Como implementar o endomarketing em sua empresa

Tempo de leitura: 8 minutos

Muitas pessoas ainda pensam que o endomarketing é igual à comunicação interna, porém, apesar de serem próximos, não são iguais e um não substitui o outro. Mas você sabe como implementar o endomarketing em uma empresa?

No endomarketing, o objetivo é que os colaboradores sejam engajados a agir de uma determinada maneira, que seja boa para eles e para a empresa, em uma relação direta e próxima.

Agora que você já tem uma ideia do que deve buscar com endomarketing, que tal continuar a leitura? Neste post, aprofundaremos e daremos algumas dicas de como implementá-lo na sua empresa. Confira!

O endomarketing

Trata-se do conjunto de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os funcionários e o engajamento. Hoje, é uma das ferramentas mais eficaz para reduzir o turnover, além de auxiliar na captação dos profissionais mais qualificados no mercado para sua empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A equipe que compõe uma empresa é, na verdade, o primeiro cliente dessa organização. Logo, ela será responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio. Quando se tem uma série de colaboradores que se sentem frustrados e desmotivados, suas ações refletem diretamente nos resultados que são entregues aos clientes finais.

Agora, se o colaborador gosta da atividade que exerce, está em um lugar em que se sente bem e que permite que ele execute suas funções, ele produz mais, pois valoriza a empresa e entrega o melhor resultado, fazendo com que ele e a organização crescem juntos.

É por isso que o endomarketing vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Uma empresa que busca ter um alto rendimento tem que ter funcionários e clientes satisfeitos.

A soma entre Marketing e o RH

Para ter uma estratégia de endomarketing de sucesso as equipes do Marketing e do Recursos Humanos devem trabalhar juntas. 

O RH é a área onde é possível encontrar uma maior quantidade e variedade de dados sobre os profissionais de uma empresa. Normalmente, é o responsável pela pesquisa de clima, análise dos diferentes perfis presentes na companhia, além de conhecer as reivindicações dos colaboradores de uma forma geral.

Logo, a equipe de Marketing deve, em conjunto com o RH, analisar os dados levantados e traçar uma estratégia que atenda, ao mesmo tempo, as reivindicações dos colaboradores, levando ao aumento do engajamento dos profissionais.

Portanto, para que a estratégia seja mais eficiente, é necessário não focar ações que sejam muito específicas, pois quando se pensa em uma abordagem mais aberta, a chance de acertar é maior.

Os passos para implementar o endomarketing 

Agora, conheça algumas dicas práticas de como você pode começar a executar o endomarketing na sua empresa.

Comunique

Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitas empresas não têm uma estrutura de comunicação efetiva com os seus colaboradores. Sendo assim, analise o perfil dos colaboradores e descubra onde a comunicação pode ser efetiva:

  • e-mails semanais;
  • grupos no WhatsApp;
  • murais;
  • jornais impressos;
  • informativos;
  • caixas de sugestões.

Se na empresa há pessoas de diferentes gerações, talvez o ideal seja ter mais de um canal de comunicação. Ainda, não se prenda aos padrões, deixe seus colaboradores esclarecerem as dúvidas, pois eles precisam conhecer o negócio para poder defendê-lo.

Motive

Não há nada melhor para motivar uma pessoa do que saber que alguém acredita nela. Portanto, apoie e motive seus colaboradores a buscarem um crescimento pessoal e/ou profissional. Entenda que quanto maior for a base de conhecimento dos profissionais, maior será a criatividade deles diante dos desafios diários.

Integre

Quanto mais próximos seus colaboradores estiverem dos valores e missão da empresa, mais eles vestirão a camisa e entenderão pelo o que estão trabalhando. Sendo assim, cuide para que os objetivos da organização não se percam nas atividades do dia a dia.

Outra maneira de trabalhar a integração é estimular os funcionários para que eles façam atividades que têm em comum, por exemplo, praticar o inglês. Isso fará com que o vínculo das pessoas vá além do local de trabalho.

