Como implementar a ginástica laboral e quais os benefícios para a minha empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

A ginástica laboral contempla exercícios corporais que ajudam a manter a postura correta, prevenir lesões por esforço repetitivo e aliviar o estresse.

Praticada durante o expediente e no local de trabalho, é uma opção encontrada por muitos gestores que visam proporcionar benefícios aos seus funcionários e, consequentemente, à organização.

Porém, diversas empresas ficam em dúvida se a ginástica laboral é aplicável à rotina diária da organização e quais são as vantagens que ela proporciona.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para ajudar com essas questões, criamos este conteúdo sobre ginástica laboral. Acompanhe!

Como aplicar a ginástica laboral na empresa?

A ginástica laboral não exige que a empresa tenha um espaço específico para tal, podendo ser facilmente realizada nos próprios postos de trabalho. Essa possibilidade, inclusive, contribui para a adesão dos colaboradores, que não precisam se deslocar para o local das aulas.

Apesar dos benefícios da prática, alguns gestores podem ficar receosos de contratar o serviço. Muitas vezes imaginam que esta implementação será trabalhosa e complicada.

No entanto, é possível contratar uma empresa capacitada e especializada no assunto, que, juntamente com a organização, vai cuidar de todas as etapas de implementação, realização e monitoramento da atividade.

A contratada fica responsável por organizar as aulas e adequá-las de acordo com a realidade e os objetivos da organização.

Aos líderes, cabe sobretudo, incentivar e estimular os colaboradores a participarem das aulas de ginástica laboral, destacando os benefícios que essa prática pode trazer.  

Mas, quais os benefícios da ginástica laboral?

As intervenções de ginástica laboral conferem inúmeros benefícios aos colaboradores, e, consequentemente, proporcionam vantagens para a empresa. Confira:

1. Aumento da produtividade

Pequenos intervalos na rotina de trabalho são muito importantes. Eles permitem que o colaborador não caia na mesmice, melhore o seu foco e atenção, potencializando assim os seus resultados.

A ginástica laboral faz com que o colaborador se sinta mais disposto e relaxado e proporciona também uma melhora física, que é refletida em todas as outras habilidades corporais, como a concentração e a motivação.

2. Melhora da integração da equipe

Como a ginástica trabalha é realizada em grupos, há uma grande integração da equipe de funcionários.

Esses intervalos diários são saudáveis para que os colegas interajam, conversem e até mesmo deixem de lado algumas desavenças que aparecem ao longo do dia.

Após a ginástica laboral, o ambiente de trabalho fica mais leve e o estresse é deixado de lado, o que impacta diretamente em uma melhora do clima organizacional.

3. Redução dos índices de afastamento e doenças ocupacionais

É comum que pessoas que trabalham sempre na mesma posição e repetindo constantemente o mesmo movimento desenvolvam doenças ocupacionais, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Outra grande incidência são as dores na coluna e lombar, decorrentes de uma má postura, principalmente durante as atividades laborais.

Ambos os casos geram altos índices de afastamento dos colaboradores e podem ser prevenidos através da prática regular da ginástica laboral. Além disso, por ser uma atividade física, a prática também contribui para a prevenção de doenças crônicas, como problemas no coração, hipertensão e diabetes.

4. Aumento da satisfação dos funcionários

As pessoas gostam de ser valorizadas. Por isso, funcionários que se sentem valorizados e cuidados pela organização são mais dedicados e satisfeitos.

Manter organização e funcionários alinhados é uma grande meta das empresas atualmente. A concorrência é grande, e ter, na sua equipe, colaboradores satisfeitos reflete diretamente no resultado organizacional.

Ao incentivar o bem-estar dos funcionários, promovendo a eles mais saúde e qualidade de vida, a empresa está investindo em seu próprio crescimento.

A ginástica laboral, nesse cenário, é uma excelente opção de atividade, com bom custo-benefício e ótimo retorno.

E então, preparado para implementar a ginástica laboral agora mesmo na sua empresa?

Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais e deixe que os seus amigos conheçam os benefícios dessa prática!

Artigo desenvolvido pela BeeCorp, empresa que oferece bem-estar corporativo através da promoção da saúde, segurança e qualidade de vida nas empresas.


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ivone Marcolino de Araujo Nunes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ivone Marcolino de Araujo Nunes
Visitante
Ivone Marcolino de Araujo Nunes

Excelente ajuda para desenvolver meu trabalho