Descubra agora como medir resultados dos indicadores de RH

banner com ferramenta para calcular a produtividade da empresa e entender a importância de um software de rh com imagem de uma calculadora
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Vivemos na era da informação. O uso de dados nas tomadas de decisão dentro das empresas tem sido cada vez mais frequente e isso acontece porque os processos alcançam maior qualidade a partir de informações concretas. Medir resultados dos indicadores de RH, por exemplo, contribui para que as equipes atuem de forma cada vez melhor e para que os colaboradores da empresa tenham um maior alinhamento de acordo com as suas competências.
Mas como metrificar corretamente esses indicadores? Qual é a importância de fazer isso? Quais são os tipos de métricas de RH? Continue lendo e descubra as respostas dessas perguntas neste artigo!

O que são métricas?

Antes de nos aprofundarmos na importância de medir resultados dos indicadores de RH, é importante que você entenda o que são métricas. Basicamente, elas podem ser definidas como as medidas brutas de um determinado indicador. Elas funcionam de maneira operacional, ou seja, têm um valor numérico. Mas e quando falamos sobre metrificar indicadores? Bom, o indicador apresenta dados que têm o objetivo de fornecer informações para que você atue em nível tático. Medir resultados de indicadores significa extrair dados abstratos (conceitos)e transformá-los em números, mensurando os resultados de cada ação para corrigir eventuais problemas.

Qual é a importância de medir resultados de RH corretamente?

Toda empresa precisa diagnosticar corretamente a forma como as suas equipes estão atuando, certo? É aí que está a importância de metrificar corretamente os indicadores de RH! Imagine, por exemplo, que você precisa estabelecer um indicador de desempenho em sua empresa. Com ele, você terá em mãos informações sobre o que os times precisam melhorar, quais são os seus pontos fracos e fortes. Mas em que nível isso está? É aí que entram as métricas. Elas serão responsáveis por te ajudar a identificar qual é a porcentagem, por exemplo, de defasagem entre o desempenho esperado e a realidade. A partir do cruzamento desses dados você poderá criar estratégias para orientar os líderes em sua empresa e também para construir condições de desenvolvimento das equipes. A metrificação dos indicadores trará uma série de benefícios para a empresa, garantindo melhores resultados em relação ao desempenho dos colaboradores, aumento de produtividade, dentre outros. Assim, o setor caminha para uma atuação cada vez mais estratégica, focada em resultados e, consequentemente, ser um RH valorizado na empresa. Banner-Calculadora

Quais são os tipos de métricas de RH?

Agora que você já conhece a importância de analisar as métricas importantes para o seu departamento de RH, quer conhecer algumas que são fundamentais para uma gestão de pessoas eficiente? Continue a leitura e saiba como medir resultados na empresa!

Análise de competências

A principal tarefa desse tipo de análise é mapear as competências e habilidades dos colaboradores para identificar quais são os pontos fracos e fortes da equipe. A ideia é medir o nível das habilidades essenciais para o funcionamento do negócio e estabelecer estratégias para que ele aumente.

Análise de desempenho

Já na análise de desempenho você vai mensurar a performance de cada profissional. Ela te ajudará a identificar que tipo de treinamento os colaboradores com desempenho abaixo do esperado precisam para que possam ser alinhados ao resto da equipe.

Taxa de absenteísmo

Como você já sabe, o absenteísmo é um grande problema para as empresas. Ao medir resultados desse indicador, será possível identificar quais colaboradores mais se ausentam, por exemplo. Se as taxas correspondentes a ele são altas, você precisa, junto com as lideranças, avaliar quais são as causas dessas faltas e o que deve ser modificado, promovendo ações para diminuir esse número.

Taxa de turnover

rotatividade gera gastos com demissão e recrutamento, além de mostrar que há um problema de gestão. Ao metrificar esse indicador você consegue saber a taxa de rotatividade, conhecer as causas dessa saída de colaboradores, os setores que mais têm perdido profissionais e estabelecer ações para diminuir esse índice. Como você viu, são vários os indicadores de RH que podem ser metrificados. Com eles, a empresa pode estabelecer ações mais eficazes e tomar decisões mais acertadas, otimizando os investimentos e diminuindo os custos. Consequentemente, isso impacta — e muito — nos resultados do RH, que deixa de ser um setor estritamente operacional e começa a fazer toda a diferença de forma estratégica na empresa! Quer saber mais sobre como medir resultados? Baixe o nosso e-book Gestão por Competências: entenda de vez como adotá-la na sua empresa! 
Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima