Como fazer uma parceria de negócios promissora e aplicar essa estratégia ao seu favor

Tempo de leitura: 9 minutos

Sabe aquele ditado popular que diz: “A união faz a força”? Então, saiba que, no mercado corporativo, essa frase deve ser aplicada no dia a dia das empresas. Isso porque, ao utilizar uma parceria de negócios, a organização tem a oportunidade de oferecer e adquirir novos conhecimentos e processos. 

Além disso, contar um parceiro de negócios, faz com que as organizações se mostrem atualizadas nas tendências do mercado, expandindo suas fronteiras e adquirindo vantagens competitivas, conquistando assim os melhores resultados. 

Agora, se você se interessou pelo assunto e quer buscar uma parceria de negócios promissora para a sua empresa, este post vai auxiliar na tomada dessa decisão, de forma mais estratégica e assertiva possível. Então, continue a leitura!

O que é uma parceria de negócios?

Trata-se da união entre duas ou mais empresas ou profissionais em prol de um objetivo em comum. Algo que seria mais difícil de ser alcançado com uma organização atuando sozinha. Na maioria das vezes, essas parcerias têm como foco a troca de conhecimento, melhoria de processos ou expansão geográfica. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas nem sempre as parcerias de negócios são firmadas somente por objetivos operacionais, e sim podem contar com apenas um: marketing. Logo, uma marca se une a outra com o intuito de alcançar maior visibilidade, reconhecimento no mercado e, claro, adquirir novos consumidores. 

Nesse sentido, para que uma parceria de negócios dê certo, tanto com o objetivo de melhoria nos processos quanto no ganho de visibilidade, é fundamental que metas e expectativas das duas empresas estejam alinhadas. 

Um exemplo de parceria de negócios bem atual é a existente entre o streaming recentemente chegado ao Brasil, o Disney+, com empresas como Vivo, Mercado Livre, Bradesco e Globo Play, em que os clientes desses serviços ou empresas podem assinar a plataforma de streaming por valores mais em conta. 

Assim, o streaming consegue atingir o público de grandes empresas já consolidadas no Brasil e também auxilia o consumidor a adquirir duas plataformas de entretenimento sem ter que pagar o valor integral por cada uma delas. 

Quais as vantagens de uma parceria de negócios?

Até o momento, você já conseguiu notar que, em um mundo impactado fortemente pela tecnologia, muitas vezes, para que uma empresa possa se manter no mercado, ela precisa se juntar a seus concorrentes. 

Agora, apresentaremos com mais detalhes quais os principais benefícios de uma parceria de negócios. Confira!

Diminuição da burocracia

Em uma parceria de negócios, a burocracia tende a diminuir pelo fato de que os dois lados trabalharão juntos em prol dos seus objetivos e metas finais. Isso porque, uma empresa pode facilitar o acesso a produtos ou serviços  no desenvolvimento da outra e, ainda, agregar uma melhor experiência de compra para o consumidor final. 

Nesse sentido, uma loja virtual que tem uma parceria com uma transportadora, por exemplo, facilita a negociação de um melhor custo de frete e poupa tempo do cliente ter que, ele mesmo, contratar uma empresa para transportar a mercadoria adquirida.

Além disso, para diminuir a burocracia e facilitar a implementação de processos na empresa, uma ótima alternativa é contar com a parceria de uma plataforma White Label. Esse conceito se refere a comprar um produto ou serviço de uma marca e revender ou utilizá-lo como seu. 

Um case de sucesso de uma parceria White Label com uma empresa está, principalmente, em isentar a organização de implementar, por exemplo, um software de gerenciamento ou um aplicativo do zero, utilizando a tecnologia de outra empresa, cabendo ao comprador somente personalizá-lo. 

Atuação mais estratégica

A troca de conhecimentos de ambas as marcas, além da análise de dados e métricas faz com que processos internos se tornem mais estratégicos e, por consequência, os lucros aumentem. Além disso, cada empresa tem sua persona, ou seja, clientes em potencial e defensores da marca. 

Logo, com a junção do público-alvo das duas empresas, é possível elaborar ações e estratégias que alcancem os dois públicos e estabeleçam um tipo de relacionamento com ele — como o caso do Disney+, já citado. Assim, o público de ambas as empresas aumentará.

Aumento da capacidade competitiva

Outro ponto importante a ser citado sobre os principais benefícios de buscar uma parceria de negócios é que ela aumenta a competitividade no mercado. Lembra quando falamos que a “união faz a força”? Então, em um mercado cada vez mais competitivo, engana-se quem acredita que sozinha uma empresa chegará longe.

