Como inovar o RH da sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Muitos se perguntam: será que os recursos humanos apenas cresce à medida que o quadro de funcionários de uma empresa também cresce? Como é possível inovar o RH da minha empresa?

Tamanho não significa, necessariamente, número de pessoas, ou de salas, ou de estrutura. Quando falamos em crescer na área de RH lidamos principalmente com o conceito de influência nos outros setores.

Por décadas, o departamento pessoal não passou de mais do que uma espécie de cartório, no qual funcionários se registravam ou pediam baixa. Esse conceito está ultrapassado, atualmente gerir o capital humano tornou-se diferencial competitivo.

Mas calma, o caminho para crescer pode não ser fácil, mas passa por inovar o RH. Quer entender como? Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por que a inovação gera crescimento?

Inovações do mundo de hoje visam, necessariamente, a produtividade. Milhares de tarefas sendo resumidas em algumas centenas, por meio de uma grande inovação, para depois serem reduzidas a algumas dezenas ou até mesmo a uma única ação.

Esse tipo de lógica gera uma espécie de crescimento em velocidades que gerações que vieram antes de nós sequer podiam imaginar. O ganho de produtividade conseguido em anos, durante a Revolução Industrial ou o advento da produção em massa, no início do século XX, são hoje conseguidos em dias, ou horas.

A informatização é o primeiro dos grandes responsáveis por esse salto, mas a inovação é o fator que faz a real diferença. Não que tenhamos mais ou menos gente talentosa ou inovadora nos dias de hoje – o que mudou, na verdade, foi a forma com que as empresas enxergam a inovação.

A inovação gera crescimento tornando tarefas dispendiosas e trabalhosas coisas mais simples e corriqueiras. Com isso, é possível gastar tempo e recursos em outras tarefas, e assim por diante. O RH não é diferente de qualquer outra área nesse aspecto.

Pense em termos de papelada e formulários: quanta burocracia foi extinta ou automatizada nos últimos anos, e o que isso permitiu em termos de produtividade e ganho de tempo para a criação de novas estratégias em recursos humanos?

O problema é que não podemos parar — é preciso continuar buscando inovações que gerem ainda mais tempo para que seu RH possa inovar mais ainda, cumprindo esse ciclo e crescendo em produtividade, novos processos e tarefas e principalmente em relevância e importância para a organização.

Como ter um crescimento contínuo?

É preciso seguir adiante e você tem duas frentes principais pelas quais pode criar inovações e simplificar processos e tarefas dentro de seu RH:

  • o talento;
  • a automatização.

Por vezes, um e outro caminharão juntos para criar alternativas inovadoras para seus atuais processos, outras vezes irão agir de forma separada. O fato é que para propiciar o aparecimento de inovações nessas duas frentes, é preciso investir e também permitir que esse potencial inovador decole.

A inovação com foco em talentos utiliza a liderança como ponto de partida para criar um ambiente inovador. O RH cria, desenvolve e contrata líderes que possuam uma mentalidade aberta, com conjuntos de competências que favoreçam a inovação e o crescimento.

Do lado da automatização, definem-se ferramentas para fomentar a inovação. Essas ferramentas estão, principalmente, na tecnologia que permite automatizar a comunicação e o relacionamento.

Inovações surgem a todo momento em todos os lugares, ainda que não as controlemos — saber que essas inovações podem ser utilizadas e fazer a diferença é a questão, e nesse aspecto, a comunicação é a chave.

Por detrás dessas duas frentes, finalmente, está uma cultura e uma mentalidade voltadas à inovação. Essa cultura, embora seja fácil simplesmente enunciá-la, precisa mostrar algumas características centrais:

  • tolerância em relação a erros;
  • democracia no acesso à informação;
  • horizontalidade;
  • colaboração;
  • aceitação em relação a mudanças;
  • pensamento transformador.

Qual o papel da tecnologia?

