Como implementar o ciclo PDCA com 4 dicas

Tempo de leitura: 7 minutos

Para obter destaque em um mercado empresarial cada vez mais competitivo, é fundamental que os gestores sejam altamente estratégicos dentro das organizações. Nesse cenário, a metodologia PDCA é uma das mais conhecidas para a execução de uma boa gestão. Mas você, enquanto profissional de RH, sabe como implementar PDCA na sua empresa?

Seja na área de Recursos Humanos ou em outros departamentos da empresa, as etapas do ciclo PDCA proporcionam uma melhoria contínua e ágil nos processos organizacionais. Assim, por meio dessa metodologia, fica mais fácil para o RH potencializar o capital humano, que é o que existe de mais importante dentro da empresa. 

Então, se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa metodologia e como colocá-la em prática, continue acompanhando a leitura e descubra 4 ótimas dicas!

Quando implementar o PDCA na empresa?

Geralmente, o ciclo é colocado em prática no ambiente empresarial para encontrar a melhor estratégia e resolver um problema que tem sido recorrente dentro da organização. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Além disso, a metodologia também pode ser aplicada como forma de prevenção, corrigindo pontos fracos, mesmo que eles ainda não tenham trazido nenhuma consequência negativa ao negócio.

Quais são as vantagens e desvantagens desse método?

O PDCA traz diversos benefícios para as empresas que implantam a metodologia. No entanto, há também alguns cuidados que devem ser analisados ao adotá-lo para que ele cumpra seu objetivo de melhorar os processos empresariais.

Vantagens

Com o ciclo, é possível obter conhecimento mais sólido da empresa e de seus pontos fracos. Assim, seu uso regular diminui a margem de erros e garante a melhoria constante dos processos, aumentando os resultados da organização. Logo, alcançando as metas estabelecidas de forma estratégica, a motivação e a produtividade da equipe aumentarão. 

Desvantagens

O segredo de um bom uso do PDCA é o planejamento e a análise. Dessa forma, se a empresa ignora essas fases do ciclo, toda a implantação pode fracassar, não trazendo nenhum resultado benéfico para o negócio.

Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo, assim como o ambiente empresarial é volátil. Portanto, sempre existirão novos processos a serem aprimorados, o que traz a necessidade de se utilizar a metodologia constantemente, analisando os dados coletados e corrigindo os problemas detectados. 

Quais são os objetivos do ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é um método de gestão de qualidade, mundialmente conhecido e utilizado por empresas de diversos segmentos. Criado em 1920 pelo engenheiro Walter Shewhart, ele só ganhou notoriedade em 1950, com o professor William Deming. 

William aprimorou o trabalho de Shewhart e desenvolveu sua teoria da administração, popularizando o método. A sigla PDCA se baseia nas quatro etapas básicas que compõem a estratégia:

  • Planejar (Plan);
  • Executar (Do);
  • Checar (Check);
  • Agir (Act).

Ao definir qual o principal objetivo do ciclo PDCA, podemos dizer que se trata da melhoria constante de todos os processos de uma empresa, resultando em uma melhor entrega dos resultados finais aos seus consumidores. 

Além disso, esse método também auxilia na economia de investimento de tempo e dinheiro, por agilizar os processos  por meio de estratégias inovadoras, tornando-os mais efetivos.

Por que implementar o PDCA nas empresas? 

O PDCA é uma metodologia que proporciona uma gestão mais estratégica com base em dados, deixando de lado ideias que não têm uma base analítica. Ainda, esse ciclo é eficaz em diferentes segmentos de atuação, inclusive no RH. Conheça agora alguns setores onde ele pode ser aplicado! 

Construção civil

Utilizar o PDCA na gestão de obras é eficaz tanto nas atividades mais simples como nos processos mais complexos da construção. Por meio do ciclo, é possível identificar falhas e aplicar melhorias nas atividades do canteiro de obras, tornando a organização mais efetiva e objetiva. 

