Como otimizar o orçamento para o setor de RH?

Tempo de leitura: 3 minutos

A criação de um orçamento para o departamento de RH tem se tornado uma tarefa extremamente importante. A participação, cada vez mais ativa, desse departamento no planejamento estratégico da empresa, exige um novo olhar sobre as suas necessidades e sobre o orçamento disponibilizado para esse setor.

Um planejamento de orçamento para RH não é tão simples quanto parece. Além de sempre procurar reduzir os custos ao máximo, o gestor precisa pensar sistematicamente e estudar os dados disponibilizados para realizar um planejamento que esteja de acordo com os objetivos do departamento.

Exatamente por não se tratar de uma tarefa fácil, separamos aqui três passos para ajudá-lo a criar um orçamento mais direcionado e otimizado para o seu RH.

1- Estude os gastos atuais e corte os que não estiverem dando resultado

Os gastos de um departamento de RH são extremamente diversos. Existem todos os investimentos em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento interno, pagamentos, benefícios e por aí vai.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para manter o controle de onde e como o dinheiro está sendo empregado, é interessante reunir todas essas informações e analisar quais gastos são essenciais e quais investimentos não estão oferecendo os resultados esperados. O objetivo é fazer uma limpa no orçamento antes de implantar uma nova estratégia.

2- Reconheça os pontos que precisam de investimento

Através da coleta de dados ao longo dos últimos anos, é possível reconhecer onde estão os maiores problemas para finalmente começar a pensar em quanto do orçamento precisará ser destinado à esse obstáculo ou dificuldade.

Por exemplo, caso o seu departamento de RH não esteja conseguindo treinar os colaboradores da maneira correta, vale voltar o olhar para essa questão e destinar uma parte do orçamento para novas alternativas. O objetivo é fazer um orçamento o menos aleatório possível, baseando-se em estudos prévios e pesquisas de custos em geral.

3- Automatize processos e invista na melhor tecnologia para o seu negócio

Investir na automatização de alguns dos processos mais básicos e fundamentais do RH já não é grande novidade. No entanto, algumas empresas ainda não incluíram esse cálculo no orçamento de RH.

A automatização de processos através da tecnologia para RH é um fator essencial na otimização do orçamento para esse departamento e a explicação para isso é bem simples. A quantidade de tempo e energia gastos na realização de tarefas manuais como preenchimento e verificação de planilhas, triagem de currículos e diversas outras coisas, pode ser empregada de maneira mais eficiente enquanto esses processos são automatizados.

O investimento em tecnologia também pode ser aplicado de maneira mais específica com o objetivo de resolver alguns problemas que o departamento não tem conseguido resolver sem auxílio.

Por exemplo, se os níveis de rotatividade de uma empresa são altos, é certo que isso gera custos enormes que muitas vezes nem são colocados no papel. Uma solução para esse problema poderia ser o emprego de uma ferramenta de recrutamento capaz de facilitar o trabalho dos profissionais de RH e promover contratações mais assertivas.

Disponibilizar uma parte do orçamento para o investimento em tecnologia é uma maneira de direcionar o capital e minimizar gastos desnecessários a longo prazo, não é mesmo? Saiba como mostrar para seu chefe isso lendo nosso artigo “Como apresentar um software de RH ao seu gestor


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of