Como fortalecer a sua marca empregadora na internet?

Tempo de leitura: 3 minutos

Marca empregadora ou employer branding são os termos usados para denominar um conjunto de práticas e técnicas voltadas para a otimização da imagem de uma empresa como boa empregadora. De acordo com um artigo da Harvard Business Review, os CEOs precisam prestar atenção ao employer branding.

A preocupação com o fortalecimento da marca empregadora ainda é algo relativamente novo na realidade das empresas no Brasil. No entanto, cada vez mais os profissionais reconhecem a importância dessa questão para o desenvolvimento de certos aspectos de uma organização e para a otimização do recrutamento e retenção de talentos.

Apesar de saber sobre os benefícios que podem ser conquistados por meio de uma marca de forte presença no mercado, para muitos negócios ainda é um desafio conseguir esse reconhecimento.

Quer entender como conseguir alcançar um bom patamar na estratégia de employer branding? Continue a leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Analise o quadro atual e estabeleça um objetivo claro

Assim como fazemos com qualquer outra estratégia, é importante saber onde se quer chegar com o fortalecimento da sua marca empregadora. Isso significa saber onde o investimento deve ser empregado.

Para isso, é importante também se situar em relação à percepção atual que os colaboradores possuem a respeito do ambiente de trabalho da empresa para saber qual será o ponto de partida. Faça uma lista de tópicos mensuráveis (remuneração, benefícios, etc.) e não mensuráveis (liderança, oportunidades de aprendizagem, clima organizacional, etc.) e peça a opinião dos seus colaboradores sobre o assunto.

Quando queremos fortalecer a imagem de uma organização dessa maneira, precisamos ter em mente dois focos. O primeiro é a criação de uma estratégia de marketing voltada para a divulgação da marca como boa empregadora. O segundo, é o fortalecimento da cultura da organização e o investimento em melhorias no ambiente de trabalho.

Se queremos vender a imagem de uma empresa como boa empregadora, ela deve, de fato, oferecer algum diferencial para os colaboradores que nela trabalham.

Mergulhe nas redes sociais

A disponibilidade de tecnologia que temos facilita muito as práticas de employer branding na internet. Por essa razão, invista na produção de conteúdos que enalteçam a vida e o trabalho na sua empresa e divulgue nas redes sociais.

Atualmente grandes empresas atraem diversos talentos por meio da imagem de marca empregadora que constroem através do Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais. É importante construir conteúdos de qualidade, inovadores e com um design atraente.

Esse tipo de conteúdo presente nas redes sociais será, provavelmente, primeira impressão que um talento terá sobre a sua organização.

Explore conteúdos audiovisuais

A famosa frase “imagens valem mais que mil palavras” nunca foi tão corretamente aplicada no meio corporativo. Mais do que apenas falar sobre a sua empresa, é necessário explorar as opções audiovisuais, investir em fotos do ambiente de trabalho, dos eventos da empresa, dos times de colaboradores, além de também pensar em como tudo isso pode ser transformado pequenos vídeos para as redes sociais.

Invista em estratégias de recrutamento

Desde o momento em que um talento capta uma primeira impressão sobre uma organização, até o momento ele que ele vai aplicar para uma vaga de emprego. Tudo isso faz parte da experiência que este profissional está tendo com a empresa.

Isso significa, então, que um bom fortalecimento da marca empregadora também compreende uma boa estratégia de recrutamento. Obviamente, essa estratégia vai variar de acordo com o seu público de talentos e as características deles, dessa forma é bom saber como eles são atraídos, onde eles se encontram e também quanta tecnologia deve ser usada nesse processo.

Como você já deve imaginar, um dos pontos mais importantes para o estabelecimento de uma marca empregadora é a presença de uma cultura empresarial forte.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, faça o download do nosso e-book “Cultura Empresarial: Como aumentar a produtividade dos colaboradores?.

Banner_Kit_Employer_Branding


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of