Como a inteligência virtual pode definir a contratação no RH?

Tempo de leitura: 3 minutos

Encontrar os melhores profissionais para preencher as vagas existentes na empresa é sempre uma missão complicada para os gestores de recursos humanos.

Analisar de forma estratégica a relação entre o que o empregador procura e o que profissional postulante ao cargo pode oferecer depende de muitos fatores, como experiência, conhecimento técnico, planejamento de carreira e também o que a empresa espera de um profissional que esteja apto a preencher o seu quadro de colaboradores.

Por esse motivo, cada vez mais, cresce a busca de automatização desse processo. Nesse aspecto, veremos como a inteligência virtual está ajudando na tomada de decisões dos recursos humanos na hora da contratação de pessoal.

Cruzamento de dados de forma rápida e eficiente

Por meio da inteligência virtual é possível cruzar dados pertinentes ao perfil do candidato e também da vaga oferecida, de maneira fácil e rápida. Isso permite que as decisões sejam tomadas em menor espaço de tempo e de forma mais acertada.

O processo de tentativa e erro pode gerar muitos custos à empresa, visto que um profissional mal escolhido demanda treinamento, período de adaptação e demais investimentos que podem ser bastante onerosos para o empregador.

A inteligência virtual contribui para otimizar esse processo de forma significativa, revolucionando e se consolidando como uma ferramenta fundamental para uma gestão mais moderna e eficiente da área de recursos humanos.

Análise eficiente das tendências de comportamento

Tentar prever o comportamento de determinado candidato em situações específicas do cotidiano da empresa é um fator que, muitas vezes, precisa ser feito de modo intuitivo, seja pelo conhecimento do recrutador, seja por meio de tarefas que visam testar a reação dos candidatos a determinados desafios.

Por meio da inteligência virtual, é possível pegar um atalho e chegar a um resultado mais eficiente, já que existe como medir algoritmos e, dessa forma, avaliar tendências e padrões de comportamento, tanto pela análise de expressões faciais como por meio de pesquisas nas redes sociais dos candidatos, entre outros fatores.

Empresas de sucesso já estão colhendo frutos com o uso da inteligência virtual

Como em qualquer área, as empresas mais atentas às novas tendências do mercado, em especial os avanços tecnológicos, saem na frente e colhem frutos mais rapidamente.

Um exemplo de empresa que já tem um case de sucesso utilizando a inteligência virtual é a plataforma de classificados on-line de emprego Catho.

Por meio da avaliação de toda a movimentação do usuário na plataforma, como histórico de visualizações, busca pelas vagas de determinada área e preferência por empresas de determinada localização, o sistema, por meio da inteligência virtual, consegue cruzar dados e ofertar, de forma automática, ao candidato, as vagas mais condizentes com o perfil identificado.

Dessa maneira, fica facilitado o aumento do índice de acertos, pois os candidatos recebem rapidamente as melhores vagas para o seu perfil, e as empresas recebem os melhores currículos, podendo encontrar mais facilmente o tipo de profissional que procuram.

Gostou de saber como a inteligência virtual pode definir a contratação no RH? Que tal buscar informações mais técnicas e detalhadas e assim ganhar mais conhecimento sobre essa tendência que vem crescendo no mercado e revolucionando a área de recursos humanos?

kit-planejamento-rh

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Como humanizar o RH e mantê-lo tecnológico?Conheça 15 vantagens de usar software de gestão de recursos humanos.Inovação e gestão de pessoas: como a tecnologia ajuda o RH?Tecnologia no RH: 6 formas de praticar uma gestão de pessoas do futuro! Como a inteligência virtual pode definir a contratação no RH? […]