Como montar um modelo de descrição de cargo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas acham que montar um modelo de descrição de cargo é uma tarefa simples. No entanto, apesar de parecer fácil, montar essa descrição requer muito conhecimento sobre um negócio, sobre a posição que está sendo abordada e sobre o tipo de profissional que deve realizar esse trabalho.

Uma descrição de cargo carrega mais do que a responsabilidade de descrever um cargo em si. Esse tipo de documento pode ser utilizado para auxiliar diversos processos de um departamento de RH e por isso deve ser completo, claro e objetivo.

Vamos explicar aqui passo a passo para se desenvolver um modelo de descrição de cargo interessante para o seu negócio!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Escolha um título para a sua descrição de cargo

A escolha do título é extremamente importante pois será a primeira impressão para quem está vendo. É através do título que podemos identificar o cargo em questão e pensar nas responsabilidades que o profissional ocupante desenvolverá. Por essa razão, crie um título simples e que represente exatamente a posição tratada.

Escreva uma clara e breve descrição

A primeira descrição deve ser um resumo com informações básicas sobre a posição. O que deve ser feito, como deve ser feito, quando deve ser feito e com que frequência. Esses são apenas alguns dos pontos que devem ser evidenciados.  

Caso existam muitas tarefas diferentes a serem realizadas pode ser interessante fazer uma lista mais específica para pontuar cada uma dessas responsabilidades. Isso servirá como auxílio no momento de se divulgar uma vaga e buscar talentos para preencherem a posição.

Fale sobre a missão do cargo

É bem provável que essa posição contribua de alguma forma para o todo dentro da organização. Por isso, deixe claro o(s) objetivo(s) que o cargo deve atingir, além de evidenciar a sua abrangência e a sua contribuição para os processos dentro do negócio.

Requisitos

A parte de requisitos é extremamente importante pois será o principal guia no momento do recrutamento.

Além de requisitos mais concretos como formação acadêmica ou experiência profissional que em geral são solicitados, é interessante também especificar as competências que o profissional deve ter para preencher essa posição. Essas competências podem ser tanto conhecimentos de determinadas ferramentas, quanto competências pessoais como algumas soft skills, por exemplo.

Informações adicionais

Dependendo do cargo que está sendo descrito, é necessário acrescentar algumas informações sobre a condição de trabalho, o grau de hierarquia, as máquinas ou ferramentas a serem utilizadas, quem serão os supervisores e quem serão os supervisionados, etc. Essas informações podem estar divididas em tópicos para facilitar a leitura e compreensão.

A maneira com que todas essas informações estarão dispostas pode ser variada e cabe à gestão e ao RH escolher. O ideal é que todas as descrições de cargo de uma empresa sejam padronizadas em um mesmo formato e modelo para manter a organização e facilitar a localização de informações.

Agora que você já montou a sua descrição de cargo, que tal conhecer um pouco mais sobre os perfis comportamentais dentro da sua empresa para descobrir qual profissional se encaixa melhor em cada cargo? Leia o nosso eBook Os 4 tipos de perfis comportamentais dentro da sua empresa e otimize a sua gestão!

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LUIZ ROBERTO MAGALHÃES Recent comment authors
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LUIZ ROBERTO MAGALHÃES
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Muito bom e esclarecedor!