Vivemos na era da informação. O uso de dados nas tomadas de decisão dentro das empresas tem sido cada vez mais frequente e isso acontece porque os processos alcançam maior qualidade a partir de informações concretas. Medir resultados dos indicadores de RH, por exemplo, contribui para que as equipes atuem de forma cada vez melhor e para que os colaboradores da empresa tenham um maior alinhamento de acordo com as suas competências.
Mas como metrificar corretamente esses indicadores? Qual é a importância de fazer isso? Quais são os tipos de métricas de RH? Continue lendo e descubra as respostas dessas perguntas neste artigo!
O que são métricas?
Antes de nos aprofundarmos na importância de medir resultados dos indicadores de RH, é importante que você entenda o que são métricas. Basicamente, elas podem ser definidas como as medidas brutas de um determinado indicador.
Elas funcionam de maneira operacional, ou seja, têm um valor numérico. Mas e quando falamos sobre metrificar indicadores? Bom, o indicador apresenta dados que têm o objetivo de fornecer informações para que você atue em nível tático. Medir resultados de indicadores significa extrair dados abstratos (conceitos)e transformá-los em números, mensurando os resultados de cada ação para corrigir eventuais problemas.
Qual é a importância de medir resultados de RH corretamente?
Toda empresa precisa diagnosticar corretamente a forma como as suas equipes estão atuando, certo? É aí que está a importância de metrificar corretamente os indicadores de RH! Imagine, por exemplo, que você precisa estabelecer um indicador de desempenho em sua empresa. Com ele, você terá em mãos informações sobre o que os times precisam melhorar, quais são os seus pontos fracos e fortes.
Mas em que nível isso está? É aí que entram as métricas. Elas serão responsáveis por te ajudar a identificar qual é a porcentagem, por exemplo, de defasagem entre o desempenho esperado e a realidade. A partir do cruzamento desses dados você poderá criar estratégias para orientar os líderes em sua empresa e também para construir condições de desenvolvimento das equipes.
A metrificação dos indicadores trará uma série de benefícios para a empresa, garantindo melhores resultados em relação ao desempenho dos colaboradores, aumento de produtividade, dentre outros. Assim, o RH caminha para uma atuação cada vez mais estratégica, focada em resultados e, consequentemente, valorizada na empresa.
Quais são os tipos de métricas de RH?
Agora que você já conhece a importância de analisar as métricas importantes para o seu departamento de RH, quer conhecer algumas que são fundamentais para uma gestão de pessoas eficiente? Continue a leitura e saiba como medir resultados na empresa!
Análise de competências
A principal tarefa desse tipo de análise é mapear as competências e habilidades dos colaboradores para identificar quais são os pontos fracos e fortes da equipe. A ideia é medir o nível das habilidades essenciais para o funcionamento do negócio e estabelecer estratégias para que ele aumente.
Análise de desempenho
Já na análise de desempenho você vai mensurar a performance de cada profissional. Ela te ajudará a identificar que tipo de treinamento os colaboradores com desempenho abaixo do esperado precisam para que possam ser alinhados ao resto da equipe.
Taxa de absenteísmo
Como você já sabe, o absenteísmo é um grande problema para as empresas. Ao medir resultados desse indicador, será possível identificar quais colaboradores mais se ausentam, por exemplo. Se as taxas correspondentes a ele são altas, você precisa, junto com as lideranças, avaliar quais são as causas dessas faltas e o que deve ser modificado, promovendo ações para diminuir esse número.
Taxa de turnover
A rotatividade gera gastos com demissão e recrutamento, além de mostrar que há um problema de gestão. Ao metrificar esse indicador você consegue saber a taxa de rotatividade, conhecer as causas dessa saída de colaboradores, os setores que mais têm perdido profissionais e estabelecer ações para diminuir esse índice.
Como você viu, são vários os indicadores de RH que podem ser metrificados. Com eles, a empresa pode estabelecer ações mais eficazes e tomar decisões mais acertadas, otimizando os investimentos e diminuindo os custos. Consequentemente, isso impacta — e muito — nos resultados do RH, que deixa de ser um setor estritamente operacional e começa a fazer toda a diferença de forma estratégica na empresa!
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