Muitas pessoas ainda pensam que o endomarketing é igual à comunicação interna, porém, apesar de serem próximos, não são iguais e um não substitui o outro. Mas você sabe como implementar o endomarketing em uma empresa? No endomarketing, o objetivo é que os colaboradores sejam engajados a agir de uma determinada maneira, que seja boa para eles e para a empresa, em uma relação direta e próxima. Agora que você já tem uma ideia do que deve buscar com endomarketing, que tal continuar a leitura? Neste post, aprofundaremos e daremos algumas dicas de como implementá-lo na sua empresa. Confira!
O endomarketing
Trata-se do conjunto de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os funcionários e o engajamento. Hoje, é uma das ferramentas mais eficaz para reduzir o turnover, além de auxiliar na captação dos profissionais mais qualificados no mercado para sua empresa. A equipe que compõe uma empresa é, na verdade, o primeiro cliente dessa organização. Logo, ela será responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio. Quando se tem uma série de colaboradores que se sentem frustrados e desmotivados, suas ações refletem diretamente nos resultados que são entregues aos clientes finais. Agora, se o colaborador gosta da atividade que exerce, está em um lugar em que se sente bem e que permite que ele execute suas funções, ele produz mais, pois valoriza a empresa e entrega o melhor resultado, fazendo com que ele e a organização crescem juntos. É por isso que o endomarketing vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Uma empresa que busca ter um alto rendimento tem que ter funcionários e clientes satisfeitos.A soma entre Marketing e o RH
Para ter uma estratégia de endomarketing de sucesso as equipes do Marketing e do Recursos Humanos devem trabalhar juntas. O RH é a área onde é possível encontrar uma maior quantidade e variedade de dados sobre os profissionais de uma empresa. Normalmente, é o responsável pela pesquisa de clima, análise dos diferentes perfis presentes na companhia, além de conhecer as reivindicações dos colaboradores de uma forma geral. Logo, a equipe de Marketing deve, em conjunto com o RH, analisar os dados levantados e traçar uma estratégia que atenda, ao mesmo tempo, as reivindicações dos colaboradores, levando ao aumento do engajamento dos profissionais. Portanto, para que a estratégia seja mais eficiente, é necessário não focar ações que sejam muito específicas, pois quando se pensa em uma abordagem mais aberta, a chance de acertar é maior.Os passos para implementar o endomarketing
Agora, conheça algumas dicas práticas de como você pode começar a executar o endomarketing na sua empresa.Comunique
Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitas empresas não têm uma estrutura de comunicação efetiva com os seus colaboradores. Sendo assim, analise o perfil dos colaboradores e descubra onde a comunicação pode ser efetiva:- e-mails semanais;
- grupos no WhatsApp;
- murais;
- jornais impressos;
- informativos;
- caixas de sugestões.