Como fazer o controle de absenteísmo no trabalho?

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Esse conteúdo foi desenvolvido por Ayala Nicolau, redatora no blog do Tangerino. Você já conhece a solução? Aproveite e faça o teste grátis!

Na vida profissional é normal que, de vez em quando, um colaborador se atrase ou falte ao trabalho e os motivos podem ser variados: um mal-estar inesperado, doença, consulta médica ou um compromisso pessoal importante. O que não deve acontecer, em nenhuma hipótese, é que a ausência se torne constante. Por isso, o controle de absenteísmo nas empresas é fundamental.

A gestão de absenteísmo deve ser feita pelo Recursos Humanos, setor responsável pela manutenção do clima organizacional, e acompanhada pela gerência, de modo a identificar as razões para as faltas frequentes. Feito isso, o próximo passo é trabalhar para que a rotina volte a normalidade.

Neste guest post oferecido pelo Tangerino você vai aprender como medir o absenteísmo e entender a sua relação com o controle de ponto. Continue a leitura e descubra!

O que é absenteísmo no trabalho?

O primeiro tópico a ser esclarecido é o que essa palavra quer dizer. No dicionário, o termo é definido como: “hábito de não comparecer, de estar ausente”. No ambiente de trabalho as saídas antecipadas, faltas e atrasos caracterizam essa situação, que pode ser acompanhada de justificativas ou não.

A grande questão é manter a atenção redobrada para que casos como esse não influenciem no trabalho da equipe, levando a sobrecarga, ou em um contexto ainda mais grave, trazer prejuízos financeiros para a empresa.

Quais são as principais causas do absenteísmo?

O absenteísmo é ocasionado por diversos motivos. É importante saber que nem sempre a razão do problema é de inteira responsabilidade do colaborador e a empresa pode ter uma coparticipação nessa situação. Agora, veja quais são principais causas do absenteísmo:

Desmotivação

A falta de ânimo para ir ao trabalho ou realizar as tarefas do dia a dia provoca absenteísmo. Isso porque, ao pensar em ter que encarar mais um dia de expediente, o atraso ou a ausência se torna uma escapatória.

Nesse caso, o RH precisa se empenhar em descobrir o motivo que está fazendo com o índice de absenteísmo da empresa fique de 1,5%.

Problemas pessoais ou de saúde

A vida pessoal e profissional estão entrelaçadas e o sucesso de um aspecto depende de quão bem o outro está. Por isso, é fundamental reconhecer que problemas pessoais interferem na produtividade do colaborador e, em alguns casos, ocasionam a sua ausência parcial ou integral no trabalho.

Já as adversidades que envolvem a saúde são situações que fogem do nosso controle, as quais todos estamos sujeitos. Diante disso, é bom lembrar que o atestado médico ou declaração de comparecimento são necessários para justificar a falta e não dar margem para desconfiança.

Sobrecarga de trabalho

A sobrecarga de trabalho também é uma variável a ser analisada no controle de absenteísmo. Vez ou outra o volume de tarefas pode aumentar e, diante disso, em vez de se dedicar às demandas, o funcionário se sente atraído a faltar. 

Mau relacionamento com a liderança

A qualidade do relacionamento interpessoal é capaz de motivar ausências indevidas e essa situação fica ainda pior quando o relacionamento entre líder-liderado não é bom.

Se isso acontece o trabalho fica prejudicado. Pois, talvez o colaborador apresente resistência em receber orientações e resolva faltar com frequência.

Como fazer controle de absenteísmo?

Medir e monitorar o absenteísmo é uma tarefa importante na gestão de pessoas. Afinal, o esperado é que todos os trabalhadores estejam presentes no horário certo e, dessa forma, não haja prejuízos na produtividade.

Conheça algumas medidas que vão ajudar no controle de absenteísmo na sua empresa:

1. Realizar pesquisa de clima organizacional

Uma vez que o clima organizacional também pode interferir no controle de absenteísmo, a pesquisa é um dos recursos para medir a qualidade do ambiente e correlacionar os dois fatores.

Então, que tal apurar como anda a satisfação dos colaboradores com o local de trabalho e quais pontos que precisam ser melhorados?

2. Oferecer jornada de trabalho flexível

Outra questão que vai lhe ajudar no controle de absenteísmo é a jornada de trabalho flexível. Esse benefício é visto com bons olhos pelos colaboradores ao saber que a empresa entende e aceita a necessidade de alterar a jornada de trabalho ー e até o local, permitindo o home office ー para resolver algum assunto. Em contrapartida, o trabalhador deve assumir o compromisso de cumprir as suas horas de trabalho.

3. Proporcionar qualidade de vida no trabalho

Algumas pessoas encaram o trabalho como obrigação, outros como uma missão e ainda há aqueles que o consideram como uma fonte de prazer. Independentemente da conotação pessoal, o fato é que as pessoas precisam se sentir bem no lugar onde elas passam grande parte do dia.

Para isso, favorecer a qualidade de vida no trabalho é o ideal para garantir a satisfação da sua equipe e ela pode ser conquistada, por exemplo, com um ambiente de trabalho confortável (que tal oferecer um espaço de descompressão?), promoção à saúde e segurança, e incentivo a comunicação horizontal.

4. Controle de ponto

Por fim, podemos citar a gestão da jornada de trabalho como a principal ferramenta de controle de absenteísmo.

A partir do registro dos horários de entrada no trabalho, intervalo intrajornada e saída do expediente, os gestores sabem como está a assiduidade do funcionário, e quando há ausência de registro, a ocorrência do absenteísmo é evidente.

É importante saber que, de acordo com a Associação Brasileira de Controle de Qualidade (ABCQ), existe uma taxa de absenteísmo ideal: 1,5%.

Para saber como anda o índice de ausências, a melhor opção é contar com um sistema de controle de ponto digital, como o Tangerino, que além de calcular os atrasos e faltas de maneira correta, permite acompanhar com frequência a jornada de trabalho de colaboradores internos e externos.

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