Como inovar na comunicação

Tempo de leitura: 3 minutos

A comunicação interna é o conjunto de ferramentas que facilitam a transferência de informações entre colaboradores e gestores de uma empresa. Dessa forma, é necessário desenvolver estratégias que transmitam a informação de maneira eficaz e tornem as relações mais pessoais.

O investimento no capital humano e na motivação dos colaboradores são fatores essenciais para o sucesso de uma empresa, motivo pelo qual inovar na comunicação é um grande diferencial. Mais importante do que “vestir a camisa da empresa” ter os mesmo valores e missão.

Tipos de comunicação interna

Novos meios de comunicação foram criados no último século, porém algumas tradicionais ferramentas continuam eficientes, como jornais e revistas, murais, campanhas e reuniões.  Todavia, tais meios de comunicação precisam se renovar para se tornarem mais atraentes e competirem com as novas ferramentas.

Dentre os novos métodos de comunicação interna destacam-se os aplicativos de smartphone, intranets, redes sociais corporativas, newsletters, TV corporativa, webcast, blog, chats, videoconferência, wallpaper, storytelling e games empresariais.

Tais meios de comunicação são customizados de acordo com o público, formato e periodicidade. Ressaltando que alguns desses meios podem ser acessados a qualquer tempo e de qualquer lugar pelos colaboradores da empresa. Dessa forma, a comunicação ultrapassa as paredes da empresa aumentando sua eficiência.

Utilizando-se das ferramentas citadas, podemos ressaltar três grandes formatos de aplicação. O primeiro e mais importante é o que chamamos de face a face, que nos moldes atuais é mais raro e desafiador. O segundo método destacado é o cascata, no qual as informações partem do topo, com participação efetiva dos sócios e gestores da empresa. Por fim, temos o alinhamento de cultura organizacional, através da padronização de valores e princípios da empresa.

A importância de inovar na comunicação

Os colaboradores querem ter conhecimento acerca da situação da empresa, dos novos negócios e dos investimentos futuros. A falta de informação ou mesmo a falha na comunicação geram desmotivação e reduzem a produtividade.

O estudo e a aplicação das novas ferramentas de comunicação afigura-se essencial em virtude da complexidade das relações atuais, a fim de dar credibilidade e agilizar a troca de informações dentro da empresa.

Destaca-se que a realização de um trabalho em equipe depende diretamente de uma boa comunicação interna. Quando a empresa é eficiente na troca de informações, os próprios colaboradores podem desenvolver soluções e as executar em conjunto.

Outro fator que sofre grande influência da comunicação interna é capacidade de retenção de talentos. Atualmente um dos maiores desafios das empresas está ligada à satisfação do colaborador. Conclui-se, portanto, que a informação deve ser divulgada de forma criativa e de acordo com o perfil do público interno. Principalmente quando ao tratar com os profissionais da geração Y e Z, os quais valorizam menor controle e mais informações.

Desafio da Comunicação

Ao falarmos de inovação na comunicação interna tratamos somente de ferramentas e tecnologias? A resposta é não, pois também é preciso desenvolver cultura e comportamentos. A comunicação é dinâmica e complexa, cria sentidos às relações. Envolve a compreensão de conceitos e conflitos, assim requer capacitação e habilidade dos profissionais envolvidos.

Não basta somente investir na aquisição de tecnologias, as empresas devem qualificar sua equipe de comunicação, a fim de que esses utilizem as ferramentas e obtenham melhores resultados. Da mesma forma, não será a inovação técnica que tornará a comunicação interna eficaz, é preciso desenvolver conceitos e comportamentos dentro da empresa, a fim de fortalecer sua cultura organizacional.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] dos impactos tecnológicos mais presentes em nossa rotina é justamente na área da comunicação. Temos acesso a inúmeras ferramentas que nos conectam com outras pessoas e empresas ao redor do […]