Como evitar estresse no trabalho: confira 10 dicas!

Tempo de leitura: 7 minutos

Sem tempo para ler sobre como evitar estresse no trabalho? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Se você cuida da Gestão de Pessoas em sua empresa, sabe que o dia a dia de um departamento de RH é repleto de funções. Além disso, em muitas companhias, esse é um setor reduzido, com uma equipe enxuta ou, às vezes, de uma pessoa só. Pensando nisso, você sabe como evitar o estresse no trabalho?

É cada vez mais comum ver as rotinas se tornarem muito cansativas e os profissionais ficarem sobrecarregados. Isso pode resultar em diversos problemas, como dificuldade de lidar com o trabalho em si até questões de saúde.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Se você também sofre com isso em sua empresa, saiba que existem algumas práticas que, quando seguidas, acabam melhorando a sua qualidade de vida. Separamos 10 dicas para ajudar você a ter uma vida profissional melhor. Confira!

Saiba como evitar o estresse no trabalho

O mal do século é o estresse e muitos já perceberam que esse problema está ligado diretamente a uma rotina cansativa no ambiente corporativo. A pressão do dia a dia pode desgastar uma pessoa psicologicamente. Mas com algumas mudanças é possível reverter esse quadro! Veja as dicas.

1. Saiba o que causa o seu estresse

O primeiro passo é identificar o principal fator que está estressando você. Muitas coisas podem levar ao desgaste no trabalho — prazos muito apertados, mau relacionamento com algum colega ou chefe, equipe desmotivada, entre outros.

Logo, é importante que você consiga reconhecer o problema. Assim, será possível entender a raiz da questão de forma clara e trabalhar melhor para que esse incômodo não o atinja mais. Dessa forma, saberá evitar situações que possam despertar sentimentos de ansiedade em você.

2. Respeite os seus limites

Respeitar os seus limites é um dos pontos principais para não se estressar no trabalho. Não adianta nada pegar 30 tarefas para executar no mês, se você sabe que o seu máximo é 10, por exemplo.

Esse acúmulo de demandas faz com que você fique ainda mais estressado e frustrado por não entregar o que foi pedido. Às vezes, você pode até conseguir cumprir, mas com uma qualidade bem inferior à qual costuma apresentar. Isso são fatores que podem prejudicar a sua saúde mental e emocional.

É importante aprender a dizer não para certas coisas ou colocar um prazo maior para a uma demanda, se for possível. Assim, você evita o estresse e ainda faz um bom trabalho! Portanto, em sua vida pessoal, também estabeleça limites. Dê uma pausa no seu dia para descansar o seu corpo!

3. Conheça-se

Aqui temos uma dica que está muito ligada com a anterior: para saber qual é o seu limite, você precisa se conhecer a fundo, mas, para isso, tem que saber quais são as suas principais características comportamentais e o seu perfil no ambiente de trabalho.

Banner-Autoconhecimento

Os testes de mapeamento comportamental são ótimas ferramentas para você chegar a um bom nível de autoconhecimento. A partir de um questionário rápido, eles apresentam quais são as suas tendências de comportamento e as suas competências.

Assim, você consegue identificar quais limites precisam ser estabelecidos no trabalho e que características devem ser desenvolvidas.

4. Estabeleça prioridades

Determinar o que é importante e o que é urgente dentro das demandas é uma ótima forma de evitar estresse no trabalho. Muitas vezes, você se esgota, e isso exige um esforço muito grande para algo que poderia ter sido resolvido de forma simples.

É claro que todas as pessoas que demandarem algo colocarão um senso de urgência muito grande sobre a tarefa. Afinal, elas podem estar esperando aquilo para prosseguir com outra atividade! Mas cabe a você e ao seu gestor delimitar o que é realmente urgente e qual a ordem de resolução de todas as demandas do setor.

Isso serve também para a sua rotina fora do ambiente de trabalho. Haverá momentos em que o seu corpo vai querer somente descansar e, tudo bem! Aproveite para colocar a leitura em dia ou aquela série que não tem muito tempo para assistir.

5. Não leve trabalho para casa

Sabemos que essa dica talvez seja um pouco difícil de seguir. Mas, ao se organizar, você consegue deixar o trabalho para o local e o horário pré-estabelecido! É importante se desligar um pouco da rotina profissional e ter um momento de descanso e lazer.

Para tanto, quando sair da empresa, procure fazer algo para aliviar sua mente. Pratique esportes, faça aulas de dança ou música, aprenda um novo idioma, passe um tempo com a sua família ou qualquer outro tipo de hobby que ajude a afastar a sua mente do trabalho por um tempo. 

Entenda que quando se trata de evitar o estresse, é muito importante que você dedique um tempo a si mesmo!

6. Planeje suas atividades

Mantenha um calendário bem estruturado com tudo o que você precisa fazer e entregar. Caso você atue sozinho no RH ou conte com uma equipe reduzida, essa dica é especialmente valiosa!

