Como o desenvolvimento de equipes aumenta a produtividade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o tempo, uma grande quantidade de empresas passou a enxergar o desenvolvimento de equipes como algo capaz de fortalecer toda a organização. Em 2016, a Exame publicou um artigo sobre empresas que usavam treinamento e desenvolvimento interno como alternativa para driblar a crise, deixando ainda mais evidente a importância de ações como estas para o sucesso das organizações.

O desenvolvimento de equipes é algo capaz de gerar consequências positivas em diversos aspectos de uma organização. Esses resultados podem ser vistos de várias maneiras, porém, a mais óbvia delas é através do aumento da produtividade.

Provavelmente você deve estar se perguntando qual é a relação direta entre desenvolver os seus colaboradores e aumentar a produtividade deles. Por isso selecionamos x exemplos para te mostrar como isso acontece.

Engajamento e lealdade

Nesse primeiro momento vamos começar pensando no relacionamento do colaborador com a empresa e no sentimento destes em relação ao trabalho que realizam. Já mencionamos esse assunto outras vezes aqui no blog, porém, é sempre bom lembrar que os colaboradores são pessoas e que eles podem se sentir mais próximos ou mais distantes de uma organização dependendo do tratamento que esta oferece.

A maioria dos profissionais gosta de se desenvolver e de saber que fazem parte de um negócio que investe nos colaboradores. Toda essa situação contribui bastante para o aumento do engajamento e lealdade do profissional em relação ao seu negócio. Na língua falada pela gestão de pessoas sabemos que os termos engajamento e produtividade estão diretamente relacionados e, por isso, um bom engajamento tende a resultar em um bom nível de produtividade.

Qualificação de profissionais

A relação entre qualificação de profissionais, desenvolvimento de equipes e aumento de produtividade é óbvia. Desenvolver equipes significa também promover a possibilidade para que elas se tornem mais qualificadas para a realização do trabalho. Isso pode acontecer através de treinamentos internos, externos, estratégias de rodízio de cargos, enfim, o que mais se encaixar na realidade da sua empresa.

Mesmo sem calcular o ROI do que é investido qualificando e desenvolvendo profissionais, fica difícil argumentar contra essa prática. O aumento da produtividade é só uma das consequências de se ter equipes mais qualificadas em uma organização. Quanto mais qualificada uma equipe é, mais rápida se torna a realização de tarefas e maior a qualidade desse serviço.

Liderança e trabalho em equipe

Dentre as diversas tarefas que um líder possui, a manutenção dos trabalhos em equipe é uma das mais importantes. Isso acontece porque a produtividade está relacionada com tudo isso que já mencionamos acima, porém, ela também depende muito da capacidade dos times de realizarem trabalhos em conjunto.

Em muitos times a capacidade de realização de trabalhos em equipe não é algo natural. Nesse sentido, para garantir a produtividade desses colaboradores, a liderança entra exercendo um papel de desenvolvimento crucial para a organização. Esse trabalho pode ser feito de diversas maneiras e varia de acordo com as dificuldades específicas de cada time liderado.

Esse post te deu algum insight sobre desenvolvimento de equipes? Que tal aprender, então, sobre como gerir times de alta performance? Clique aqui e faça o download gratuito do nosso ebook!

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of