Como identificar pessoa multitarefa em um processo seletivo?

mulher falando ao telefone e anotando alguma coisa em frente ao computador, representando uma pessoa multitarefa
Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

A evolução da tecnologia e as informações que surgem a cada segundo fizeram com que as empresas precisassem se adaptar para manter a competitividade. Por essa razão, muitas delas preferem contratar pessoa multitarefa.

Muito provavelmente as mães, pais etc. acreditam que são pessoas que se encaixam dentro desse perfil. Talvez em alguma situação isso seja verdade e essas pessoas, de fato, tenham características como essa. No entanto, ser uma pessoa multitarefa no mercado atual vai um pouco além.

Mas como esse perfil é caracterizado? Quais são os benefícios que ele pode de fato trazer? Como identificá-lo em meio a tantos candidatos? Continue a leitura para entender!

Como está o mercado atual?

A modernidade e a evolução rápida das novas tecnologias trazem consigo uma série de mudanças no dia-a-dia das pessoas. Estar 100% do tempo conectado começa a impactar a rotina de alguém desde o momento em que essa pessoa acorda e pega o celular para acompanhar o que está acontecendo ou o que aconteceu nas últimas horas.

Ao mesmo tempo em que está fazendo isso, muito provavelmente ela está tomando seu café da manhã, conversando com alguém que mora na mesma casa e acompanhando o horário do ônibus que vai passar no ponto em que ela precisa estar em breve.

Esse tipo de situação hipotética é bastante comum no cotidiano das pessoas e pode se estender para o ramo profissional. No entanto, realizar todas essas coisas simultaneamente não significa ser uma pessoa multitarefa. Possuir o perfil multitarefa é ser capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo mas sem perder a qualidade durante o processo.

Parece difícil não é? Realmente é. Não existem tantas pessoas capazes de fazer isso no mundo, mas, felizmente, existem pessoas que têm um pouco mais de facilidade com isso do que outras e essas podem não ser tão difíceis de encontrar.

Como a tecnologia já alterou e vem alterando a forma de se trabalhar, as demandas das empresas nos processos de recrutamento também mudaram e vêm mudando para acompanhar esse cenário.

Não é algo fora do normal exigir que um funcionário se responsabilize por diversas tarefas e muito provavelmente essa tendência vai se tornar cada vez mais presente.

Funcionários multitarefa podem ser interessantes quando colocados nos cargos que exigem habilidades como essa. Porém, ainda é um desafio identificar esse tipo de pessoa simplesmente porque essa habilidade não era algo tão requisitado no passado.

O que é ser multitarefa?

Imagine a seguinte situação: você está no telefone conversando com um cliente, enquanto anota as ideias que teve para o projeto dele. Parece um exemplo simples a princípio, mas isso é uma das habilidades do perfil multitarefa.

A pessoa consegue realizar com facilidade mais de uma ação ao mesmo tempo. No entanto, esse perfil não se restringe a isso. Um profissional que é capaz de mudar de tarefa, sem prejudicar a qualidade do seu trabalho, ou que possui habilidades que vão além da sua formação também pode ser considerado multitarefa.

Ou seja, um indivíduo que realiza várias tarefas no mesmo dia e tem atenção ao que faz, sem perder a produtividade pode ser encaixado nesse perfil.

Tal característica não é muito simples de se desenvolver e nem de ser encontrada. No entanto, contratar profissionais com tal habilidade pode colocar a sua empresa em um patamar maior de competitividade com grandes corporações do mercado.

Quais são os benefícios de contratar profissionais com este perfil?

Depois de entender o que é ser multitarefa, é preciso conhecer as vantagens que isso pode trazer para a sua empresa, certo? A primeira delas é o nível elevado de produtividade.

Ter profissionais com perfil multitarefa permite que o time seja mais ágil na realização dos deveres, sem deixar a qualidade deles de lado. Assim, é possível estabelecer mais desafios, já que eles conseguem alcançar com maestria os objetivos da corporação.

Geralmente, profissionais com perfil multitarefa possuem característica generalista, ou seja, eles dominam teoria e prática. Ter um colaborador que saiba lidar com pessoas, que consegue manusear as ferramentas necessárias e que ainda resolve problemas extras é algo muito requisitado.

