Como fazer recrutamento e seleção com a Sólides: o passo a passo

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Você sabe como fazer recrutamento e seleção de forma simples, otimizada e automatizada? A Sólides desenvolveu uma ferramenta que tem tudo que o RH necessita para realizar processos seletivos mais precisos, economizando tempo, dinheiro e, ainda, garantindo contratações mais estratégicas para o negócio.

Neste artigo, vamos falar da importância de ter um processo de recrutamento e seleção digitalizado e quais são os diferenciais da nossa ferramenta: o Recruiter. Além disso, explicaremos, passo a passo, como fazer todo o processo para que a sua empresa tenha uma gestão de pessoas mais eficiente desde o primeiro contato com os candidatos. Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por que digitalizar o processo de recrutamento e seleção?

Depois de passarmos por um momento histórico como a pandemia de COVID-19, nunca foi tão fácil entender a importância de ter processos informatizados em uma empresa. Contudo, além da flexibilidade proporcionada pelo recrutamento online, é importante compreender que existem outros fatores que proporcionam benefícios especiais para a gestão de pessoas, como veremos nos tópicos a seguir.

Divulgação ampla e direcionada das vagas

A fase de divulgação de uma vaga funciona como uma pescaria, por exemplo, você pode lançar uma rede em qualquer lugar, mas só vai pescar os peixes que vivem ali. Não dá para pescar um bacalhau em um rio no meio do pantanal, entende? Por isso, é muito importante escolher onde e como fazer a divulgação.

Mas além de estar onde há mais candidatos que preencham o perfil da vaga, é essencial tornar o processo mais atrativo, para engajar os candidatos e aumentar a qualidade e o nível de aderência no decorrer das etapas. 

Agilidade e precisão na triagem de currículos

Foi-se o tempo em que a pessoa responsável pela triagem dos currículos tinha que lidar com uma pilha de papéis para serem avaliados. Com um processo de recrutamento e seleção digitalizado, tudo isso é feito de forma automatizada, via sistema.

Nesse caso, o profissional do RH só precisa definir os requisitos de cada vaga para que a própria ferramenta identifique no cadastro dos candidatos o nível de aderência de cada um, tanto em relação aos conhecimentos técnicos quanto às soft skills.

Análise de dados e melhoria contínua dos processos

Outro ponto importante da digitalização do processo seletivo é que ele gera uma base de dados bastante rica e que pode ser utilizada para a melhoria contínua do próprio processo. Com isso, o RH é capaz de identificar os principais gargalos, os pontos que precisam ser corrigidos e até mesmo oportunidades de melhorias para tornar o trabalho mais eficiente, rápido e barato.

Redução de custos 

Por fim, mas não menos importante, a automação do processo de recrutamento e seleção também exerce um forte impacto nos custos da organização. Isso pode ser percebido desde fatores simples, como a redução na impressão de papel e a melhor gestão do tempo na realização de entrevistas, até pontos mais complexos, como aluguel de espaço, passagens e hospedagens em casos de vagas fora da região da empresa.

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Quais são os diferenciais da plataforma da Sólides?

A Sólides sempre acreditou que a tecnologia é essencial para uma empresa tornar seus processos de recrutamento mais ágeis e estratégicos. Diante disso, ela desenvolveu sistemas que se integram para facilitar a vida do profissional de RH e agregar mais valor ao seu trabalho. Confira as principais vantagens.

Realização do processo de ponta a ponta

Enquanto muitos softwares de RH focam apenas em recrutamento e seleção, o Sólides Gestão é uma plataforma completa de gestão de talentos, com People Analytics e gestão comportamental. Desse modo, ela entrega tudo o que o RH precisa em um só lugar. 

Triagem e análise de currículos automatizadas

No nosso módulo de recrutamento e seleção, as empresas contam com o Jobs, uma página exclusiva para divulgar as vagas abertas. Os candidatos aplicam para as vagas por meio da plataforma e também fazem o Profiler, mapeamento comportamental exclusivo da Sólides. 

Por proporcionar um recrutamento personalizado, a plataforma da Sólides poupa horas de separação de currículos em papel, de candidatos compatíveis com a oportunidade, pois, por meio dela, o RH pode criar as vagas definindo todas as hard e soft skills necessárias que o cargo exige, além de criar filtros e testes personalizados e outros detalhes que os gestores consideram fundamentais para a função. 

Identificação automatizada do fit de cada candidato com a vaga 

Com o algoritmo da Sólides, o tempo para realizar um processo de recrutamento e seleção pode ser reduzido em até 70%, pois nossa plataforma avalia tanto hard skills, que definem o que o profissional precisa saber fazer para preencher a vaga, quanto as soft skills, que garantem uma melhor aderência à cultura organizacional

Além disso, em cada etapa do processo, a plataforma mostra automaticamente o percentual de fit do candidato com a vaga em relação às suas aptidões técnicas e comportamentais. Assim, fica mais fácil identificar quem somará com a equipe por complementar habilidades que podem estar faltando para que determinado setor alcance seus objetivos. 

