Como mensurar a produtividade dos seus colaboradores?

Tempo de leitura: 4 minutos

A produtividade é uma métrica essencial para o departamento de Recursos Humanos e para a empresa como um todo. É ela a responsável pelo sucesso de um negócio e pelo ganho de capital, mesmo que de forma indireta.

Através dela podemos acompanhar o desempenho dos colaboradores de forma que essa informação contribua para estratégias futuras do negócio. Além de facilitar a constatação e localização de possíveis problemas com os colaboradores da empresa, o seu acompanhamento permite algumas previsões sobre  comportamento e também sobre a capacidade de produção de um negócio.

Exatamente por ser uma métrica tão importante de ser acompanhada, vamos ensinar aqui algumas maneiras eficientes de se mensurar a produtividade dos seus colaboradores para manter o seu negócio em alta.

Não direcione o foco para as horas de trabalho

Já tem algum tempo que a modernidade vem quebrando alguns dos paradigmas da organização do trabalho. Apesar de não ser mais uma novidade, uma das mudanças mais revolucionárias ainda é a alteração na forma com que a produtividade é enxergada pela gestão.

Antigamente, a grande preocupação da gestão em relação à produtividade do colaborador era relacionada ao cumprimento das horas de trabalho estabelecidas para esse funcionário.

Hoje em dia, com todas as novas possibilidades de trabalho ofertadas pelo mercado, o olhar da gestão precisou mudar o foco e estar atento ao que de fato os profissionais estão entregando e ao tempo levado para realizar cada tarefa. Apenas as horas de trabalho cumpridas por um colaborador não são mais capazes de indicar muitas coisas.

Essa mudança de postura da gestão permite uma visão real do que de fato está sendo produzido e do tempo de produção.

Um novo olhar para a qualidade

Como já citamos acima o foco de uma gestão deve ser o trabalho que os colaboradores estão entregando e não mais as horas que eles estão cumprindo dentro de um escritório. Apesar de tudo isso ser verdade, ainda sim precisamos estar atentos à uma outra variável da produtividade: a qualidade do trabalho.

Para muitas pessoas produtividade significa apenas produzir mais utilizando o mínimo de tempo possível. De fato isso é extremamente necessário para se ter níveis elevados de produtividade, no entanto, à longo prazo uma grande produção de baixa qualidade é capaz de destruir um negócio.

Por essa razão a gestão deve voltar o seu olhar para o que está sendo entregue, porém, sem se esquecer avaliar também a qualidade do que está sendo produzido. Dessa forma fica mais fácil de saber como realmente estão os níveis de produtividade dos seus funcionários e se eles estão dando o máximo da sua capacidade.

Comece fazendo uma segmentação e definindo o que será observado

Fazer qualquer tipo de mensuração em um grande grupo de pessoas torna todo o processo mais complicado. Para facilitar o acompanhamento dos níveis de produtividade, é indicado começar segmentando os colaboradores em grupos menores e determinando o que será medido.

Por exemplo, em um setor de sucesso do cliente de uma empresa, todos os dias esses profissionais precisam entrar em contato com clientes e realizar um certo acompanhamento. Se avaliarmos esse time de profissionais e a quantidade de clientes com quem eles entram em contato cada dia durante um período determinado, podemos comparar com um valor de referência e ter uma ideia de como andam os níveis de produtividade desse grupo.

Não deixe a tecnologia fora dessa

Atualmente a tecnologia já está presente como auxílio em diversos processos do departamento de recursos humanos e da gestão. Isso significa que, além da mão de obra humana, podemos utilizar a tecnologia para automatizar alguns processos e tornar concreto alguns dos números que adquirimos através do acompanhamento de métricas.

No caso da produtividade, isso não é diferente. Existem diversos softwares capazes de automatizar o acompanhamento dessa métrica tornando tudo mais rápido e evitando possíveis erros. Se você tem interesse em conhecer esse tipo de software, não deixe de clicar aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais sobre os principais índices do departamento de RH, leia o nosso eBook Guia dos principais KPIS de RH e mantenha as suas métricas em dia!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] indicadores de produtividade são ferramentas que ajudam uma empresa a medir o desempenho dos seus colaboradores. Eles também […]