Modelos de descrição de cargo: como um software de RH pode ajudar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas acham que montar modelos de descrição de cargo é uma tarefa simples. No entanto, elaborar esse texto requer muito conhecimento sobre a empresa, a posição abordada e o tipo de profissional que deve realizar esse trabalho.

Para aprender como fazer uma descrição de cargo, é importante saber qual é a importância dessa ação. Por meio dela, o candidato entende o que a empresa espera dele naquela função, alinhando as próprias expectativas com as da corporação. Além disso, é uma tarefa importante dentro do processo de recrutamento com foco em selecionar a pessoa certa para a vaga certa.

Existem alguns direcionamentos a serem seguidos nesse texto? Como um software de RH pode ajudar a montar modelos de descrição de cargo? Continue a leitura e descubra como a tecnologia é uma grande aliada também nesse processo.

Quais são as principais orientações para fazer uma descrição de cargo?

Sabendo o que é descrição de cargo, você já deve ter percebido que um bom texto é essencial para atrair os profissionais certos e alinhar os interesses deles com os da empresa. Pensando nisso, trouxemos um passo a passo com cinco dicas para elaborá-lo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1. Escolha um título atrativo

O título é o primeiro atrativo de uma descrição de cargo. Por meio dele, é possível saber o cargo em questão e pensar nas responsabilidades que o profissional ocupante desenvolverá. Assim, opte por algo simples, mas que chame a atenção para a realidade da posição oferecida.

2. Seja claro e breve

Para criar modelos de descrição de cargo, é importante prezar por um texto claro e breve. Detalhe o que deve ser feito, como deve ser feito, quando deve ser feito e com que frequência. Caso existam tarefas diferentes a serem realizadas, faça uma lista mais específica para pontuar cada uma dessas responsabilidades.

3. Fale sobre a missão do cargo

Qualquer posição contribui de alguma forma para a organização. Por isso, deixe claro os objetivos que o cargo deve atingir, além de evidenciar os efeitos dessas tarefas para os processos na corporação. Isso é uma maneira de engajar os futuros colaboradores.

4. Especifique os requisitos

Cada vaga tem requisitos específicos para serem preenchidos pelo profissional interessado. Por isso, para montar modelos de descrição de cargo, é importante listar tudo que o futuro colaborador deve ter para se adequar ao trabalho, desde formação acadêmica, passando por competências técnicas, até habilidades comportamentais.

5. Coloque informações adicionais

Algumas informações são muito importantes para a descrição do cargo, como a condição de trabalho, o grau de hierarquia, as máquinas ou as ferramentas a serem utilizadas, os supervisores e os supervisionados. Elas facilitam a compreensão da empresa e permitem com que o profissional veja se a vaga se alinha com os objetivos.

banner para baixar ebook sobre Guia completo do recrutamento e seleção: conceito e técnicas-modelos de descrição de cargo

Como um software de RH pode ajudar na descrição de cargo?

Não é novidade que a tecnologia otimiza e facilita a rotina do RH de uma empresa. Com uma plataforma completa de RH, é possível concentrar todas as informações da empresa, dos colaboradores e dos candidatos em um só lugar, permitindo a emissão de relatórios e a comparação de dados de maneira rápida e simples.

Fazendo uma descrição de cargo por competência, é possível montar a engenharia deles na empresa. Isso representa a organização das vagas e dos profissionais para o RH fazer a combinação correta. Um software de RH vai ajudar a fazer o match entre candidato e vaga, além de permitir o levantamento de indicadores sobre sua performance após a contratação

O Profiler da Sólides é uma das opções para ajudar na hora de montar os modelos de descrição de cargo. Isso porque, com ele, é possível fazer um mapeamento comportamental rapidamente, em que o RH pode identificar mais de 50 características comportamentais de um profissional, como pontos fortes, fatores motivacionais e estilos de liderança.

Assim, o RH pode se basear no perfil comportamental de colaboradores que já ocuparam aquela vaga e tiveram boa performance para direcionar a descrição do cargo a pessoas com esse perfil. Além disso, ao aplicar o mapeamento comportamental no candidato durante o processo seletivo, o RH terá informações o suficiente para tomar a decisão certa na hora de contratar.

banner para baixar o ebook sobre Mapeamento comportamental: O passo a passo usando a Sólides-modelos de descrição de cargo

Como essa facilidade impacta a empresa?

Escolher o profissional certo para uma vaga é um dos grandes desafios de uma empresa. Por isso, fazer a correta análise e descrição de cargo é algo que facilita essa tarefa. A customização das vagas com campos de preenchimento presentes numa plataforma completa de RH torna esse processo muito mais tranquilo e diminui as chances de contratações equivocadas.

Uma boa descrição de cargo contribui para um processo seletivo mais eficiente e assertivo, o que vai impactar diretamente na redução da rotatividade dos profissionais, que é extremamente prejudicial para a empresa. Isso porque a contratação e a dispensa de colaboradores geram altos custos para a corporação.

Continue aprendendo!

Agora que você já compreendeu como a tecnologia é uma grande aliada do processo de Recrutamento e Seleção e de todas as atividades do RH, saiba como fazer o recrutamento online da forma correta.
Conheça a Sólides, uma plataforma completa de RH que vai te apoiar em todas as atividades do setor, inclusive no Recrutamento e Seleção de forma automatizada, ágil e eficiente.

3.5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LUIZ ROBERTO MAGALHÃES

Muito bom e esclarecedor!