Como fazer gestão de conflitos nas organizações

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Apesar de se tratar de algo muito comum na realidade das empresas, os conflitos organizacionais sempre foram um tipo de tabu dentro dos negócios. Algumas gestões acabam não dando atenção a esse assunto, o que as torna pouco preparadas para lidar com o problema e para criar soluções realmente eficazes. Felizmente, nos últimos anos a mudança de cenário na gestão e nos recursos humanos tem aberto mais espaço para a abordagem de questões como a gestão de conflitos nas organizações. Isso também tem estimulado os gestores e profissionais a buscarem mais conhecimento sobre o assunto e sobre questões comportamentais. Você quer saber tudo sobre a relação entre a gestão de conflitos e o comportamento? Fique por dentro de como isso funciona e como gerir conflitos de forma eficiente em seu negócio com o artigo de hoje!

Identificando os conflitos organizacionais

Os conflitos organizacionais podem ser causados por diversos motivos: uma liderança que não está de acordo com as características dos liderados, conflitos entre colegas e ambiente de trabalho hostil, por exemplo. Tudo isso e diversos outros fatores podem gerar conflitos na sua empresa. Mesmo sabendo que os conflitos sempre existirão, descobrir a raiz do problema para enfrentá-lo de maneira direta nem sempre é tão fácil. Na maioria dos casos é mais inteligente fazer uma gestão que já tem como objetivo evitá-los. Assim, você vai prevenir o problema ao invés de ter que lidar com ele!

Entendendo a relação entre o comportamento e os conflitos

Foi buscando as melhores alternativas para fazer a gestão de conflitos nas organizações e também prevenir esse tipo de problema que chegamos ao ponto-chave da questão: o comportamento. O bom funcionamento de um negócio é baseado no princípio da coletividade. Isso quer dizer que o trabalho de cada colaborador da sua empresa é fundamental para que vocês alcancem os objetivos comuns do negócio. Mas nós sabemos que apesar de parecer simples quando falamos dessa maneira, a realidade é que cada pessoa tem um comportamento diferente e isso pode interferir - e muito! - na harmonia do processo. De acordo com estudos de diversas áreas de conhecimento relacionadas à gestão, existem cerca de quatro perfis comportamentais diferentes e todos eles podem estar presentes dentro de uma mesma empresa. Mas é a maneira como eles são geridos que vai direcionar a atuação dos diferentes perfis dentro de cada negócio. Para que essa ideia fique mais clara para você, vamos pensar em uma situação hipotética e simples: um grupo de subordinados vive em conflito constante com a sua liderança. Assim como na maioria dos casos semelhantes nas empresas, a principal causa do conflito nessa situação é o comportamento. O líder tem um perfil e um estilo de liderança específico que não está de acordo com a expectativa de liderança dos subordinados. Para gerir esse tipo de conflito, por exemplo, o gestor precisa conhecer os perfis comportamentais. Assim, ele vai conseguir descobrir quais são as características necessárias para liderar sem grandes problemas aquele determinado grupo de colaboradores. A partir disso, ele pode fazer certas adaptações para desenvolver uma gestão mais eficiente na organização! O mesmo acontece dentro de algumas equipes de trabalho, por exemplo. Existem perfis comportamentais que, em teoria, não poderiam trabalhar em contato direto com outros para evitar conflitos e manter a produtividade dos colaboradores. Por causa disso, fazer a gestão de conflitos nas organizações também é conhecer quais perfis são ideais para desenvolver trabalhos juntos e montar uma estratégia de manutenção e prevenção de desavenças internas.

Desenvolvendo a gestão de conflitos nas organizações

E como gerir os conflitos através do comportamento? Bom, nós já falamos acima sobre a importância de conhecer e fazer a análise dos perfis comportamentais das lideranças e demais colaboradores em sua empresa. Essa é a forma de conseguir prevenir os conflitos e ainda desenvolver uma gestão eficiente quando esse tipo de problema surgir! Mas esse não é o único benefício da gestão baseada no comportamento em sua empresa! Ela também é fundamental para que você conte com os colaboradores ideais nas funções certas, aumente a produtividade do seu negócio, diminua a rotatividade e reduza os custos em sua empresa. Para desenvolver uma gestão comportamental que gera bons resultados para o seu negócio, você pode contar com uma ferramenta que faz o mapeamento comportamental através da análise de perfil do seu time. Você vai ter acesso a relatórios e diversas outras funcionalidades que vão melhorar os resultados do seu negócio expressivamente! Agora quer saber como escolher a ferramenta certa para fazer a gestão de conflitos nas organizações? Não perca tempo para alcançar o sucesso nessa área em sua empresa! Preparamos um artigo que fala tudo o que você deve analisar na hora de adquirir um sistema de gestão comportamental. Confira aqui! Banner_Gestao_de_Pessoas_Conheca_Seus_Colaboradores
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