Beneficie

Hoje, existe no mercado uma série de empresas que oferecem parcerias que trazem benefícios aos colaboradores. Que tal ofertar, por exemplo, acesso a academias, alimentação saudável, cursos a distância ou presenciais, cupons de desconto em serviços de estética e saúde?

Ainda, o tipo de serviço oferecido pela sua empresa permite horário flexível ou home office? Coloque isso em prática agora mesmo! Esse tipo de benefício traz para o colaborador a sensação de que a empresa confia nele, pois sai do padrão de horário e local e demonstra que o foco da empresa é a produtividade.

Elogie e agradeça

Atualmente, temos visto que não é apenas dinheiro que as pessoas buscam. Elas querem ser reconhecidas e valorizadas. Portanto, crie uma política junto aos gestores, que incentive os elogios, assim, isso será um hábito e você terá um ambiente onde o respeito é incentivado.

A escolha do time para iniciar a implementação

O endomarketing é um grande desafio para uma empresa e é comum que ele seja realizado pelo RH. Mas para garantir o sucesso, é recomendável separar um grupo para se dedicar à implementação do processo, principalmente na primeira fase. 

Ao determinar uma equipe específica para implantação do endomarketing, o negócio garante uma maior qualidade para o trabalho e um planejamento de implementação mais eficaz.

O plano de benefícios para os colaboradores

Atualmente, um dos principais pilares da gestão administrativa são as motivações e fidelização dos funcionários. Entretanto, manter um colaborador satisfeito e motivado no seu trabalho não é uma tarefa fácil. 

Além de uma boa remuneração, a cartela de benefícios também é um importante fator para atrair bons profissionais e aumentar o engajamento deles com a empresa. Ao oferecer vantagens para os colaboradores, a organização melhora a relação com o funcionário e tende a valorizar a marca interna, trabalhando efetivamente o endomarketing.

Promova a integração dos colaboradores

As relações interpessoais são fatores diferenciados para o sucesso de qualquer estratégia de endomarketing, por isso, para garantir o sucesso de uma ação é importante que a empresa invista em ações informais que estimulem laços entre os profissionais. 

Além disso, é indispensável que o local de trabalho seja amigável e tenha um bom clima organizacional. Para tanto, as ações de integração ajudam a aproximar os funcionários e a construir ambientes mais consistentes e colaborativos.

 As principais práticas para auxiliar na integração entre os funcionários são confraternizações de aniversário, celebrações de datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Natal e as festas de fim de ano.

Além disso, a estratégia também pode incluir outras ações que permitem interações, como a criação de grupos para atividades físicas ou algum outro tipo de esporte.

As ferramentas para promover a comunicação interna 

Uma efetiva comunicação interna é considerada o alicerce para um bom desenvolvimento do endomarketing. Assim, a empresa pode escolher canais que permitem um diálogo entre empresa e colaborador. Isso garante a estruturação de um bom diálogo.

Nesse sentido, a comunicação entre empresa e colaboradores pode ser feita por meio de murais, newsletters, aplicativos, canal exclusivo da empresa, rede social e TV corporativa. 

De forma geral, todo meio de comunicação tende a ter vantagens e desvantagens. Logo, é preciso analisar, de acordo com as características da empresa, os métodos que mais se encaixam em relação ao negócio. Para tanto, é preciso considerar a quantidade de funcionários e o objetivo desejado.

Assim, uma organização que deseja ter uma boa imagem precisa focar na comunicação interna. Para criar estratégias de endomarketing, as equipes do RH e de marketing da empresa devem trabalhar juntas. De preferência criando um time especializado para focar apenas no assunto. 

O sucesso de uma estratégia de endomarketing reflete em um bom clima organizacional, retenção de talentos, diminuição da rotatividade de profissionais, bem como no aumento da produtividade. Ainda, como consequência, a empresa melhora a imagem interna e externa.

Agora que você entendeu mais sobre como implementar o endomarketing, confira nosso post sobre Admissão: o que é e como fazê-la de forma correta!


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