Quando falamos de parcerias de negócios, contar com o auxílio de uma consultoria de gestão de pessoas, por exemplo, pode ser um recurso fundamental para ajudar a empresa a gerir seu capital humano, obter melhores resultados com a gestão por competências e, com isso, elevar a eficiência operacional dos seus colaboradores. O que levará ao aumento de sua capacidade de oferecer produtos e serviços de qualidade ao consumidor final. 

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Como encontrar parcerias para o seu negócio?

Mesmo trazendo diversos benefícios para o negócio, nem sempre é fácil encontrar o parceiro que dê “match” com o perfil e a cultura da sua empresa. Por isso, separamos alguns tópicos que auxiliarão você a encontrar uma parceria que renda bons frutos para ambos os envolvidos. 

Estude o mercado

Assim como deve existir um estudo de mercado antes de escolher em qual tipo de negócio investir e em quais locais você deve procurar o seu público, para encontrar uma parceria de negócios, é preciso enxergar de forma mais ampla e estratégica quais os demais desejos e necessidades da sua persona, ou seja, aquelas que vão além do nicho de atuação do seu negócio.

Nesse sentido, se você tem um salão de beleza, provavelmente seu público tem interesse em produtos de estética e maquiagem. Então, uma boa pedida seria firmar parcerias com empresas de cosméticos ou com profissionais que oferecem cursos de maquiagem e outros procedimentos relacionados à beleza. 

Conheça seus concorrentes

Conhecer e analisar as empresas que concorrem com o seu negócio é fundamental para se destacar no mercado. 

Isso porque, ao identificar o perfil dos concorrentes potenciais, você pode ficar ciente de falhas em seu negócio e, assim, selecionar quais parcerias podem auxiliar na busca de melhorias nos processos e estratégias de marketing e vendas.

Assim, sua empresa consegue um diferencial competitivo diante dos concorrentes, trazendo maiores benefícios e comodidades aos seus clientes.

Faça networking

Essa talvez seja a melhor forma de encontrar uma parceria de negócios promissora. Isso porque, fazer networking é fundamental para qualquer empresa expandir seus contatos, adquirindo visibilidade e reconhecimento no mercado. Mas para conhecer os parceiros certos é necessário participar de eventos da área de atuação do seu negócio e de nichos que tendem a agregar valor ao mesmo.

Em eventos como palestras, workshops e cursos, por exemplo, é possível encontrar diversos outros profissionais que estão engajados no mesmo ramo de negócios que você e, também, buscam parcerias promissoras. Ainda, alimentar seu LinkedIn e o da empresa tem se mostrado uma forma eficaz de fazer networking e encontrar parceiros de negócios. 

Sendo o LinkedIn uma rede social totalmente voltada ao mundo corporativo, na qual é possível encontrar informações curriculares e perfis detalhados de empresas e suas atividades, isso também significa que ela é um ótimo local para buscar novas parcerias.

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Sólides Partners como parceiro do seu negócio

Contribuir com estratégias que buscam o desenvolvimento humano dentro de pequenas e grandes empresas, como o mapeamento comportamental com auxílio do Profiler, é algo que motiva cada vez mais a Sólides a buscar novas estratégias para auxiliar as organizações em suas contratações e tomadas de decisões. 

Pensando nisso, surgiu o Sólides Partners. Um programa de indicação, revenda e consultoria. Seu maior objetivo é treinar, desenvolver e fortalecer seu time e sua marca para que ela se destaque e cresça no mercado.

Assim, se o seu negócio sofre com a falta de softwares e ferramentas para prestar consultorias, ainda, seu time busca um maior conhecimento em marketing e vendas, com o Partners, você tem a possibilidade de ampliar sua carteira de serviços e se tornar um potencial parceiro de negócios.

Além disso, no Partners, os participantes recebem treinamento sobre a ferramenta e suporte da Sólides para fazer novos negócios ou ampliar os produtos que oferecem para sua rede de clientes e contatos. 

Tudo isso por meio de uma tecnologia para gestão de pessoas mais eficiente e reconhecida no mercado de RH. No momento, essa rede de apoio conta com mais de 500 parceiros, então, não deixe de conhecer mais sobre o Sólides Partners e obter o conhecimento necessário para alavancar seu negócio. 

Parceria para ir mais longe

Durante a leitura, você pôde entender melhor como fazer uma parceria de negócios e aplicar essa estratégia a seu favor. Ainda viu que é uma tendência forte para que as melhores empresas se mantenham competitivas no mercado, agregando maior valor aos seus consumidores. 

Por isso, não deixe de buscar os melhores parceiros para a sua empresa agora mesmo com as nossas dicas, impulsionando o crescimento do negócio. Aproveite também o momento para conhecer o curso de Gestão Comportamental na Prática. Assim, você poderá melhorar os processos de recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento de lideranças, tornando sua empresa uma ótima opção de parceria de negócios.

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