamento de vagas com qualidade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos indicadores que gera maior preocupação no departamento de Recursos Humanos é o que está ligado ao tempo de fechamento de vagas. Os processos demorados trazem uma série de desvantagens tanto para a empresa quanto para o candidato, fazendo com que a redução desse tempo seja uma necessidade latente.

O fato é: como fazer isso sem perder a qualidade no processo de recrutamento e seleção? Continue a leitura e descubra algumas dicas práticas de como fazer esse trabalho com eficácia e ainda recrutar talentos para o seu quadro de funcionários!

Automatize as primeiras etapas da seleção

A utilização de um software que ajude no processo de recrutamento e seleção é essencial. Por isso, o RH deve procurar por uma solução que reúna em um único lugar:

  • banco de currículos;
  • dados de candidatos;
  • testes online de alinhamento (fit cultural, por exemplo);
  • processo de triagem de candidatos;
  • checklist das fases de seleção.

Divulgue as vagas nos canais certos

A precisão na hora de divulgar é fundamental para diminuir o tempo de fechamento de vagas. Isso porque quando se utiliza os canais certos, os recrutadores têm maior facilidade de encontrar os candidatos mais alinhados para preencher os cargos em vacância.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Logo, analise os dados já obtidos em recrutamentos anteriores para determinar os locais em que serão feitas as divulgações. Por exemplo, as mídias sociais são um local em que a geração Y está bastante presente, se o seu foco for nela, invista no marketing nesses canais.

Saiba quais são os gargalos do processo e que travam o tempo de fechamento de vagas

É importante identificar e eliminar os gargalos que fazem com que o RH demore mais tempo do que o suficiente para preencher as vagas. Por essa razão, reduza o a burocracia presente na abertura da seleção, por exemplo. Além de exigir trabalho de outros profissionais da empresa, isso faz com que ela tenha um gasto desnecessário. Assim, preze pela simplicidade.

Observe também se há duplicidade nos processos, como na divulgação de vagas (daí a importância de um software que integre toda a metodologia de seleção). Isso gera mais trabalho para a equipe. Analise, ainda, em quais fases há mais demora, bem como as oportunidades de otimizar os processos.

Tenha critérios qualificados para entrevistar um candidato

Um erro que faz com que o processo de preenchimento de vagas seja demorado é não ter um critério rigoroso para mandar um candidato para a entrevista. Consequentemente, isso faz com que a equipe tenha que entrevistar vários profissionais a fim de encontrar aquele ideal.

Então, faça uma análise apurada antes de passá-los para essa fase. Para isso, cruze dados presentes nos currículos com as competências essenciais para o cargo, verifique a compatibilidade deles de acordo com os testes de fit cultural, entre outros. Todo esse processo inclusive pode ser feito por meio de um software de RH de qualidade.

O impacto da demora no tempo de fechamento de vagas pode trazer custos com horas extras para dentro da empresa, perda de produtividade, visto que os outros colaboradores terão que exercer as tarefas do cargo em vacância. Logo, é fundamental seguir as dicas para evitar esse problema e também fazer isso da maneira correta.

resultados-cta-blog


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] aprovação de uma nova vaga dependa da assinatura e do carimbo de três pessoas diferentes. Em um sistema automatizado, essas etapas são feitas remotamente, uma nova tarefa é enviada para os responsáveis e eles […]