Como identificar habilidades profissionais no recrutamento?

Tempo de leitura: 5 minutos

Como profissional da área de RH, você já deve ter notado que a evolução no mercado não trouxe apenas novas maneiras de se produzir, como também novas práticas de recrutamento. Várias das habilidades profissionais que antes eram consideradas fundamentais para selecionar um novo colaborador foram revisadas e diversas outras foram acrescentadas.

As características requisitadas no momento do recrutamento são divididas entre hard skills e soft skills. Esse conjunto de capacidades, técnicas e comportamentos permite que você alcance o sucesso na seleção do colaborador ideal através de uma combinação de competências antes não tão valorizadas dentro das organizações.

Por isso, é fundamental que você entenda o que são as soft skills e hard skills para selecionar o candidato com as habilidades profissionais e pessoais necessárias para a sua empresa. Mas não se preocupe, explicamos tudo o que você precisa no artigo de hoje. Confira!

O que são hard skills?

De maneira geral, as hard skills são as competências técnicas que podem ser ensinadas e desenvolvidas em uma pessoa. Os idiomas, cursos realizados, habilidades com softwares específicos para o ramo, enfim, tudo isso pode ser classificado como hard skill.

Normalmente essas habilidades profissionais são evidenciadas nos currículos ou cartas de motivação. Além disso, os candidatos também podem comprová-las através de diplomas, certificados ou históricos profissionais.

O que são soft skills?

Diferente das hard skills, as soft skills são capacidades extremamente subjetivas e difíceis de identificar. Enquanto as primeiras são habilidades profissionais técnicas, as soft skills são competências mais voltadas para o comportamento.

Elas são responsáveis pela qualidade dos relacionamentos interpessoais e em alguns casos pela determinação e empenho, empatia, resiliência… enfim, tudo que se relaciona com a inteligência emocional do candidato que você está lidando.

Exatamente por serem características muito difíceis de serem desenvolvidas é que as soft skills passaram a ser algo tão valorizado no mercado. Além de tudo isso a mudança no mercado de trabalho e o aumento expressivo da pressão também contribuíram para que essas habilidades fossem cada vez mais requisitadas, de acordo com a revista Exame.

É por isso que, como você já pode imaginar, profissionais capazes de gerir suas próprias emoções e as dos outros colaboradores, mantendo a harmonia e produtividade no ambiente de trabalho, são peças raras no mercado. Por isso, é fundamental que você saiba como identificar essas habilidades no processo de recrutamento e seleção!

Como identificar essas habilidades profissionais em um candidato?

Como já falamos, identificar as habilidades profissionais dos candidatos no recrutamento é fundamental para o sucesso do processo seletivo.  Isso vai impactar na adaptação do novo colaborador, o controle das taxas de rotatividade e uma série de outros aspectos que influenciam os resultados da empresa!

Mas esse reconhecimento das competências é justamente uma das maiores dificuldades que os gestores e profissionais de RH enfrentam, principalmente quando se trata das soft skills. Você já passou por isso?

Para te ajudar a desenvolver a capacidade de identificação dessas habilidades, selecionamos algumas dicas muito importantes sobre práticas que você pode aplicar em seus processos de recrutamento e seleção!

Peça referências externas

Se possível, é sempre interessante buscar referências sobre os candidatos com outros profissionais que já trabalharam com ele. Isso vale principalmente para a identificação de soft skills: como se trata de algo extremamente subjetivo, nada melhor do que saber sobre as percepções de outras pessoas sobre essas habilidades do futuro colaborador, não é mesmo?

Você também pode aproveitar as referências para conhecer um pouco mais sobre a qualidade das hard skills dos candidatos. Mesmo recebendo um bom currículo, muitas vezes é interessante que você reúna algumas informações sobre as capacidades do profissional que venham de fontes externas para garantir a assertividade da seleção.

Crie uma situação hipotética

No momento da entrevista de emprego, é muito comum que os recrutadores peçam exemplos de situações profissionais vividas pelos candidatos. O objetivo disso é procurar enxergar como essas pessoas colocaram em prática suas soft skills na resolução dos problemas.

Por mais que esse método também possa te ajudar a identificar as habilidades profissionais, nem sempre as situações vividas em outra organização se encaixam na realidade da sua empresa. Por isso, você pode propor ao candidato que ele solucione uma situação hipotética que facilmente acontece no local onde você está fazendo o processo de recrutamento e seleção!

Através da resposta do candidato, você vai conseguir analisar algumas das hard skills e soft skills que ele tem e se são essas as habilidades requisitadas pela empresa e pela vaga que está aberta.

Aplique um teste de análise comportamental

Você já ouviu falar em testes de análise comportamental? Esse tipo de teste é responsável por mapear o comportamento das pessoas e classificá-las em diferentes perfis comportamentais. Assim, você consegue identificar as habilidades profissionais, o que possibilita recrutamentos mais assertivos e uma gestão adequada para cada colaborador.

A partir dos dados sobre as competências que você reunir através do teste, em especial as soft skills, é possível tornar vários dos aspectos subjetivos de uma gestão em fatores concretos.

Agora que você já sabe como identificar habilidades profissionais em um processo de recrutamento e seleção, que tal aprender como desenvolver soft skills em sua equipe? Baixe nosso ebook gratuito!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Sandra Augusto Mauelele Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Sandra Augusto Mauelele
Visitante
Sandra Augusto Mauelele

Muito interessante, estou aprendendo bastante e isso vai melhorar muito na minha Gestao de Comportamentos