Organizando o setor, planejando as demandas, criando um cronograma e dividindo as responsabilidades, todos conseguem ter uma rotina mais tranquila e evitar a sobrecarga de um ou outro funcionário.

7. Cuide da sua saúde

Pense em você! Mantenha uma boa alimentação, durma bem, pratique exercícios e busque algo relacionado à saúde mental. Meditação, yoga ou algum tipo de terapia são exemplos de atividades que ajudam a ter um momento de relaxamento e autoconhecimento.

Além disso, não deixe de fazer visitas aos médicos e checar se está tudo bem com a sua saúde. Isso trará benefícios não só na vida profissional, mas, principalmente, na pessoal.

8. Procure sorrir mais

Ao sorrir, o seu corpo libera mais endorfina, ou seja, o hormônio do bem-estar. Com isso você emite uma resposta ao seu organismo, aumentando a sua frequência cardíaca e pressão arterial. Isso o deixa mais relaxado e sem estresse.

Sorrir também ajuda a não deixar os músculos tensos, reduzindo os sintomas físicos que o estresse causa, como as dores no corpo. Portanto, sorria!

9. Durma melhor

Temos que concordar, uma noite mal dormida deixa qualquer pessoa mal humorada, certo? Dormir bem é uma das maneiras mais eficientes para combater o estresse. Afinal, quando você está bem descansado, tem mais clareza de pensamento para bloquear estímulos agressores ao seu organismo.

Uma pessoa que não tem uma boa noite de sono tem a probabilidade de ficar desatenta. Isso porque os seus estímulos ficam lentos e as chances de se irritarem são ainda maiores quando não se dorme bem.

10. Deixe o celular de lado

Por fim, mas não menos importante, uma dica de sobrevivência para qualquer situação: desconecte-se um pouco! Deixe o seu celular de lado por um tempo e vá fazer atividades que agradam você!

Sabemos que o celular é uma ferramenta que nos ajuda em vários quesitos, por exemplo, quando temos problemas para lembrar dos compromissos, então, colocar pequenos lembretes é uma ótima solução. No entanto, ficar muito tempo conectado pode deixar você ainda mais estressado.

Trata-se de um agravante para tirar o foco das suas atividades. Além disso, pode atrapalhar as suas horas de sono ou, ainda, deixar você conectado ao trabalho, de forma inconsciente, quando passa longas horas no celular.

Portanto, desconecte-se um pouco! Use essa poderosa ferramenta, porém, com moderação. Pequenas mudanças em sua rotina podem trazer um grande impacto para a sua saúde, principalmente quando o assunto é deixar o estresse longe do seu dia a dia.

Muitas vezes, queremos fazer tudo ao mesmo e, ainda, ajudar quem está ao nosso redor. Mas entenda que desacelerar é preciso. Faça o que tiver ao seu alcance e trabalhe dentro do seu limite! O seu corpo agradecerá!

Banner-Voce_sabe_seu_perfil

Organize o seu tempo entre o trabalho, atividade física e outros hobbys. Cuide de você! O planejamento é sempre a melhor solução para conseguir realizar tudo o que precisa e, ainda, sobrar um tempinho para se curtir.

Esperamos que você tenha entendido como evitar estresse no trabalho. Torcemos para que consiga colocar todas as nossas sugestões em prática e ter uma rotina mais leve e produtiva!

Gostou das dicas? Continue conosco e aprenda mais sobre saúde mental no trabalho!


4
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Giuliano SalesRaízaAna Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ana
Visitante
Ana

Muito obrigada pelo artigo! Descreve também o meu estilo de vida – trabalho numa empresa com equipa reduzida, mas com muitas tarefas para cumprir cada dia.. difícil de aguentar, mas agora tenho um apoio pequeno – utilizo Kanban -kanbantool.com para planejar tudo. Parece que encontrei uma boa solução :))

trackback

[…] motivos podem gerar este comportamento e o mais comum é o estresse corporativo e a falta de reconhecimento, que por não ser externalizado gera frustração e pode se […]

Raíza
Visitante
Raíza

Os artigos da Sólides são de grande importância, principalmente no que trata de bem estar do colaborador.
Dicas excelentes, de fácil entendimento e ação, esse blog tem sido um norte para mim como recém contratada como gerente na empresa onde atuo.
Parabéns pelos conteúdos!

Giuliano Sales
Admin

Olá, Raíza. Tudo bem?
Você não sabe o quão felizes ficamos em receber o seu feedback.
O nosso trabalho é voltado para realmente aprimorarmos e facilitarmos questões e temas fundamentais para o RH e o crescimento profissional daqueles que atuam no setor.
Esperamos continuar ajudando com o seu progresso profissional, assim como contamos com o seu feedback.
Abraços.