O engajamento de funcionários é uma pauta que tem ganhado bastante relevância na gestão de pessoas.
O setor de RH é um dos agentes que podem colaborar para o engajamento dos funcionários de uma empresa e, por consequência, controlar a rotatividade de funcionários. Se você quer saber como, continue a leitura, aqui vamos entender mais sobre o engajamento, quais estratégias podem ser utilizadas e seu impacto no gerenciamento do turnover na empresa.
O que é engajamento de funcionários?
A palavra engajamento pode ser encontrada em diversos contextos, mas, no contexto empresarial, o engajamento de funcionários nada mais é do que “vestir a camisa” da empresa, frase bastante conhecida em diversas corporações.
Significa que os funcionários estão alinhados com o que a empresa deseja alcançar e estão comprometidos em fazer tudo o que está sob seu alcance para chegar lá.
Um funcionário engajado com seu trabalho se sente motivado a executá-lo não somente pela sua remuneração, mas pelo objetivo principal que é contribuir para um resultado positivo.
Por outro lado, é bastante comum pensarmos que apenas a satisfação de um funcionário pode gerar esse engajamento, entretanto, esse é um equívoco. Vamos entender mais.
Qual a diferença entre satisfação e engajamento de funcionários?
Pode parecer a mesma coisa, mas nem sempre um funcionário satisfeito está engajado com a organização.
Isso porque, o conceito de satisfação no trabalho diz respeito ao que o colaborador recebe da empresa, um bom salário, um bom cargo e outros pontos que o deixem satisfeito em fazer parte daquela organização.
Já o engajamento vai além do que somente estar satisfeito, o colaborador se sente responsável pelos resultados e quer fazer parte da companhia.
Os dois conceitos fazem bastante diferença na hora de analisar uma proposta de emprego, por exemplo, se o colaborador se identifica muito com a empresa atual, sua cultura e seus valores, esses quesitos são mais garantia de retenção, do que apenas ter um bom salário.
Contudo, o que fazer para engajar os colaboradores e como mantê-los engajados ao longo do tempo é uma das principais dúvidas do RH.
O engajamento é um dos maiores desafios desses profissionais, afinal, como um setor que cuida da empresa no geral pode contribuir para o engajamento dos funcionários em diversos setores?
Como o RH ajuda no engajamento de funcionários?
O RH é a área de uma empresa que cuida dos recursos humanos da organização, o recurso mais precioso que faz toda a engrenagem da empresa girar.
Esse setor deve estar sempre atento às mudanças do mercado e próximo a todos os profissionais.
Basicamente, podemos dizer que o RH pode ajudar no engajamento quando ele entende quais são os gargalos da organização no quesito gestão de pessoas e quais as expectativas dos colaboradores, ou seja, o que eles esperam da empresa.
Foi-se o tempo em que a relação de trabalho poderia ser resumida em remuneração pela mão de obra. Hoje em dia é necessário comprometimento mútuo e esse é um valor que se conquista no dia a dia, nas práticas diárias.
Por que o engajamento de funcionários é tão importante para as organizações?
Você pode estar se perguntando o porquê do engajamento ser algo tão importante. Mas a resposta é que, por meio dele, sua empresa consegue se manter firme no mercado e reter os melhores profissionais por mais tempo. Dificilmente funcionários engajados vão faltar com seus compromissos com a empresa e abandonarão o barco em meio a uma crise.
Quando os colaboradores da empresa acreditam no propósito do negócio e sentem-se felizes e valorizados, passam a ter mais vontade e disposição para alcançar os resultados propostos.
Como mencionado, outro ponto super importante é sobre como o engajamento pode contribuir para controlar a rotatividade de colaboradores. Estratégias de engajamento mantém os profissionais bem alinhados com a empresa, melhoram o clima organizacional e a sensação de pertencimento e cooperação. Com isso, pode ser evitada a saída de bons funcionários, melhorando a retenção e diminuindo o turnover.
Por isso, o engajamento é um dos fatores que contribuem para o sucesso de uma organização.
O que é a retenção de colaboradores?
Retenção de talentos ou retenção de colaboradores é um conjunto de estratégias e ações que uma empresa tem para buscar engajar e motivar os colaboradores, com o intuito de fazê-los terem vontade de continuar trabalhando na empresa.
Empresas que retêm muito a sua força de trabalho costumam ser muito reconhecidas por isso, e isso as torna mais atrativas. Cada empresa pode buscar diversas formas de aumentar a sua retenção de colaboradores
Benefícios da retenção de profissionais engajados
E quais são os benefícios de se reter bons colaboradores que estão engajados?
Melhor ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é melhor e mais leve, pois pessoas insatisfeitas e desmotivadas com seu trabalho deixam um clima ruim, se recusam a trabalhar direito e atrapalham o desempenho de toda a equipe.
Mais engajamento e produtividade
As pessoas trabalham mais em conjunto, em prol de ajudar a empresa a ter bons resultados, pois todos entendem que isso significa que eles também serão beneficiados com o crescimento da empresa. Isso gera ainda mais engajamento e, principalmente, produtividade.
Economia para a empresa
O processo de demissão de um colaborador e a consequente contratação de uma outra pessoa é muito oneroso para uma empresa. Reter os colaboradores motivados evita esse gasto e faz com que a empresa alcance resultados ainda melhores.
Alcance de marca e atração de mais talentos
Colaboradores muito engajados, aqueles considerados advogados ou defensores da marca, vão falar dela para as pessoas, vão defendê-la quando acharem que ela está sendo atacada e recomendarão a empresa e seus produtos/soluções para as pessoas. Isso tudo gera alcance de marca e atrai pessoas para trabalhar na empresa.
Níveis de engajamento
Reter e engajar os colaboradores vai muito além de benefícios e dinheiro. É necessário conhecer a fundo os colaboradores da empresa e entender o que eles querem e o que eles precisam. Somente dessa forma você conseguirá atingir as pessoas de forma efetiva e retê-las na empresa.
Temos algumas atitudes padrão que podem ser utilizadas para engajar a sua força de trabalho, que são:
- Ter uma boa comunicação;
- Ter lideranças inspiradoras;
- deixar claras e ter boas expectativas de crescimento;
- reconhecer pessoal e financeiramente os colaboradores;
- transmitir e garantir segurança e estabilidade no trabalho;
- trabalhar com metas e desafios.
Pensando nisso, é importante entender os diferentes níveis de engajamento de colaboradores e de força de trabalho e suas características, que são:
Satisfeito
Um colaborador neste nível de motivação tem o seu foco em atividades externas. Isso quer dizer que as coisas mais importantes pra ele são as da sua vida pessoal, fora do trabalho. Ele não necessariamente é um bom “team player. Ele trabalha bem, mas não vai se dedicar além dos limites pela empresa.
Motivado
Neste nível, o colaborador contribui mais energicamente para a empresa, mas ainda assim seus principais objetivos são pessoais e sempre voltados para seu crescimento pessoal.
Comprometido
Já no estágio Comprometido, o colaborador já tem internalizado em si os valores da empresa e além disso, tem um senso de identificação com a empresa. Eles acreditam que a empresa vai proporcionar que ele tenha uma boa performance.
Advogado / Defensor
Esta é o nível máximo de engajamento de um colaborador. Esse nível é o que chamamos de “vestir a camisa da empresa”. Uma pessoa neste nível tem grande interesse no sucesso do negócio, irá defender a empresa quando necessário e está disposta a ir além para o sucesso da empresa.
Principais estratégias de RH para engajamento de funcionários
Dentre as principais estratégias de engajamento, listamos as mais importantes que podem inspirar a sua empresa na busca por maior comprometimento dos colaboradores. Acompanhe!
Empresa alinhada com os valores de sua cultura organizacional
Toda empresa possui uma boa definição de missão, visão e valores, esses três pilares determinam os objetivos de uma organização e como ela será vista em seu mercado.
O problema, é que nem todas as empresas seguem esses valores na prática em seu dia a dia.
Afinal, não basta dizer que valoriza os seus profissionais e internamente ser um ambiente tóxico, com gestores despreparados, relações abusivas, entre outras práticas que fazem com que os funcionários se sintam desengajados.
Por isso, quando o RH recebe a missão de cuidar desse engajamento deve começar atuando nesse cenário, certificando de que a empresa e os funcionários estão alinhados com esses três pilares.
Valorização do profissional e reconhecimento
Essa é uma outra estratégia que contribui bastante para o engajamento do profissional, ser reconhecido pelo seu trabalho é mais do que só receber gratificações ou bonificações.
Bons feedbacks, nos momentos de acerto ou erro, mostram o quanto a empresa valoriza aquele colaborador, e reconhece o seu esforço.
Um profissional que não é valorizado, que sempre é tratado como “não fez mais que a sua obrigação”, sem nenhum estímulo positivo, dificilmente dará todo o seu empenho naquele trabalho, ele fará o que lhe é pedido e nada além disso.
O papel do RH neste quesito é estimular líderes e gestores a praticar a empatia com os funcionários e o reconhecimento.
Autonomia e flexibilidade
Até pouco tempo atrás, trabalhar de casa em muitos setores significava algo fora de cogitação.
Algumas empresas ainda têm uma visão antiga de que precisam manter os colaboradores diante de seus olhos para que eles realmente trabalhem, sem nenhum tipo de autonomia.
Esses lugares dificilmente conseguem reter funcionários por muito tempo. Na hora de optar por continuar nessa organização ou estar em uma empresa mais flexível que adota home office, banco de horas ou jornadas flexíveis, certamente o funcionário irá escolher um lugar que te dê mais espaço e abertura.
Objetivos claros
Ter objetivos claros também contribui para o engajamento dos colaboradores, eles precisam saber exatamente qual é o objetivo de seu trabalho para que se engajem com a causa.
Quando não se tem nenhum objetivo e as tarefas são feitas apenas por fazer, os colaboradores podem se perder ao longo do caminho sem enxergar razões para executar seu trabalho de forma bem feita e logo não irão se engajar.
Possibilidade de crescimento
Um plano de carreira e um bom plano de cargos e salários é um fator muito buscado por novos talentos. Se o seu RH consegue estruturar essa iniciativa dentro da organização, pode ter certeza que contará com funcionários mais engajados.
E aqui não estamos falando apenas de promoções. Uma formação continuada, um treinamento para aprimorar habilidades e até mesmo um bônus salarial, pode motivar os funcionários e mostra a eles que a empresa reconhece o seu esforço e por isso está investindo para que ele seja cada vez melhor.
Uso de ferramentas que otimizam rotinas
Todo profissional um dia já executou uma tarefa e pensou “minha vida seria muito melhor se eu tivesse certa ferramenta para me ajudar”, muitas empresas ainda não perceberam o valor da tecnologia e o quanto ela pode otimizar as rotinas dos colaboradores. Quando a empresa adere essas ferramentas torna os processos mais ágeis e faz com que os funcionários quebrem menos a cabeça.
Esse é o caso por exemplo de softwares de rh, como o aplicativo de ponto, que permite a empresa ter o controle da jornada dos funcionários até mesmo em home office. Por se tratar de uma ferramenta moderna, torna a marcação de ponto algo mais leve sem que os funcionários rejeitem a ideia. Para o lado do RH, ela torna os processos de fechamento da folha de ponto e coleta de dados da gestão de pessoas muito mais eficaz.
Como a Sólides influencia no engajamento nas empresas?
A Sólides tem como missão transformar as empresas por meio das pessoas. Nesse contexto, já ajudamos mais de 7 mil organizações a conseguiram colocar seus departamentos de RH como protagonistas.
Para tanto, temos as melhores ferramentas para aprimorar a gestão de pessoas, entre elas, o People Analytics e o Perfil Comportamental. Ambos utilizados nos processos de recrutamento e seleção para colocar a pessoa certa, no lugar certo.
Nossas metodologias utilizam a inteligência de dados para recrutar e selecionar os melhores talentos para as empresas. Além disso, desenvolvemos estratégias para aprimorar a gestão comportamental e de liderança, sem esquecer de incentivar o desenvolvimento e a comunicação entre as pessoas, tudo isso de forma personalizada.
Ainda, apostamos em pesquisas de clima e de engajamento e avaliações de desempenho. Tudo isso para que as organizações conheçam melhor seus talentos e estimulem o engajamento necessário para alcançar resultados.
Um dos nossos cases de sucesso comprova a capacidade da Sólides para influenciar positivamente no engajamento nas empresas. A Concessionária Tamoios é um exemplo de como o uso de uma ferramenta integrada consegue sanar problemas de produtividade e eficiência.
Com auxílio da Sólides, a Concessionária Tamoios realizou pesquisas de clima e avaliações de competências, utilizando a tecnologia a seu favor para coletar informações. Elas possibilitaram a compreensão dos colaboradores e aumentaram a performance das equipes.
Soluções e resultados alcançados
Usando o Profiler e o Sólides Gestão, ferramentas desenvolvidas pela Sólides, a Concessionária Tamoios conseguiu automatizar seus processos.
Com base no mapeamento de perfis — do recrutamento e seleção ao desenvolvimento pessoal e profissional — o departamento de Recursos Humanos conseguiu compreender as particularidades de seus colaboradores. Assim, foi possível melhorar a comunicação e reforçar o papel de cada um na engrenagem da concessionária.
Ainda, com a análise comportamental, a análise de clima obteve 90,6% de participação dos colaboradores e tudo foi realizado de forma online — funcionários de todos os níveis responderam à avaliação de competências, totalizando 240 questionários. Por ser aplicada por um software, o Profiler, o processo ocorreu de maneira simples, rápida e eficaz.
Essa parceria entre a Sólides e a Concessionária Tamoios exemplifica como nossas ferramentas são capazes de fomentar o engajamento nas empresas. Além disso, elas fornecem informações importantes às lideranças sobre o perfil comportamental de seus colaboradores e ajudam a entender como engajar os funcionários.
Além disso, essas ferramentas podem ser usadas de forma simplificada pelos profissionais de RH e funcionários por meio do App Sólides, um aplicativo com o objetivo de melhorar a comunicação interna da empresa e integração entre os colaboradores e reunir as melhores soluções de gestão de pessoas na palma da sua mão. Essa é uma novidade da Sólides e em breve iremos contar tudo para você!
Quer saber o que mais a Sólides pode fazer pela sua empresa? Fale com um especialista e entenda mais sobre as soluções de acordo com a realidade da sua empresa!
Conclusão
Nesse artigo, você viu como o RH pode colaborar para o engajamento dos funcionários por meio de determinadas ações. Coloque em prática as ações estratégicas para aumentar o engajamento de funcionários e passe a ter mais controle sobre a rotatividade de funcionários na empresa.
Não se esqueça, uma empresa com funcionários engajados pode alcançar seus objetivos de forma mais eficaz e reter os melhores profissionais em seu quadro de funcionários.