O mundo abraçou a tecnologia móvel e os dispositivos com acesso à internet. As pessoas não mais saem de casa sem celulares e aparelhos que as conectam 24 horas à rede. Negar tal tecnologia ou tentar tolher o acesso, além de gerar revolta e conflitos, significa abrir mão dos aspectos positivos que essas inovações são capazes de trazer para uma empresa.

Nos primórdios das redes sociais, e na verdade, até bem pouco tempo atrás, muitas empresas proibiam ou restringiam o acesso de funcionários a redes sociais, softwares e aplicativos de mensagens e até mesmo a contas de e-mail que não fossem as da empresa em si.

Isso mudou: as maiores empresas do mundo e certamente as mais inovadoras hoje tentam utilizar as vantagens desse quadro de funcionários permanentemente conectado a seu favor, ao invés de simplesmente fechar os olhos para uma tendência sobre a qual elas não têm controle.

Claro, vale lembrar que em nosso país, retrógrado e atrasado em termos legais, a utilização deve ser monitorada — uma pena. Um mal necessário, com base nas centenas de trabalhadores que ganham vantagens na justiça trabalhista ainda soba  alegação de que horas extras são cumpridas apenas por possuírem o contato ou perfil de seus chefes e empresas em aplicativos de mensagens, por exemplo. Entretanto, essa visão atrasada não irá perdurar — e sua empresa precisa sair na frente.

Como proporcionar uma experiência diferente?

Um RH inovador proporciona experiências para seus clientes — a própria empresa e seus funcionários, na maioria dos casos. Vivências diferentes, uma atuação mais próxima, sistemas e aplicações online para que dados e informações sejam acessados e uma gestão por competências e perfis comportamentais que gere um atendimento personalizado e único para cada um dos funcionários de uma mesma empresa.

O inovar o RH atende aos clientes — ele não mais é um balcão no qual os atendentes bufando atendem funcionários de má vontade, enquanto os mesmos esperam em uma fila única sem ar condicionado.

Você quer que seu departamento ganhe valor e importância dentro da empresa? Atenda seu cliente de forma memorável e crie para ele uma experiência positiva nas relações com você.

Quais os produtos oferecidos para a empresa?

O mesmo se aplica à direção e à administração da organização. O RH precisa criar produtos e pacotes que sejam entregues a essas pessoas. Foi-se o tempo de RH reativo.

Atualmente, é preciso produzir e entregar valor para a empresa e seus dirigentes na forma de produtos que gerem utilidade nos negócios:

  • relatórios objetivos e reveladores;
  • previsões e projeções visuais e simples de aplicar;
  • modelos matemáticos para gestão de funcionários;
  • treinamentos customizados com objetivos e metas claros;
  • análises financeiras e de geração de receita sobre ações de RH;
  • rotinas de retenção de talentos e desenvolvimento de liderança;
  • análises não apenas de funcionários, mais de comportamentos oriundos de fornecedores, concorrentes e mercado;
  • produtos que possam ser comercializados pela empresa eventualmente.

A inovação, como falamos, precisa resultar em execução — o produto é parada final dessa jornada, o ponto no qual a inovação se materializa e se torna algo palpável e plausível para a organização como um todo, não mais apenas uma ideia ou conceito pernicioso na mente de meia dúzia de profissionais de RH.

O crescimento de seu departamento e também de você como gestor agora dependerá do que você pode produzir e entregar — e tudo isso tem que possuir valor. Não, não é fácil, mas há bons caminhos que devem começar a ser seguidos.

Mas não fique esperando muito tempo. O mercado não aguarda aqueles que não querem com ele caminhar. Inovar no RH tornou-se uma exigência e fator de manutenção no mercado.

Quer entender como inovar no RH pode ajudar na retenção e atração de novos talentos? Entenda mais sobre a estratégia do employer branding!


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesRenato Silva Dantas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Renato Silva Dantas
Visitante
Renato Silva Dantas

Excelente artigo

Giuliano Sales
Admin

Ei, Renato, tudo bem?
Agradecemos demais o feedback.
Continue nos acompanhando para mais produções.
Abraços