Como reduzir custos por meio da gestão de pessoas

Tempo de leitura: 4 minutos

A sua empresa tem um problema: ela precisa reduzir custos. No entanto, ela não considera diminuir a sua produção ou quadro de funcionários e também não pretende investir menos para não correr o risco de ficar para trás. Então, fica para os líderes e gestores de Recursos Humanos a insólita tarefa de entregar mais com menos.

A primeira solução encontrada por muitos diretores e gerentes na busca por redução de custos é demitir colaboradores. Então, o RH fica com a incumbência de dispensar pessoal. Acontece que após certo tempo as demissões podem se mostrar ineficientes, visto que em muitos casos o que trava os resultados positivos não é a quantidade de funcionários em si, mas a produtividade deles.

Aumento da produtividade

Quando falamos de gestão de pessoas, estamos falando também de desenvolver competências para conseguir o melhor desempenho possível de cada colaborador. Através do desempenho dele é possível medir a sua produção. Mas como aumentar essa produtividade e obter resultados mais satisfatórios?

Comunicação eficiente

Para garantir um bom rendimento na empresa é preciso estar atento à comunicação interna. Isso significa, na prática, observar como são os processos de comunicação entre funcionários de um mesmo setor ou até de setores e cargos diferentes. Os resultados provenientes dessa análise podem indicar as mudanças que precisam ser feitas.

Planejamento e monitoramento

Não adianta querer reduzir custos através da gestão de pessoas se todos os processos da empresa estiverem desorganizados. Um bom planejamento rende à empresa um aprimoramento nos serviços, cumprimento de prazos e, acima de tudo, maior rendimento dos colaboradores. Porém, não basta planejar e executar, é necessário monitorar continuamente os resultados a fim de não se perder das metas estabelecidas.   

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Utilização de ferramentas

Atualmente existem diversas ferramentas capazes de otimizar os processos de gestão de pessoas. Algumas dessas ferramentas podem ser utilizadas para mapear os perfis de todos os colaboradores (incluindo diretores), visando desenvolver habilidades e competências necessárias em cada um deles.

Recrutamento assertivo

Erro de contratação é um dos maiores obstáculos para empresas que querem priorizar a redução de custos. Se formos considerar um ano inteiro, as contratações equivocadas deixam um buraco na receita da organização. Por exemplo: um estudo realizado pela Wyser aponta que contratar alguém com o perfil inadequado pode custar até 3x o salário dessa pessoa por ano.

A primeira ação para reduzir o prejuízo proveniente de contratações erradas é calcular o custo delas para a empresa. Você vai se assustar com os números! Mas, calma, o bom de saber esse valor é poder estabelecer metas de redução viáveis à realidade da empresa e que não comprometam os rendimentos. A partir disso, cabe ao setor de RH buscar maneiras e recursos que otimizem a gestão do capital humano e padronize o recrutamento com base em métricas e indicadores precisos.

Alinhamento de objetivos

Em termos de objetivos, pode parecer óbvio que o colaborador precisa estar em sintonia com a empresa. A questão é: nem sempre esse colaborador sabe quais são os reais objetivos da organização e isso gera engajamento insuficiente, motivação baixa, entre outros efeitos negativos que impedem o aumento da produtividade.

Você deve estar se perguntando como garantir o alinhamento dos objetivos. Bom, o primeiro passo é criar uma estratégia que direcione o foco dos funcionários para o ponto de vista dos gestores e líderes. Caso precise de um ”norte”, você pode começar realizando uma pesquisa de clima a fim de descobrir se os membros de uma equipe (ou da empresa toda) estão ou não em harmonia para alcançarem juntos um ponto “x” da meta.

Seja por meio de recursos tecnológicos ou estratégias de engajamento e motivação do time, reduzir custos na empresa nunca é resultado de uma ação só. Afinal, gerir pessoas é colocar em prática um conjunto de habilidades, métodos, políticas, práticas e técnicas que tem como finalidade administrar e potencializar o capital humano da empresa.

As soluções citadas acima são algumas das possíveis vias para otimizar os recursos da empresa. O setor de RH precisa ter ciência, de forma bastante clara, que a redução de custos é possível através da mudança de práticas e não apenas de demissões e cortes diversos. Entregar resultados não quer dizer investir mais, quer dizer investir melhor, seja o investimento monetário ou intelectual.  

Quer começar a estruturar o seu RH hoje mesmo? Então baixe agora o nosso kit de planejamento


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of