Uma ferramenta de avaliação de desempenho é a melhor aliada que o RH pode ter. Por meio dela, é possível analisar a performance dos colaboradores, individualmente ou por equipes, tornando a tomada de decisão mais ágil e precisa.
Neste artigo, mostraremos a importância e os benefícios de utilizar uma ferramenta para acompanhar o desempenho de colaboradores, o que considerar antes da escolha e como fazer encontrar a melhor opção para sua empresa. Confira.
O que é uma avaliação de desempenho?
Trata-se de uma estratégia utilizada para monitorar atividades e comportamentos dos profissionais de uma empresa. Desse modo, a gestão de pessoas consegue acompanhar a evolução da capacidade produtiva dos colaboradores, individual ou por setor.
Ainda, serve para mensurar resultados, produtividade, expectativa e outros fatores decisivos para o sucesso do negócio, durante determinado período.
Receba grátis um kit completo sobre avaliação de desempenho, com ebooks e uma planilha para acompanhar a produtividade da sua equipe.
Planeje e acompanhe suas ações do jeito certo! Preencha o formulário e receba o KIT grátis no seu email 📩
Quais são os principais tipos de avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho possibilita acompanhar a performance dos colaboradores para aumentar a produtividade. Nesse sentido, existem diferentes tipos e o RH precisa ter em mente as necessidades da empresa e as possibilidades que cada método oferece.
Autoavaliação
O próprio colaborador faz a análise do seu desempenho utilizando um questionário elaborado pela gestão de pessoas. Ambos avaliam os resultados para desenvolver um plano de desenvolvimento individual (PDI), por exemplo.
Avaliação direta ou 90º
O líder e a equipe de RH definem as competências que serão avaliadas. O papel do gestor é fundamental, pois ele conhece as potencialidades e deficiências de cada colaborador. A grande vantagem desse modelo é proporcionar a aproximação entre o líder e sua equipe.
Avaliação conjunta ou 180º
Gestor e colaborador fazem uma autoavaliação a partir de um questionário preenchido individualmente. Depois, ambos podem discutir pontos divergentes e comuns para chegar a um consenso. Os resultados da avaliação 180º embasam um plano estratégico de melhorias.
Avaliação 360º
É mais ampla e dela participam gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. A avaliação gera dados capazes de orientar o RH em ações para desenvolver cada grupo envolvido.
Observação direta
É uma diretriz simples e consiste em verificar o colaborador no desempenho das atividades e no relacionamento com colegas. Trata-se de uma avaliação de desempenho eficiente, mas deve ser combinada com outros métodos.
Escala gráfica
Considerado o modelo mais tradicional e mais limitado. O avaliador aplica um questionário organizado em colunas. Na primeira estão variáveis como assiduidade, pontualidade, trabalho em equipe e proatividade. As demais colunas expressam valores para cada item da análise, por exemplo: bom, ruim, ótimo ou excelente.
Avaliação por competências (CHA)
Considerado o método mais aprofundado, a avaliação por competências é baseada em três fatores. O Conhecimento (aptidões cognitivas), a Habilidade (o saber fazer) e a Atitude (representada pelo querer fazer ou a motivação).
Avaliação comportamental
Faz um mapeamento das tendências de comportamento para mostrar onde é necessário direcionar esforços para desenvolver potencialidades. A avaliação comportamental é considerada o tipo mais atual e recorrente nas empresas.
Avaliação por objetivos
Analisa o cumprimento de metas e atividades preestabelecidas e, geralmente, é aplicada pelo gestor da equipe.
Índices críticos
Avaliam comportamentos extremos (críticos ou excepcionais) para identificar desempenhos fora do padrão (positivo ou negativo), sem considerar atuações dentro da média. É considerada uma fórmula incompleta e tendenciosa, servindo apenas como complemento para questionários mais efetivos.
9Box
Utiliza uma matriz cartesiana para avaliar o desempenho dos colaboradores baseado no potencial de evolução que apresentam. O método faz um cruzamento entre produtividade e capacidade para mostrar resultados.
Qual é a importância de definir o método de avaliação?
O primeiro passo para definir a metodologia de avaliação é o planejamento. Nele, a gestão de pessoas decide qual será o tempo de aplicação, o nível de capacitação necessário aos envolvidos no processo e a periodicidade.
A fase de planejamento é fundamental para compreender os objetivos da organização e identificar necessidades de gestores e colaboradores. Esses fatores servem de parâmetro para personalizar a avaliação de desempenho e atender às expectativas do negócio.
Como uma ferramenta de avaliação de desempenho pode facilitar o processo?
É inegável a presença da tecnologia em diferentes áreas do conhecimento, inclusive no mundo do trabalho, onde os avanços estão revolucionando processos burocráticos no setor de Recursos Humanos.
Nesse sentido, o comportamento dos colaboradores pode ser monitorado com a coleta, organização e análise de dados, proporcionando agilidade e precisão. Desse modo, a gestão de pessoas assume um caráter estratégico, tornando-se protagonista nas tomadas de decisão.
É nesse contexto que as ferramentas de avaliação de desempenho usam a tecnologia para automatizar processos, conquistando resultados significativos para as empresas.
O que saber antes de escolher a ferramenta de avaliação de desempenho ideal?
Escolher a ferramenta ideal exige conhecimento prévio das necessidades do negócio. Além disso, a gestão de pessoas precisa considerar a expectativa criada como parâmetro para a performance dos colaboradores.
Sendo assim, considere responsabilidades da função, metas definidas para o setor, características culturais da empresa e potencial de cada um. Nessa análise, é fundamental incluir projeções para o futuro, com o intuito de embasar novas ações para desenvolver o potencial humano entre as equipes.
Ainda, antes de definir o melhor software para avaliação de desempenho, investigue a reputação da empresa fornecedora e procure conhecer as funcionalidades da plataforma. Afinal, ela deve atender às necessidades e fornecer dados confiáveis.
Quais as vantagens de utilizar a Sólides Gestão como ferramenta de avaliação de desempenho?
A Sólides desenvolveu uma plataforma completa para avaliação de desempenho. Por meio dela, a gestão de pessoas consegue criar e definir o peso dos critérios escolhidos para, posteriormente, ter uma análise completa das informações coletadas.
O método permite customizar cada etapa do processo, respeitando o ecossistema da empresa. Trata-se de uma ferramenta que conta com interface inteligente e amigável, possibilitando ao RH estabelecer quais quesitos deseja avaliar em cada área da organização. E o melhor: tudo isso aliado à expertise da Sólides, maior HRTech para pequenas e médias empresas.
Por fim, após conhecer os principais tipos de ferramentas de avaliação de desempenho, lembre-se delas como uma maneira eficaz de aumentar a produtividade, com o benefício de aprimorar as entregas e promover qualidade de vida na sua empresa.
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? Então, baixe gratuitamente o Guia Avaliação de Desempenho 4.0.