Esses funcionários costumam ter maior qualificação e capacidade estratégica, além de estarem dispostos a aceitar desafios maiores — algo fundamental para o crescimento de uma empresa. É justamente essa avidez, a capacidade de desenvolver ideais e tirá-las do papel, que fazem dele peça-chave do negócio de sucesso.

Como um processo seletivo pode identificar uma pessoa multitarefa?

O primeiro passo do processo seletivo é utilizar um software que permita entender o perfil comportamental, assim, é possível reduzir erros de contratação e encontrar os melhores candidatos.

Com a ajuda dessa ferramenta, avaliar o candidato que tem mais a ver com a cultura da empresa e se encaixa nas exigências é bem mais simples.

É possível também fazer um teste utilizando amostras fictícias de projetos para mensurar a capacidade do candidato de lidar com múltiplos eventos. A ideia não é medir o conhecimento, mas sim a criatividade e a memória prospectiva do potencial colaborador — capacidade de se lembrar de eventos futuros com facilidade.

Como você pôde perceber, identificar profissionais com perfil multitarefa exige um trabalho minucioso de RH. Logo, é fundamental utilizar ferramentas que ajudem no desenvolvimento do trabalho.

Atualização

Durante o processo de seleção de um candidato, é importante observar se ele está por dentro do que está se propondo fazer. Pode ser que esse funcionário não seja o multitarefa ideal, mas ele pode ser alguém com uma facilidade maior do que a média para a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo.

Nesse caso, a atualização é um sinal de proatividade e por isso deve ser observada. Funcionários proativos podem ser os que possuem uma maior facilidade assumir novas responsabilidades.

Comunicação

A comunicação não é uma regra em profissionais multitarefa mas pode ser que ela esteja mais presente nessas pessoas. Quando falamos em comunicação não necessariamente estamos falando sobre simpatia ou extroversão. Na realidade, vai muito além disso.

É mais sobre uma facilidade de comunicação, ou seja, a capacidade de transmitir uma ideia de forma que a pessoa que está ouvindo entenda exatamente o que o outro quis dizer.

Quando se trabalha com diversos setores, tarefas e pessoas, essa característica é extremamente necessária e geralmente quem possui um perfil multitarefa tem mais aptidão para isso.

Em um processo seletivo, na maioria dos casos, a boa comunicação pode ser percebida logo nos primeiros contatos com o candidato.

Organização

Na maioria dos casos, organização já é um requisito importante para o desempenho de qualquer trabalho. Para um profissional que tem disposição para trabalhar com diversas coisas ao mesmo tempo isso se torna ainda mais essencial.

Obviamente, todo caso tem uma exceção, no entanto, a ideia de que a organização é necessária quando existe uma grande quantidade de tarefas a serem realizadas, é quase unânime.

Se você tem ou conhece alguém que tenha uma capacidade de realização de tarefas simultâneas sem perda de qualidade, é bem possível que essa pessoa ou você tenham uma capacidade boa de organização de trabalhos. Para identificar isso em um candidato seria interessante perguntar sobre rotina cotidiana, quantidade de compromissos diários, entre outras coisas.

Ferramentas

Existem alguns softwares disponíveis hoje no mercado que são capazes de identificar certos perfis profissionais que tendem a ser mais multitarefa. Um exemplo de softwares como esses é o Solides Gestão.

Um software baseado na evolução da metodologia DISC, juntamente com outras teorias comportamentais, que é capaz de identificar certos perfis comportamentais nas pessoas é fundamental. Dentre esses perfis comportamentais está executor, o perfil mais multitarefa do sistema.

O perfil executor é naturalmente disposto para trabalhar e um líder nato. Gosta de agilidade e resultados. Como já foi dito, ele é o perfil mais adequado para a multitarefa. A identificação desse perfil no momento do recrutamento pode ser uma ótima solução.

Ao utilizar um software que descobre o perfil de cada candidato já é possível fazer uma espécie de pré seleção de acordo com a demanda da vaga. Se a vaga exigir uma certa habilidade multitarefa, maior agilidade e disposição, o foco maior será em encontrar perfis executores.

Existem diversos problemas no momento do recrutamento de uma empresa e também na manutenção de atividade dos colaboradores. Se for possível otimizar cada vez mais todos esses processos em busca da economia de tempo e da assertividade, com certeza é interessante pesquisar sobre.

Para saber mais sobre a identificação de perfis comportamentais faça o download gratuito do nosso e-book "Gestão de Pessoas: É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores".

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima