7 dicas sobre como organizar o tempo no trabalho!

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você quer ter uma boa produtividade e deixar a sua rotina menos sobrecarregada, organizar o tempo é o primeiro passo a ser dado. Mas sabemos que o cotidiano de um setor de Recursos Humanos é muito apertado e que fazer uma boa gestão do tempo de trabalho não é uma tarefa fácil!

Por isso, hoje vamos falar sobre 7 dicas de como organizar o tempo e otimizá-lo. Assim você vai conseguir ter um melhor desempenho no seu dia a dia, fazer as tarefas com mais calma, entregar tudo com uma qualidade maior e melhorar os seus resultados. Não deixe de ler!

Como organizar o tempo no trabalho?

Se você está buscando gerir o seu tempo no trabalho de uma melhor forma, é importante adotar algumas medidas em sua rotina diária. Confira as dicas que preparamos para você!

1- Faça listas

O primeiro passo para você se organizar e otimizar seu tempo é fazer listas. Coloque em um papel, na sua agenda, na sua área de trabalho ou qualquer outro lugar que seja visível todas as suas atividades do dia. Conforme for terminando as tarefas, você vai fazendo uma marcação de conclusão.

Isso te ajuda a ter noção da quantidade de trabalho que você tem para fazer no dia ou na semana e a se planejar melhor para cada obrigação. A tática de riscar o que já foi feito vai te trazer uma sensação boa de dever cumprido e você vai conseguir ver o que consegue fazer em um determinado período de tempo!

2- Estabeleça níveis de prioridade

A segunda dica que te damos é determinar o que é mais importante e o que precisa ser feito primeiro entre suas atividades. Quando fizer as listas, você pode colocar em ordem de prioridade o que tem mais urgência e o que não é necessariamente para aquele dia.

Assim, você consegue organizar o seu tempo e até desenvolver as atividades com mais calma. Fica muito mais fácil cumprir os prazos e a entrega pode ser feita com uma qualidade maior!

3- Não seja multitarefas

Evite executar várias atividades ao mesmo tempo! Isso faz com que você perca o foco, não consiga realizar bem as tarefas e até não possa completá-las, gastando um tempo valioso e gerando frustrações por não terminar as obrigações do dia. O melhor é se programar e fazer uma coisa de cada vez.

5- Faça pausas

Você pode estar achando essa dica estranha, mas fazer pausas durante o período de trabalho te ajuda com a otimização do tempo. Quando você descansa um pouco entre uma atividade e outra, bebe uma água, toma um café, vai ao banheiro, anda um pouco, faz toda a diferença!

Ao voltar para as atividades, seu cérebro estará descansado e você conseguirá focar melhor nas tarefas. Isso te ajuda a ser mais produtivo e, consequentemente, a otimizar o tempo gasto em cada trabalho.

6- Tenha um foco

Crie metas, saiba exatamente o que você precisa fazer e entregar. Com foco você não se perde nas suas atividades, sabe onde concentrar os seus esforços e não gasta tempo fazendo coisas desnecessárias que não vão te trazer nenhum retorno!

7- Conte com a ajuda da tecnologia

A nossa última dica é: conte com a ajuda de ferramentas online! Através delas, você vai conseguir montar suas listas, organizar os seus horários e ter tudo o que você precisa para organizar o tempo de forma simples e rápida.

O Trello é uma boa opção! Ele é um site onde você pode gerenciar suas tarefas em cartões, colocando em listas do que você tem pra fazer, o que já está em andamento e o que já foi feito. Tudo fica exposto de forma clara e com um visual bem leve, assim você consegue ter uma noção geral de como anda o seu desempenho.

O Google Agenda é uma outra opção que pode te ajudar na organização do tempo. Trata-se de uma agenda online que se integra ao seu celular e ao seu Gmail, te lembrando de todas as atividades e compromissos.

Essas duas opções são gratuitas e podem ser usadas tanto no computador como no celular.

Quais são as vantagens de se organizar?

Colocar essas dicas em prática pode trazer diversos benefícios para você e para a sua rotina de trabalho. Listamos algumas dessas vantagens para te incentivar!

  • Menos estresse

Organizando e otimizando o seu tempo você fica menos estressado, pois tudo estará planejado e as atividades não ficam para a última hora. Assim você trabalha bem, mais feliz e tem uma melhor qualidade de vida.

  • Menos retrabalho

Outro benefício da organização do tempo é que você consegue realizar as atividades com mais calma e assim evitar erros. Consequentemente, você não perde tempo tendo que refazer as tarefa do seu dia.

  • Mais produtividade

Se organizando e gerindo bem o seu tempo, você consegue ser mais produtivo. Isso porque sem se atrapalhar em meio a tantas atividades, você consegue estabelecer prioridades e desenvolver as tarefas no tempo correto.

  • Mais qualidade

Com menos estresse, retrabalho e mais produtividade você vai conseguir produzir os seus trabalhos com mais qualidade. O tempo bem organizado faz com que você tenha prazos maiores, consiga focar melhor e executar bem cada tarefa!

  • Melhores resultados

Juntando todos os outros benefícios que citamos acima, você vai conseguir ter um desempenho cada vez melhor e alcançar os resultados que espera. Assim, você fica mais motivado e tem o seu trabalho valorizado na empresa!

Conseguiu entender como organizar o tempo no seu dia a dia de trabalho? Esperamos que sim! Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? É só curtir nossa página no Facebook e no Linkedin!

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Ana

Muito obrigada adorei o artigo!! Na minha vida profissional sempre conto com a tecnologia :)) Hoje em dia é impossível viver sem celular ou internet – mas isso torna-se uma oportunidade para conseguir mais e manter um bom nível de negócio. Por isso, gosto de planejar minhas tarfeas e rotina com Kanban -kanbantool.com – uma ferramanta digital que facilita cada processo e aumaneta produtividade da minha equipa de trabalho – Recomendo!!