Como fazer uma entrevista de emprego? Veja quais são os passos para melhorar o seu processo!

Tempo de leitura: 5 minutos

O processo de Recrutamento e Seleção de novos colaboradores é uma das tarefas mais recorrentes nos setores de Recursos Humanos. Afinal, é através dele que novos profissionais são selecionados para trabalharem nas organizações!

Para conseguir contratar a pessoa certa para a equipe, é preciso fazer um processo seletivo bem planejado e com calma. Assim, você consegue analisar tudo o que precisa para não ter problemas futuramente com o colaborador.

Por isso, hoje separamos algumas dicas para uma das etapas mais importantes desse processo: como fazer uma entrevista de emprego. Você vai ficar sabendo o que precisa ser organizado e estruturado para cumprir bem essa atividade. Então, continue a leitura do artigo e prepare entrevistas realmente eficientes para uma contratação assertiva!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por que planejar a entrevista?

Muitas empresas sofrem com a realização de processos seletivos ineficientes. Isso gera aumento da taxa de rotatividade, impactando os resultados das equipes e da empresa como um todo. Outro ponto que torna os processos custosos é o tempo de fechamento de vaga, que pode gerar gastos desnecessários e impedir que um recrutamento e seleção de qualidade.

É claro que as entrevistas com os candidatos têm o seu papel nisso! Afinal, é nesse momento que o profissional de RH ou o gestor da equipe irá ficar frente a frente com o futuro colaborador e conhecer as suas experiências. E muitas vezes essa etapa não é eficiente porque não há uma organização, um padrão, o que faz com que cada responsável aplique a entrevista de uma forma diferente.

Por isso, planejar como fazer uma entrevista de emprego é fundamental não apenas para melhorar os resultados do departamento de Recursos Humanos, como para cada equipe. As consequências são contratações mais assertivas, colaboradores mais engajados e diminuição dos custos com turnover.

E como fazer isso? A resposta é: se organizando e montando uma estrutura de entrevista. Para te ajudar nessa tarefa, separamos quais são os passos que você deve seguir. Confira agora!

Como fazer uma entrevista de emprego?

Como você já sabe a importância de planejar as entrevistas de emprego, chegou a hora de entender quais são os passos a seguir. É importante que você tome cuidado com cada um deles e oriente as lideranças sobre essa organização. Assim, você leva eficiência e melhores resultados para a sua empresa!

1 – Conheça o perfil comportamental do candidato

O primeiro passo para fazer entrevistas realmente eficientes é conhecer antecipadamente o perfil comportamental dos candidatos. Assim, você pode fazer uma pré-seleção daqueles que estão mais adequados à vaga, evita a perda de tempo com profissionais que não possuem as competências e tendências de comportamento que resultam em um bom desempenho na função e ainda consegue montar um roteiro de perguntas que faz sentido.

E como fazer isso? Você pode contar com a ajuda de uma ferramenta que aplica testes de perfil comportamental e otimiza o seu processo de recrutamento e seleção. Já pensou receber diretamente em seu sistema de RH os candidatos que se inscreveram para a vaga e fazer o mapeamento de cada um para conhecer, antes mesmo da entrevista, mais de 50 características deles? Com certeza, você conseguirá diminuir os custos e ser mais assertivo em seu processo!

2 – Organize a entrevista

Outro ponto em que você deve prestar atenção para desenvolver uma boa entrevista de emprego é a organização de todo o processo. Essa é uma etapa de planejamento, em você deve pensar em tudo o que já pode ficar pronto antecipadamente e qual é o roteiro do encontro com o candidato.

É importante que você descreva detalhadamente, juntamente com a liderança, o cargo referente à vaga que está sendo aberta, quais serão as funções do novo colaborador, o salário e qual é o perfil comportamental ideal para desempenhar as atividades e integrar a equipe, por exemplo.

Pense também nas perguntas essenciais, quanto tempo a entrevista pode durar no máximo para não se tornar cansativa, com quem o candidato irá conversar. Tudo isso com certeza fará muita diferença, pois vai te ajudar a conduzir o processo da melhor forma – o que evita a perda de tempo e realmente gera informações importantes para a seleção do profissional certo.

3 – Tenha objetividade

Seja objetivo na elaboração do planejamento da entrevista. Prepare um roteiro com questões claras, essenciais e que tenham relação com a vaga e com o candidato. Saiba exatamente como conduzir o processo para que ele não seja longo e a pessoa não se perca nas respostas.

Aliás, este é um grande problema: em grande parte das vezes, além das entrevistas não serem realmente produtivas para o processo seletivo, elas ainda geram perda de tempo dos profissionais de RH, gestores e candidatos por não seguirem um objetivo claro.

Por isso, ter objetividade é fundamental nesse momento. Assim, você otimiza tempo, tem mais chances de contratar pessoas que se encaixam no perfil da vaga e que estão adequadas à cultura organizacional.

4 – Tome cuidado para que o processo tenha leveza

Tornar a entrevista de emprego mais leve é importante para que o candidato não se canse e também mostre quem ele realmente é. Como responsável por essa etapa, você pode tornar o ambiente mais agradável e cuidar para que a pessoa se sinta à vontade.

Nós já sabemos que esse é um momento de tensão para muitas pessoas. Por isso, é importante ter atenção para que o candidato sinta a confiança necessária para falar de suas experiências e capacidades. Com certeza, esse cuidado tornará a entrevista muito mais produtiva!

5 – Alinhe as expectativas com as lideranças

Converse com os líderes que estão abrindo vagas na equipe, veja quais são as suas expectativas para o novo colaborador. É importante ter alinhamento em relação ao que o líder espera e ao que a empresa precisa e acredita. Assim, você vai para a entrevista com um foco já determinado, ficando muito mais fácil encontrar o candidato ideal!

Agora que você já sabe como fazer uma entrevista de emprego, entenda mais sobre contratação e engajamento dos colaboradores na empresa. É só clicar aqui e baixar o ebook gratuito que preparamos para você!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] a entrevista é a primeira grande ferramenta de recrutamento e seleção utilizada para conhecer o candidato. […]