Como gerir conflitos de gerações

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente existem pelo menos três diferentes gerações dentro do mercado de trabalho. Cada uma delas conta com características específicas, maneiras distintas de realização de trabalho e, por fim, um olhar particular sobre o mundo.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que os Millennials, pessoas nascidas entre 1980 e 1997, já é a geração de maior presença no mercado de trabalho do país. A entrada dessa geração no mercado atual caracteriza uma mudança em toda a dinâmica dos ambientes empresariais.

Essa mudança na dinâmica acontece porque apesar de diferentes, as gerações passadas (Geração X e Babyboomers) possuem grandes similaridades entre si, o que facilita a harmonia. Enquanto isso, os Millennials chegaram introduzindo muitas novidades na rotina de trabalho e até mesmo transformando alguns processos.

A diversidade de gerações dentro de um negócio é importante para que se tenha visões diferentes sobre um mesmo assunto, porém, sabemos que às vezes alguns conflitos podem ser gerados.

Com isso em mente, separamos algumas dicas para melhorar a convivência entre essas gerações no ambiente de trabalho e gerir possíveis conflitos.

Deixe claro quais são as expectativas de trabalho e sucesso para o seu negócio

Cada geração tem uma visão de sucesso diferente das demais. Para alguns uma tarefa cumprida antes do prazo é sinal de trabalho bem feito. Para outros, cumprir o horário de trabalho dentro da empresa e entregar tudo a tempo, é suficiente. Existem ainda os que não se importam em cumprir horas no escritório, em casa ou em qualquer outro lugar, desde que façam o que têm que fazer com qualidade.

Pode parecer bobo mas essas diferenças de pensamento são capazes de interferir muito no relacionamento entre gerações. Se um Millennial é promovido a liderança de uma organização e precisa lidar com uma equipe composta por colaboradores de gerações diferentes das dele, muito diálogo será necessário. Isso acontece porque as expectativas de sucesso de um Millennial como líder, serão diferentes das expectativas dos colaboradores que ele lidera.

Obviamente, essa é apenas uma situação hipotética. Porém, toda organização está sujeita a enfrentar cenários similares. Dessa forma, diante de um contexto como este, é importante expor bem quais são as expectativas de um líder em relação à sua equipe, além de estar aberto à sugestões que possam facilitar o equilíbrio do trabalho.

Estimule o movimento e a comunicação dentro do ambiente de trabalho

Trabalhar em um ambiente onde as pessoas não se conhecem e não tem muito contato pode ser cansativo e maçante para qualquer colaborador. Se dentro desse ambiente existem diferentes gerações, além de maçante e cansativo o trabalho pode se tornar pouco fluido por causa dos conflitos que tendem a surgir.

Por essa razão, é necessário que os líderes estimulem a criação de relacionamentos amigáveis entre os colaboradores, especialmente entre aqueles de diferentes gerações. Esse tipo de relacionamento oferece aos colaboradores uma maior sensibilidade e empatia em relação ao próximo, o que ajuda na compreensão das diferenças existentes entre essas pessoas.

Esse tipo de aproximação pode ser incentivada de diversas maneiras. Desde de eventos promovidos pela empresa e treinamentos coletivos, até uma movimentação dentro do próprio ambiente de trabalho através da mudança na disposição dos lugares dos colaboradores dentro do escritório.

Você se interessou pelo nosso conteúdo? Que tal aprender mais sobre gestão comportamental para tornar a sua liderança cada vez mais eficaz e melhorar o relacionamento dos seus colaboradores? Leia o nosso Guia da gestão comportamental! ☺️

resultados-cta-blog

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] dos desafios mais importantes que vivemos na atualidade são as diferenças entre as gerações. Cada uma foi desenvolvida com valores e preceitos diferentes, o que acaba gerando conflitos na […]