Como precificar uma consultoria de RH: passo a passo para valorizar seus serviços 

Você sabe como precificar sua consultoria de RH? Leia o artigo agora mesmo e confira um passo a passo completo!
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Nos últimos anos, ver profissionais atuando como consultores tornou-se muito comum. Porém, saber como precificar uma consultoria pode ser um desafio para quem quer começar nessa área de negócios. 

O número de possibilidades para exercer essa função vem aumentando e aquecendo o mercado. Então, se você atua na área de Recursos Humanos e gostaria de trabalhar dessa forma, este artigo foi feito pensando em você. 

Aproveite a leitura para saber como precificar uma consultoria de RH e conquistar de vez seus clientes! 

O que faz uma consultoria de RH?  

Antes de revelar como precificar uma consultoria de RH, precisamos falar sobre como funciona o serviço e o que está incluso na rotina de um consultor. 

Quando falamos sobre uma consultoria de Recursos Humanos, estamos nos referindo a uma empresa ou profissional autônomo especializado que realiza diferentes serviços na área. 

Desse modo, a consultoria promove uma série de tarefas, incluindo gestão de pessoas e identificação de possíveis melhorias. 

Portanto, o consultor de RH é um profissional estratégico que ajuda a empresa parceira diagnosticando problemas e implementando processos que vão melhorar seus resultados no departamento, através de atividades como: 

  • Recrutamento e seleção: ajudando na identificação, atração e seleção de talentos adequados para as necessidades específicas de uma empresa;
  • Clima organizacional: analisando, sugerindo e aplicando ações que podem melhorar o ambiente de trabalho;
  • Treinamento e desenvolvimento: apresentando e realizando treinamentos que possam desenvolver a equipe e a liderança, promovendo um melhor desempenho para a empresa, através de tendências de RH
  • Programa de remuneração: ajudando na elaboração de políticas que ofereçam bons benefícios para os talentos;
  • Legislação trabalhista: orientando sobre questões legais relacionadas às pessoas, como conformidade com leis e regulamentações de saúde, por exemplo. 
  • Avaliação e feedback: desenvolvendo sistemas que avaliem o desempenho e transmita um feedback para ajudar a equipe a aprimorar seu desempenho. 

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Qual o valor de uma consultoria de RH?

De fato, uma das suas principais dúvidas sobre como precificar uma consultoria talvez seja o quanto ela vale. Por isso, queremos ir direto ao ponto e te responder que o valor de uma consultoria de RH pode variar de acordo com alguns fatores. 

O primeiro deles é o escopo do projeto. Aliás, o custo pode ser influenciado pelo tamanho e complexidade do serviço, que quanto maior exige um custo mais elevado.

Do mesmo modo, a experiência do consultor também pode impactar na cobrança, já que profissionais mais experientes e com mais credenciais aumentam as taxas por conta do valor agregado de sua expertise e conhecimento. 

O tempo e os recursos necessários também podem afetar o custo total, incluindo horas de trabalho, ferramentas especializadas e até despesas adicionais. 

Por fim, é importante destacar que os preços podem variar ainda dependendo da localização da empresa, que, caso esteja em áreas com custo de vida mais caro, pode levar a taxas mais altas. 

Como cobrar por um serviço de consultoria?

Sem dúvida, ser consultor pode ser muito prazeroso. Aliás, como você viu até aqui, o profissional é responsável por melhorar diversas questões dentro do departamento de Recursos Humanos, repondo talentos, motivando as pessoas e extraindo os melhores resultados delas. 

Ou seja, não há como negar que se trata de um trabalho muito valioso para as empresas. Mas, é preciso ficar de olho em alguns detalhes, como, por exemplo, como precificar uma consultoria da forma certa e justa para o profissional e o cliente. 

Pensando nisso, separamos cinco possíveis formas de realizar essa precificação, para te ajudar a fazer isso de uma forma clara e justa. Confira: 

1 – Cobrança por hora

Primeiramente, nessa possibilidade, você pode cobrar uma taxa por hora de trabalho. Dessa forma, a taxa pode variar com base na sua experiência e especialização. Porém, antes de iniciar o projeto, é importante estabelecer uma estimativa do número total de horas necessárias e acordar com o cliente quanto ao valor final.

2 – Preço fixo por projeto

Neste caso, você e o cliente devem concordar com um preço fixo para todo o projeto, independentemente do tempo que levar para ser concluído. Isso requer uma compreensão clara do escopo do trabalho e dos resultados esperados, para evitar surpresas durante o processo.

3 – Cobrança por dia ou por semana

Essa talvez seja uma das formas mais conhecidas de como precificar uma consultoria de RH. De fato, alguns consultores preferem cobrar por dia ou semana de trabalho, especialmente em projetos de longo prazo. Isso pode ser uma alternativa ao modelo de cobrança por hora.

4 –Baseada em valor 

Neste modelo, o preço é determinado com base no valor percebido pelo cliente. Por exemplo, se a consultoria resultar em economias significativas ou em aumento de receita, o preço pode ser ajustado de acordo com esse valor agregado.

5 – Cobrança por resultados

Por fim, em alguns casos, é possível optar por cobrar com base nos resultados alcançados. Por exemplo, uma porcentagem das economias geradas ou um bônus por atingir determinados objetivos pré-definidos.

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O que não esquecer na hora de precificar consultoria de RH? 

Como você viu acima, existem várias formas de precificar a sua consultoria de Recursos Humanos. Mas algumas dicas podem te ajudar a ter uma visão mais clara sobre o quanto cobrar. 

Por exemplo, pense no objetivo do seu serviço e deixe claro o que oferecerá.  Do mesmo modo, identifique custos, veja quais serão seus gastos, tenha metas e corte custos desnecessários. 

Analise os custos diretos, despesas e margem de lucro que quer aplicar. Assim, você será capaz de formar o preço do seu serviço. 

Da mesma forma, defina o seu posicionamento de mercado e entenda se deseja vender uma consultoria premium ou um item mais competitivo.

Além disso, conheça seu cliente, buscando entender suas dores e desejos para traçar uma proposta personalizada para ele.  Por fim, não deixe de analisar a concorrência. Estude o mercado e as inovações de consultoria que você pode aderir como diferenciais, que podem impactar na precificação do seu serviço.

E lembre-se sempre de que o preço é a quantidade de dinheiro que você cobra pelo serviço e é você quem define isso através da sua estratégia de precificação. Já o valor, é a percepção do seu cliente, quando ele experimenta o serviço e define o quanto a sua entrega é valiosa. 

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Como calcular minha hora de trabalho? 

Se você deseja precificar a sua consultoria de RH por hora e tem dúvidas sobre como fazer isso, nós te mostraremos como realizar esse cálculo de uma forma simples. 

Para isso, você pode seguir este passo a passo: 

  • 1º passo: defina qual salário deseja receber mensalmente.
  • 2º passo: considere os dias úteis por mês.
  • 3º passo: calcule o número de horas que serão trabalhadas por dia. 
  • 4º passo: calcule o seu salário por hora, dividindo o valor do salário mensal pelo número de horas trabalhadas. 

Portanto, a fórmula é: 

Salário Mensal / (Número de dias úteis por mês * Horas trabalhadas por dia)

Então, se você quer ganhar R$ 5.000,00 por mês, trabalhando 8h por dia em um mês com 22 dias úteis, o resultado seria:   

5000 / (22 * 8) = R$ 28,41 por hora

Esse é um jeito simples de determinar o quanto deseja cobrar por hora. Agora que você já tem essa informação, vamos te ajudar a surpreender seus possíveis clientes na apresentação dos seus serviços. 

Qual é o salário médio do profissional de Recursos Humanos no Brasil?

Como montar meu portfólio de serviços?

De fato, o portfólio de serviços é muito importante para o consultor de RH, pois trata-se do documento que apresenta o conjunto de serviços que você realiza. 

Pensando nisso, separamos algumas tarefas que não podem faltar no seu portfólio. Veja: 

  • Descrição de cargo: para definição de nomenclatura, atividades e salários;
  • Identidade da organização: formalização da cultura organizacional, visão, missão e valores, através de um diagnóstico;
  • Recrutamento e seleção: realização de entrevistas e seleção de candidatos para o cliente;
  • Análise de perfil comportamental: aplicação de mapeamento, relatório, devolutiva e plano de ação;
  • Diagnóstico organizacional: checkup para identificar oportunidades de melhoria e traçar um planejamento para implementá-las. 

Sem dúvidas, esses são apenas alguns serviços possíveis para realizar dentro da sua consultoria de Recursos Humanos. 

Mas, além disso, é importante que você pense também na recorrência de sua realização. Portanto, analise o cliente e entenda o que pode oferecer para ele mensalmente. Afinal, quanto mais serviços recorrentes você conquistar, mais um faturamento garantido e previsto você consegue ter. 

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Próximos passos

Como você viu ao longo do texto, a forma como precificar uma consultoria pode variar de acordo com fatores como o projeto, experiência do consultor e tempo e recursos necessários. 

No entanto, podemos concluir que, independentemente do método escolhido, o importante é comunicar a precificação da consultoria de forma direta para o cliente. Afinal, garantindo essa compreensão clara de ambas as partes é possível firmar uma parceria mais sólida e confiável, evitando surpresas negativas durante o processo. 

Do mesmo, é fundamental manter contratos e acordo por escrito que detalhem suas especificações, incluindo escopo, cronograma, pagamento e condições de término. Ao seguir essas dicas, você com certeza terá as ferramentas que precisa para realizar a sua precificação da forma certa. 

Gostou de descobrir como precificar uma consultoria de RH? Então, aproveite e aumente seus conhecimentos. No curso gratuito da Escola de Pessoas da Sólides, você aprenderá a calcular o preço na prática, além de conferir um passo a passo mais completo para criar o seu portfólio de serviços. 

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Camila Rocha

Especialista em Gestão de Pessoas, Camila tem mais de 5 anos de experiência com Marketing e Inovação. Atualmente coordena a BU de Educação na Sólides. Possui MBA em Marketing Estratégico, e sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores e dos projetos educacionais dos quais participa.
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