Nesse sentido, é possível auxiliar o gestor, por exemplo, no acompanhamento do desenvolvimento da execução e na verificação para ver se a obra está de acordo com o planejamento. Isso significa maior eficácia no cumprimento do cronograma de entrega.

Hospitais 

Na gestão hospitalar, a prática do ciclo PDCA traz mais controle sobre os processos e as despesas utilizadas na prestação de serviços aos pacientes. Até mesmo o agendamento de consultas e a contagem de quem foi atendido podem ser atividades melhoradas pela metodologia.

Com isso, a rotina dos profissionais e da equipe de administração pode ser constantemente melhorada, resultando em atividades mais práticas e objetivas.

Administração pública 

Em um setor administrativo, o método PDCA proporciona inovação naqueles processos clássicos de contabilidade. Isso porque o ciclo permite que a equipe tenha uma visão mais analítica das tarefas, trazendo resultados cada vez melhores para a empresa.

Enfermagem 

Já na enfermagem, o ciclo PDCA traz melhorias tanto na execução das atividades realizadas pelos enfermeiros quanto no tratamento oferecido ao paciente.

Da mesma forma que acontece na administração pública, práticas já antigas no setor passam por uma renovação, adaptando-se às situações mais rotineiras dos colaboradores, de forma que essas atividades sejam realizadas de maneira mais estratégica, aumentando a eficiência.

Ambiental 

Todo problema ambiental tem sua particularidade. Logo, é necessário desenvolver uma prática específica para cada um deles. Nesse momento, utilizar o método PDCA auxilia na resolução de desafios de forma eficaz e prática.

Por meio do ciclo PDCA, fica mais fácil encontrar e estudar a origem de cada problema, desenvolvendo práticas mais pontuais para resolver a questão de forma estratégica.

RH 

No RH, o PDCA pode ser utilizado em vários processos, como treinamentos, controle do turnover e pesquisa de clima organizacional. A peça-chave para sua aplicação no setor é a identificação de quais processos necessitam de melhorias, o que vai variar de empresa para empresa. 

Quais as 4 dicas para acertar no uso do PDCA?

1. Compreenda a situação

Priorize as tarefas conforme urgência e gravidade. Organize e analise os últimos relatórios de desempenho, feedbacks de lideranças, colaboradores, clientes e parceiros para diagnosticar as demandas mais críticas.

A dica é colocar todos os gestores para auxiliar nessa tarefa, pois eles conhecem melhor do que ninguém as demandas mais urgentes de seus setores.

2. Prepare sua equipe

Comunique e ofereça treinamento para os colaboradores que participarão das estratégias e ações do plano. Para tanto, cada profissional deve entender bem o seu papel no planejamento. 

Além disso, defina um cronograma de entregas para cada ação e solicite relatórios para análise de dados e maior eficácia em identificar ajustes necessários.

3. Seja um bom líder

Um bom líder deve sempre acompanhar de perto se o que foi planejado está mesmo sendo implantado. Ele também tem que estar preparado profissionalmente para a análise correta dos dados para comparar os resultados e verificar se o objetivo foi alcançado. 

4. Inclua o ciclo na rotina da empresa

O método PDCA é um ciclo de melhoria contínua. Por isso, não desista de aplicá-lo no dia a dia da empresa se um problema não se resolveu na primeira tentativa. Persista nele novamente até conseguir resolvê-lo. 

Além disso, em um ambiente empresarial sempre surgem novas demandas e problemas, logo, o PDCA é um aliado na descoberta das melhores práticas, auxiliando sua empresa e seus resultados.

Viu só como implementar o PDCA em diferentes segmentos pode melhorar os processos e facilitar na inclusão de estratégias e ações mais eficazes para o negócio? Uma empresa que sempre está em busca de melhorias, aumenta sua competitividade diante da concorrência por ter uma chance maior de ajustar seu nível de qualidade na entrega de resultados. 

Agora que você aprendeu sobre como implementar o PDCA na empresa, confira também o post que fala sobre o PDCA no RH e invista na valorização do capital humano!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of