Como fazer pesquisa de clima organizacional: o passo a passo

Tempo de leitura: 7 minutos

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Manter um ambiente corporativo saudável é uma meta constante que existe em todas as empresas. Para tanto, há ferramentas que ajudam a chegar nesse objetivo. Nesse sentido, saber como fazer pesquisa de clima é um ponto muito importante.

Neste post, aprenderemos como fazer pesquisa de clima na prática. Ainda, veremos um passo a passo para identificar o que precisa ser mantido e o que deve ser melhorado para construir o ambiente organizacional ideal. Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento para identificar como está o ambiente interno de uma empresa. Por meio dessa ferramenta, é possível entender quais são os principais aspectos positivos percebidos pelos colaboradores e quais as percepções negativas que os mesmos encontram em seu dia a dia. 

Nesse contexto, é válido mencionar que uma empresa que conhece e ouve o colaborador, tem as informações precisas para alcançar o clima organizacional apropriado. Ainda, existem vários motivos pelos quais a pesquisa deve ser implementada. A seguir, confira o porquê.

Aumento na produtividade

A satisfação de um colaborador está diretamente relacionada ao seu desempenho no trabalho. Segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia “um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros”, ou seja, um profissional satisfeito contribui diretamente nos resultados financeiros de uma empresa.

Diminuição na rotatividade

Embora, atualmente, as pessoas sejam menos apegadas ao tempo de permanência em uma única empresa, quando um profissional gosta do clima de onde trabalha, dificilmente ele considera sair desse lugar. Isso porque, antes de aceitar uma nova proposta, o colaborador considera não apenas o salário, mas todas as questões do ambiente no qual ele está inserido.

Por isso, uma organização que ouve o funcionário e se importa com o clima organizacional consegue manter seus funcionários contentes e diminuir a taxa de turnover em sua equipe.

Atração de talentos

Outro ponto fundamental relacionado ao fato de ter esse autoconhecimento, é que a partir desse aprendizado, é possível criar estratégias para manter um ambiente favorável. Assim, sua empresa se torna convidativa a novas pessoas, fazendo com que o processo de recrutamento e seleção seja mais passivo e menos dificultoso.

Passo a passo sobre como fazer pesquisa de clima 

Sabendo desses benefícios que uma pesquisa de clima pode trazer, agora, entenda como fazer essa avaliação com o seu time.

Planejamento

Em primeiro lugar, é necessário pensar qual é — ou quais são — o objetivo da sua pesquisa. Assim, você pode querer, por exemplo, identificar um problema específico de um determinado setor da sua empresa ou investigar quais são as razões pelas quais uma falha acontece em toda a empresa. 

Para tanto, não somente a definição dos objetivos deve estar organizada, mas também a própria estrutura da pesquisa. Uma boa dica é separar por blocos as perguntas que vão compor o seu questionário, para que elas fiquem melhor dispostas dentro e, assim, facilitem as respostas dos colaboradores.

Enquanto planeja, considere os seguintes quesitos:

  • data em que a pesquisa será aplicada;
  • data em que a pesquisa será analisada;
  • tempo de duração da pesquisa; 
  • responsável pela aplicação da pesquisa;
  • responsável pela análise dos resultados;
  • data e forma de divulgação dos resultados.

Após ponderar esses pontos, é hora de criar o questionário de perguntas. Dentro dele, você tem a opção de apontar situações a respeito do seu ambiente de trabalho e dar as seguintes opções de resposta: “sim”, “não” ou “talvez”. 

Ainda, criar várias opções de respostas, como: “acontece sempre”, “acontece com frequência”, “acontece com pouca frequência” ou “não acontece”. Existem várias formas de elaborar o questionário e você deve estar atento para o formato que melhor atende à sua necessidade. 

Alguns exemplos de perguntas que são indispensáveis para uma pesquisa de clima organizacional, são abordagens como:

  • Considero o volume de trabalho alto?
  • Estou satisfeito com a flexibilidade de horário?
  • A distribuição de tarefas é adequada no meu setor de trabalho?
  • Os salários e benefícios atendem às minhas expectativas?
  • Consigo ter uma comunicação interna satisfatória?
  • Vejo meu líder direto como uma referência positiva?
  • Sinto-me confortável e seguro no meu espaço físico de trabalho?

Comunicação prévia da pesquisa

Antes de aplicar a pesquisa é importante comunicar aos colaboradores que essa ação acontecerá. Além disso, eles precisam estar cientes que o objetivo da pesquisa é entender como está o clima organizacional da empresa. Logo, manter a transparência, nesse caso, é fundamental.

Assim, vale enviar um e-mail ou, até mesmo, fazer um comunicado presencial, para esclarecer como e quando será aplicado o questionário, qual plataforma será usada, a importância da participação de todos e outras dúvidas que podem surgir.

Aplicação

Em uma pesquisa de clima, o ideal é que todos os funcionários participem, tanto líderes quanto liderados. Uma dica, para deixar as pessoas mais à vontade, é manter as respostas do questionário anônimas. Dessa forma, todos terão mais liberdade para serem completamente honestos no preenchimento. 

Outro método para engajar as pessoas a participarem é divulgar que a participação é voluntária ou oferecer algum tipo de benefício para os participantes. Isso pode chamar a atenção dos colaboradores. 

Ainda, é válido lembrar que é importante fazer testes antes de realizar a pesquisa, caso ela seja feita de forma digital. Já que, quanto melhor e mais intuitivo é o seu questionário, mais descomplicado serão suas respostas e, consequentemente, facilitará sua análise posterior.

Análise dos resultados

Finalmente, depois de planejamento e execução concluídos, chegou a hora de analisar os dados coletados na sua pesquisa. Comece organizando as respostas. Separá-las em categorias pode ajudar na hora de explorar os resultados. 

Assim, caso você tenha organizado seu questionário nesse sentido, terá muito mais agilidade em seu trabalho.

Uma boa opção para auxiliar na leitura desses dados é criar uma nuvem de palavras com as expressões que mais aparecem em respostas abertas, por exemplo. Nesse sentido, existem ferramentas, como EdWordle e Tagcrowd, que podem auxiliar nessa tarefa.

O teste de clima organizacional tem como objetivo identificar os principais pontos positivos para que eles sejam valorizados e aprimorados, além dos pontos negativos que precisam ser alinhados, mas é fundamental que ações sejam elaboradas para o melhoramento do clima corporativo.

Portanto, depois dessa análise, medidas devem ser tomadas. Logo, é apropriado agendar uma reunião para discutir quais ações podem ser executadas.

Divulgação dos resultados

Assim como divulgar previamente o “evento” da pesquisa, é recomendável que os resultados sejam apresentados para as pessoas. Assim, a ação da pesquisa fica completa e o propósito será melhor compreendido. 

Uma dica final: realize essa pesquisa regularmente! Com o passar do tempo, a sua empresa muda, cresce, os funcionários se renovam, portanto, mantenha uma periodicidade de aplicação para que a evolução da sua empresa seja constante.

Agora que você já aprendeu o passo a passo de como fazer pesquisa de clima, é só colocar a mão na massa. Essa ferramenta vai ajudar você a manter o ambiente da sua empresa cada vez melhor. 

O conteúdo foi útil? Então, que tal se aprofundar ainda mais e aprender tudo sobre People Analytics?

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Jorge da Silveira Luiz
Jorge da Silveira Luiz
14 dias atrás

Muito interessante e acredito ser de grande valia para a evolução dos colaboradores como tambem para a empresa em ficar conhecendo como está o ambiente dos mesmos.