Como evitar estresse no trabalho tendo uma equipe reduzida?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você cuida da Gestão de Pessoas em sua empresa, sabe que o dia a dia de um departamento de RH é muito atarefado. Além disso, em muitas empresas esse é um setor reduzido – com uma equipe enxuta ou até mesmo de uma pessoa só.

Com isso, não é incomum ver as rotinas se tornando muito cansativas e os profissionais ficando sobrecarregados. Isso pode resultar em diversos problemas, como dificuldade de lidar com o trabalho em si até questões de saúde.

Se você também sofre com isso em sua empresa, saiba que existem algumas práticas que você pode adotar para melhorar a sua qualidade de vida. Hoje separamos 7 dicas sobre como evitar o estresse no trabalho mesmo estando sozinho ou contando com a ajuda de uma equipe reduzida. Confira!

1- Saiba o que causa o seu estresse

O primeiro passo é identificar o principal fator que está te estressando. Muitas coisas podem levar ao desgaste no trabalho – prazos muito apertados, mau relacionamento com algum colega ou chefe, equipe desmotivada, entre outros.

É importante você consiga reconhecer qual é o principal problema que está te afetando. Assim, você consegue entender a raiz da questão de forma clara, ver quais são as possibilidades de resolução do incômodo e lidar com cada um de uma vez.

2- Respeite os seus limites

Para não se estressar no trabalho é importante que você tenha muito bem estabelecido qual é o seu limite. Não adianta nada pegar 30 tarefas para executar no mês, se você sabe que o seu máximo é 10, por exemplo.

Esse acúmulo de demandas vai fazer com que você fique ainda mais estressado e frustrado por não entregar o que foi pedido ou você pode até conseguir cumprir, mas com uma qualidade bem inferior à qual costuma apresentar e a custo até mesmo de danos à saúde.

É importante aprender a dizer não para certas coisas ou colocar um prazo maior para a demanda, se for possível. Assim, você evita o stress e ainda faz um bom trabalho!

3- Se conheça

Essa dica está muito ligada com a anterior: para saber qual é o seu limite, você precisa se conhecer a fundo. E, para isso, você tem que saber quais são as suas principais características comportamentais e o seu perfil no ambiente de trabalho.

Os testes de mapeamento comportamental são ótimas ferramentas para você chegar a um bom nível de autoconhecimento. A partir de um questionário rápido, eles apresentam quais são as as suas tendências de comportamento e as suas competências. Assim, você consegue identificar quais são os limites que você precisa estabelecer no trabalho e quais características você pode desenvolver.

4- Estabeleça prioridades

Determinar o que é importante e o que é urgente dentro das demandas é uma ótima forma de evitar estresse no trabalho. Muitas vezes você se esgota, e isso exige um esforço muito grande para algo que poderia ter sido resolvido de forma simples.

É claro que todas as pessoas que demandarem algo colocarão um senso de urgência muito grande sobre a tarefa. Afinal de contas, elas podem estar esperando aquilo para prosseguir com outra tarefa! Mas cabe a você e ao seu gestor delimitar o que é realmente urgente e qual a ordem de resolução de todas as demandas do setor.

5- Não leve trabalho para casa

Sabemos que essa dica talvez seja um pouco difícil de seguir. Mas, se organizando, você pode conseguir deixar o trabalho para o local e o horário pré-estabelecido! É importante se desligar um pouco da rotina profissional e ter um momento de descanso e lazer.

Quando sair da empresa, procure fazer algo para aliviar sua mente. Pratique esportes, faça aulas de dança ou música, aprenda um novo idioma, passe um tempo com a sua família ou faça qualquer outro tipo de hobby que te ajude a afastar a sua mente do trabalho por um tempo. Quando se trata de evitar o estresse, é muito importante que você dedique um tempo a você!

6- Planeje suas atividades

Tenha um calendário bem estruturado com tudo o que você precisa fazer e entregar. Se você for sozinho no RH ou contar com uma equipe reduzida, essa dica é especialmente valiosa!

Organizando o setor, planejando as demandas, criando um cronograma e dividindo os responsáveis, todos conseguem ter uma rotina mais tranquila!

7- Cuide da sua saúde

Pense em você! Mantenha uma boa alimentação, durma bem, pratique atividades físicas e também busque algo relacionado à saúde mental. Meditação, yoga ou algum tipo de terapia são exemplos de ótimas práticas para te ajudar a ter um momento de relaxamento e autoconhecimento.

Além disso, não deixe de fazer visitas aos médicos e checar se está tudo bem com a sua saúde. Isso irá te trazer benefícios não só na vida profissional, mas principalmente na vida pessoal.

Muitas vezes queremos fazer tudo e salvar todos, mas saiba que isso é impossível. Faça o que tiver ao seu alcance e se esforce no seu limite! Não deixe de fazer atividades para além da sua rotina de trabalho, assim você vai evitar o estresse e se manter um profissional cada dia melhor!

Esperamos que você tenha entendido como evitar o estresse no trabalho e estamos torcendo para que você consiga colocar as nossas dicas em prática. Mas nós sabemos que outro grande desafio dos profissionais de RH é a desvalorização do setor. Por isso, preparamos um ebook gratuito para você! Clique aqui para baixar o material.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ana
Visitante
Ana

Muito obrigada pelo artigo! Descreve também o meu estilo de vida – trabalho numa empresa com equipa reduzida, mas com muitas tarefas para cumprir cada dia.. difícil de aguentar, mas agora tenho um apoio pequeno – utilizo Kanban -kanbantool.com para planejar tudo. Parece que encontrei uma boa solução :))