Atração do perfil comportamental ideal 

Um simples currículo não fornecerá informações específicas sobre as habilidades comportamentais do profissional — características altamente relevantes para o cargo que o candidato busca ocupar. Nesse sentido, o Profiler é uma ferramenta que pode auxiliar e está incluída no processo de recrutamento feito com a Sólides.

Trata-se de uma ferramenta de análise de perfil comportamental que fornece mais de 50 informações sobre a pessoa em apenas 5 minutos e foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 

Automatização e visão geral de todos os processos seletivos

Quando a empresa opta por trabalhar com o software da Sólides, ela conta com um painel que traz as principais informações sobre o andamento dos processos seletivos, como: 

  • status;
  • local;
  • data de divulgação e duração;
  • valor;
  • posição e responsável.

Assim, é estabelecido um padrão para todos os processos, o que auxilia o recrutador a ter uma visão mais sistêmica e organizada, além de facilitar a rotina do profissional de RH.

Personalização de etapas 

Com o Sólides Gestão é possível personalizar cada vaga conforme a necessidade da empresa, criando provas técnicas, que serão realizadas online pelos candidatos e corrigidas automaticamente pelo sistema, além do avanço automatizado feito enquanto os candidatos atingem os parâmetros mínimos definidos pelo responsável pela vaga.

banner do ebook perfil comportamental o guia completo

Como fazer recrutamento e seleção com a Sólides?

Até aqui, abordamos um pouco sobre as vantagens que envolvem o processo de recrutamento online, além dos benefícios de contar com o software da Sólides. Agora, apresentaremos as principais etapas de um processo de recrutamento remoto eficaz, que traz maior efetividade na escolha do candidato.

Crie um planejamento estratégico

O primeiro passo para um bom recrutamento é definir as aptidões necessárias para o cargo disponível, o tipo de profissional que combina com a vaga e também com a cultura da empresa. Logo, é necessário realizar a descrição da vaga com o máximo de detalhes.

Sendo assim, as informações não devem ser somente técnicas, como escolaridade, idioma e experiências anteriores, elas também precisam levantar as habilidades comportamentais esperadas para o cargo, como capacidade analítica e liderança.

Nessa tarefa, é fundamental que o profissional de RH tenha a colaboração de gestores e líderes do setor onde a vaga será ocupada, garantindo maior assertividade na escolha do perfil ideal. 

Defina os canais de divulgação 

Agora que você já sabe qual o perfil do candidato que a empresa busca, a próxima etapa é escolher os canais de divulgação para encontrar essa pessoa. Portanto, além de postar a vaga no site da empresa e na sua plataforma de gestão, essa comunicação também pode ser feita nas redes sociais.

Em algumas delas, como o LinkedIn, existe a possibilidade de direcionar o anúncio da vaga para profissionais com competências técnicas e comportamentais específicas, aumentando as chances de sucesso na atração do talento ideal para o time. 

Gerencie as etapas das vagas e posição de candidatos

Outro ponto a ser definido para que o recrutamento seja eficaz são as etapas da vaga, por exemplo: 

  • divulgação;
  • triagem;
  • testes online;
  • entrevistas por videochamadas com o RH e com os demais profissionais envolvidos no processo de recrutamento e seleção. 

Como já citamos, é possível organizar esse cronograma com a ferramenta da Sólides, no funil de recrutamento. 

Realize testes e entrevistas online  

Esse é um recurso fundamental no recrutamento online, já que é quando o recrutador poderá colocar à prova as competências comportamentais e técnicas do candidato. Dentre os principais testes que o RH pode aplicar de forma remota estão:

  • mapeamento do perfil comportamental;
  • idiomas;
  • testes de conhecimento técnicos específicos para a vaga;
  • teste de fit cultural;
  • testes psicológicos.

Em relação às entrevistas, é essencial alinhar com os candidatos qual será o dia e o horário, além da plataforma utilizada para a realização do bate-papo. Algumas dicas de preparação para esses momentos são:

  • um local calmo e silencioso para conduzir as entrevistas;
  • um roteiro de uma entrevista estruturada;
  • o currículo do candidato em um local visível ou em mãos.

Agora que você já sabe como fazer recrutamento e seleção de forma mais estratégica e eficaz, não tem mais desculpas para seguir com processos longos, desgastantes e ineficientes. Então, invista na qualidade dos processos de RH da sua empresa e agregue valor ao seu negócio. O seu sucesso pode estar dependendo apenas disso!

O futuro do recrutamento e seleção chegou e a sua empresa pode fazer parte desse movimento. Faça um teste grátis da ferramenta de recrutamento e seleção da Sólides e comece a contratar as pessoas certas, eficientes e ágeis agora mesmo!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments