Hoje, muitas empresas estão buscando aprender como fazer o recrutamento online. Isso porque, quando uma organização usa a internet em busca de novos talentos para ocupar vagas disponíveis, ela está ciente que bons profissionais se encontram nessa rede. Nesse processo, todas as etapas são realizadas à distância: o anúncio da vaga, a comunicação com o candidato, os testes e até as primeiras entrevistas.
Essa forma de buscar pessoas qualificadas está se tornando um dos tipos mais comuns de recrutamento. Além de ser a aposta de muitas empresas que usam a tecnologia a seu favor, principalmente em atendimento às demandas do departamento de Recursos Humanos.
Mas como essa seleção online funciona na prática? Tudo começa com a contratação de uma plataforma de recrutamento digital. Depois, a empresa divulga suas vagas na internet — inclusive nas redes sociais — importa os currículos recebidos e faz as entrevistas por videoconferência. Quando bem estruturada, a experiência é muito positiva e traz inúmeras vantagens para a organização.
Neste post, entenderemos como fazer o recrutamento online da forma correta e saberemos as diferenças entre recrutar pela internet ou de forma presencial. Ao final, você vai descobrir como apostar em um processo de admissão online eficiente pode ser extremamente benéfico e produtivo para a empresa. Acompanhe!
Diferenças entre recrutamento online e offline
Estamos na era digital, mas não são poucas as empresas que resistem em usar a tecnologia em seus processos. Porém, ao deixar de usar as ferramentas digitais, as organizações perdem em produtividade e isso reflete nos resultados esperados.
O recrutamento online se difere do método tradicional em muitos pontos. No primeiro formato, todas as etapas acontecem nos meios digitais de forma segura e simplificada. Enquanto no modo offline, o desdobramento desse processo é mais lento e passível de erro. Conheça outras diferenças pontuais.
Comunicação mais eficiente
Os recrutamentos analógicos dependem diretamente da interação entre as empresas e os candidatos, que precisam estar disponíveis e serem localizados pelos recrutadores. Logo, qualquer falha nessa comunicação atrasa a etapa.
No recrutamento online a comunicação é mais fácil e pode acontecer em diferentes plataformas: e-mail, telefone, WhatsApp, videochamada, entre outras. É mais rápido, eficiente e estratégico.
Inclusive, até as entrevistas podem ser realizadas pela internet, eliminando a necessidade de deslocamento até a empresa nesse início. Ainda, os candidatos podem ser comunicados sobre o andamento de cada etapa pelos meios digitais.
Identificação com o Fit cultural
Nos processos tradicionais, os analistas de RH podem encontrar mais dificuldade em identificar candidatos alinhados com os valores da empresa. Já no recrutamento online, a sinergia entre os futuros colaboradores e cultura organizacional pode ser vista nas primeiras etapas.
Portanto, é fundamental eliminar possibilidades de selecionar pessoas incompatíveis com a vaga ou com o fit cultural da empresa. Nesse contexto, o recrutamento online é mais assertivo.
Tecnologia como aliada
A tecnologia facilita o cotidiano nas empresas. Assim, funcionalidades, como recebimento de currículos por e-mail, entrevistas por Skype e treinamentos por videoconferência permitem que o analista de RH possa focar em outras demandas inerentes ao setor.
Por outro lado, o recrutamento tradicional aumenta a carga de trabalho e o estresse dos profissionais envolvidos na seleção de novos colaboradores.
Processos seletivos mais ágeis
Com a ajuda da internet, o setor de RH pode elaborar processos seletivos mais ágeis e menos complexos, propondo dinâmicas mais humanizadas e intuitivas. Já no recrutamento offline, acontece o contrário.
Além disso, quando há muitas etapas e infinitas entrevistas, o recrutamento fica engessado e complexo. Dessa maneira, o desempenho dos candidatos pode ser prejudicado, gerando insegurança e nervosismo.
Vantagens do recrutamento online
De maneira geral, recrutar pessoas com o uso da internet é muito vantajoso para as empresas. Economia, menor desgaste dos envolvidos, agilidade nos processos e flexibilidade para tratar de outros assuntos pertinentes ao setor. Confira outras vantagens.
Maior controle e armazenamento de dados
Quando o recrutamento online conta com uma plataforma específica para esse fim, as chances de acertar são muito maiores. Isso porque, o meio digital pode armazenar um grande volume de dados coletados durante o processo seletivo.
Assim, o analista de RH consegue gerar relatórios específicos que auxiliarão na escolha do perfil mais adequado para a vaga em questão.
Sustentabilidade e economia
O recrutamento de pessoas pela internet diminui consideravelmente o uso de papel. Com ele, a empresa evita impressões desnecessárias e produz menos lixo a ser descartado. Sem contar que é muito mais fácil e rápido localizar um perfil com uma busca simples no computador do que em uma pilha de currículos.
Temos aqui uma grande vantagem do recrutamento online: ele torna a organização socialmente responsável. E esse é um diferencial muito importante no contexto atual.
Gestão do banco de talentos
Além de eliminar uma montanha de papéis impressos, recrutar pela internet tem outra grande vantagem: a criação de um banco de talentos digital. Assim, quando for preciso buscar um perfil específico, basta acessá-lo e aplicar alguns filtros.
Ainda, essa forma de armazenar informações também diminui a chance de ter dados pessoais duplicados ou defasados. Outro diferencial que conta pontos para esse tipo de recrutamento é a possibilidade de atualizar cadastros a qualquer momento.
Tecnologias integradas
A internet oferece inúmeras possibilidades e ferramentas. Assim, ao investir no recrutamento digital, a empresa conta com outras tecnologias que podem ser integradas ao processo. Como exemplos, podemos citar: os softwares de gamificação, testes online, inteligência artificial e people analytics.
Como apostar em um processo de admissão online
Mas, afinal, como fazer o recrutamento online? Em primeiro lugar, lembre-se que o grande diferencial desse método é a possibilidade de realizar as principais etapas pela internet, sem a necessidade de encontros presenciais.
Entretanto, o uso da tecnologia começa antes mesmo do processo de recrutamento, por exemplo, com o software adequado, o gestor pode requisitar vagas pelo sistema e dispensar o uso da tradicional requisição de pessoal impressa.
Contudo, as etapas não param por aí. Confira agora o que pode ser feito à distância antes de contratar um profissional qualificado para a empresa.
Divulgação das vagas em aberto
Priorize os meios digitais para divulgar as vagas e oportunidades disponíveis na empresa. A internet oferece diversos canais para isso: as redes sociais, os sites especializados em emprego, formulários e o conhecido “trabalhe conosco”, geralmente disponível nos sites institucionais.
Tudo isso com um diferencial importante: é possível segmentar o público-alvo de acordo com as características da vaga.
Recebimento de currículos e coleta de documentos
O recrutamento online permite que os currículos e demais documentos de admissão possam ser recebidos pela empresa por meio da internet. Não se esqueça que essa modalidade é caracterizada quando a única ou principal forma de contato acontece digitalmente. Portanto, use todas as possibilidades que a tecnologia oferece.
Onboarding e integração com o time
Depois de usar a tecnologia para as etapas iniciais do recrutamento, ela continuará sendo uma aliada do gestor de RH no momento de engajar o novo profissional na empresa. O onboarding representa as boas-vindas, a adaptação do colaborador à cultura da empresa.
Assim, caso o onboarding digital seja a escolha, a adaptação pode acontecer pela internet, com a aplicação de treinamentos e dinâmicas para integrar os recém-contratados e ambientá-los ao novo emprego.
Como mostramos, a tecnologia aplicada à seleção de talentos proporciona que os gestores tenham uma visão ampla de todas as etapas em andamento. Consequentemente, o analista de RH tem condições de desenvolver indicadores de desempenho e gerenciar melhor todo o processo. Assim, entende-se melhor como fazer o recrutamento online.
Os recursos humanos são os bens mais valiosos de uma empresa. Por isso, para acertar no processo de admissão e demissão de colaboradores, acesse nosso e-book sobre o tema.