Entenda como engajar os funcionários da empresa usando a Sólides

Tempo de leitura: 10 minutos

Saber como engajar os funcionários é uma preocupação na sua empresa? Entenda que esse tema representa um grande desafio para os gestores e para as organizações.

Para entender a dimensão desse obstáculo, imagine liderar uma equipe sem entrosamento, em um ambiente pesado. Um lugar onde tudo parece ser feito por obrigação, apenas pelo sustento, sem qualquer motivação ou brilho no olhar?

Difícil, não é mesmo? Então, esse é o cenário de empresas que não contam com o engajamento de seus colaboradores. Quando isso acontece, os gestores precisam se organizar rapidamente e promover ações para aumentar o comprometimento e o envolvimento dos profissionais.

Neste conteúdo, explicaremos o que é engajamento, qual sua importância e como desenvolvê-lo na empresa. Por fim, mostraremos como a Sólides influencia no engajamento usando estratégias capazes de impulsionar as equipes e mantê-las sempre comprometidas. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é engajamento?

No universo profissional, engajamento representa a conexão entre o colaborador e a empresa. Assim, quanto mais forte esse vínculo, maior será o envolvimento do profissional com a organização. 

Pensar que engajamento é somente sinônimo de felicidade no trabalho é uma ideia simplista. Na verdade, trata-se muito mais do que isso, já que pode representar um indicador de sucesso alcançado pela empresa. 

É claro que o engajamento está diretamente ligado à motivação profissional, inclusive, colaboradores engajados conseguem compreender a importância do seu trabalho na engrenagem organizacional. Isso porque, eles se sentem valorizados e se dedicam para contribuir ainda mais. 

Mas conquistar o comprometimento dos colaboradores é um grande desafio para qualquer gestor, uma vez que o engajamento não é uma característica que pode ser comprada. Ele deve ser cultivado pelas lideranças, porém de que maneira?

Primeiramente, é fundamental saber ouvir o colaborador e compreender suas habilidades e limitações. Para isso, é necessário adequar as funções às competências e, até mesmo, ao gosto pessoal. 

Aqui, ter percepção sobre o que motiva e estimula os colaboradores, contribui para que a organização alcance resultados extraordinários em produtividade. 

Logo, profissionais engajados empregam esforços e iniciativas para contribuir com o sucesso da empresa. Para tanto, eles têm pensamento de dono e cumprem suas responsabilidades com entusiasmo, comprometimento e energia. Isso reflete nos resultados obtidos. 

Qual a importância de ter colaboradores engajados?

Já sabemos que manter uma equipe alinhada com os valores da empresa e comprometida com o trabalho é fundamental para alcançar resultados. Isso é meio óbvio, pois quando o time não acredita nos mesmos ideais ou não “rema” na mesma direção, alcançar a margem se torna muito mais difícil. Além disso, ficar à deriva não está nos planos de nenhuma empresa. 

Portanto, sem esforços simultâneos não há como obter resultados positivos. A importância do engajamento profissional é ter retorno imediato: clientes satisfeitos, aumentos nos pedidos/entregas e crescimento certo. Dessa forma, engajamento é importante para:

  • alcançar resultados;
  • ter colaboradores proativos, esforçados e com objetivos;
  • melhorar o clima organizacional;
  • incentivar o sentimento de cooperação;
  • aumentar a satisfação do colaborador e reter talentos.

O fator engajamento é tão importante no contexto das empresas que Stephen Harding, especialista em pesquisas organizacionais, desenvolveu uma teoria. Para ele, o engajamento é constituído por três dimensões:

  • Pensar: estar engajado permite ao profissional entender, acreditar e concordar com os objetivos, valores e estratégias definidos pela empresa;
  • Sentir: colaboradores engajados sentem orgulho da organização da qual fazem parte e satisfação no trabalho que desempenham;
  • Agir: ao acreditar no que faz e sentir orgulho de estar onde está, o profissional faz o necessário para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Mas tenha em mente que engajar os funcionários é uma tarefa da empresa e depende do tratamento que ela dá a eles. Na prática, sem uma liderança que motive e direcione seus liderados, não há comprometimento dos colaboradores. 

como fazer pesquisa de clima - ebook

7 dicas para engajar colaboradores

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: “Ok, entendi a importância do engajamento e sei que conquistá-lo é um dos grandes desafios nas empresas. Mas como fazer isso?”. Respondemos a seguir com 7 dicas para engajar os funcionários na empresa. 

1. Tenha lideranças inspiradoras

Quando a organização conta com líderes competentes, apaixonados e proativos, ela está no caminho certo para engajar seus times. Além desses requisitos, bons líderes demonstram ter tempo e interesse para compreender as demandas e ambições de seus liderados. 

Por isso, é fundamental ouvir o funcionário. Conversar com ele regularmente para conhecer seus anseios e saber quais são suas motivações. Com base nisso, lideranças inspiradoras procuram criar um ambiente gratificante para que seus liderados consigam se desenvolver. 

2. Invista em uma cultura que prioriza as pessoas

O quadro de pessoal é o maior patrimônio de uma empresa. Logo, as empresas que entendem isso conseguem colher os benefícios de ter equipes engajadas. Assim, os gestores precisam proporcionar aos colaboradores o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Para isso, é importante promover a troca de ideias e estabelecer um ambiente democrático para que eles possam sugerir e propor mudanças. Como resultado, os funcionários se sentem valorizados, condição fundamental para o engajamento. 

3. Ajude-os a encontrar propósito no trabalho

Às lideranças cabe a missão de reforçar, com frequência, a importância das funções de cada um na empresa. Nesse sentido, os profissionais se sentem mais engajados quando percebem que seu trabalho tem reflexo direto no sucesso da organização.

Isso dá a eles senso de propósito. Portanto, estabeleça metas e desafie seus colaboradores, dando-lhes autonomia para agir e participar das decisões. Ainda, conceda a eles liberdade com responsabilidade. 

4. Possibilite o crescimento e desenvolva oportunidades

Quando um funcionário está engajado, ele se sente estimulado a utilizar suas habilidades para progredir na carreira. Diante disso, é importante se perguntar: a sua empresa tem um plano de carreira? Os gestores exploram todo o potencial dos colaboradores? 

Assim, é muito importante criar oportunidades para que os colaboradores possam desenvolver suas competências e crescer profissionalmente. Nesse caso, dê opções de treinamentos, capacitações, cursos e outras ferramentas que incentivem as equipes. 

Além disso, não se esqueça de dar feedbacks claros e coerentes para ajudar os profissionais a melhorarem suas performances. 

5. Abra espaço para o diálogo

Tão importante quanto dar feedbacks, é saber dialogar com seus colaboradores. Assim, abrir espaço para ideias, sugestões e opiniões é extremamente salutar. Então, mostre disponibilidade para o diálogo e faça-os entender que a comunicação interna precisa funcionar, além de ser uma via de mão dupla. 

Desse modo, o espaço para o diálogo transmite segurança e engajamento. Uma gestão transparente compartilha as decisões importantes, os resultados alcançados e os caminhos definidos para a organização. 

6. Promova a integração da equipe

Uma empresa com problemas de relacionamento desmotiva até o mais comprometido dos funcionários. Portanto, o clima organizacional está diretamente ligado ao engajamento. 

Ainda, um ambiente leve e amigável, onde o trabalho em equipe é incentivado e está em sincronia, cria um forte vínculo emocional entre os colaboradores. Por isso, as organizações devem investir em um calendário de eventos para integrar os times. 

Nesse sentido, atividades como happy hours, desafios físicos, mutirões em ONGs, trabalho voluntário ou almoços festivos funcionam para integrar, descontrair e engajar os funcionários. 

7. Proporcione reconhecimento e ofereça recompensas

Para motivar por completo, é preciso saber reconhecer os esforços. Mas manter um colaborador motivado requer investimento e constância. Por isso, elogiar seu empenho regularmente e oferecer incentivos são ações importantes para fomentar o engajamento. 

Lembre-se que divulgar e celebrar conquistas importantes faz com que os profissionais se sintam reconhecidos e valorizados. Além disso, benefícios, remunerações compatíveis com o mercado, gamificações e outras ações funcionam como bons estímulos. 

Retenção de talentos

Como a Sólides influencia no engajamento nas empresas?

A Sólides tem como missão transformar as empresas por meio das pessoas. Nesse contexto, já ajudamos mais de 7 mil organizações a conseguiram colocar seus departamentos de RH como protagonistas. 

Para tanto, temos as melhores ferramentas para aprimorar a gestão de pessoas, entre elas, o People Analytics e o Perfil Comportamental. Ambos utilizados nos processos de recrutamento e seleção para colocar a pessoa certa, no lugar certo. 

Nossas metodologias utilizam a inteligência de dados para recrutar e selecionar os melhores talentos para as empresas. Além disso, desenvolvemos estratégias para aprimorar a gestão comportamental e de liderança, sem esquecer de incentivar o desenvolvimento e a comunicação entre as pessoas, tudo isso de forma personalizada. 

Ainda, apostamos em pesquisas de clima e de engajamento e avaliações de desempenho. Tudo isso para que as organizações conheçam melhor seus talentos e estimulem o engajamento necessário para alcançar resultados. 

Um dos nossos cases de sucesso comprova a capacidade da Sólides para influenciar positivamente no engajamento nas empresas. A Concessionária Tamoios é um exemplo de como o uso de uma ferramenta integrada consegue sanar problemas de produtividade e eficiência.

Com auxílio da Sólides, a Concessionária Tamoios realizou pesquisas de clima e avaliações de competências, utilizando a tecnologia a seu favor para coletar informações. Elas possibilitaram a compreensão dos colaboradores e aumentaram a performance das equipes. 

Soluções e resultados alcançados

Usando o Profiler e o Sólides Gestão, ferramentas desenvolvidas pela Sólides, a Concessionária Tamoios conseguiu automatizar seus processos.

Com base no mapeamento de perfis — do recrutamento e seleção ao desenvolvimento pessoal e profissional — o departamento de Recursos Humanos conseguiu compreender as particularidades de seus colaboradores. Assim, foi possível melhorar a comunicação e reforçar o papel de cada um na engrenagem da concessionária. 

Ainda, com a análise comportamental, a análise de clima obteve 90,6% de participação dos colaboradores e tudo foi realizado de forma online — funcionários de todos os níveis responderam à avaliação de competências, totalizando 240 questionários. Por ser aplicada por um software, o Profiler, o processo ocorreu de maneira simples, rápida e eficaz. 

Essa parceria entre a Sólides e a Concessionária Tamoios exemplifica como nossas ferramentas são capazes de fomentar o engajamento nas empresas. Além disso, elas fornecem informações importantes às lideranças sobre o perfil comportamental de seus colaboradores e ajudam a entender como engajar os funcionários. 

Quer saber o que mais a Sólides pode fazer pela sua empresa? Baixe agora mesmo nosso e-book sobre perfil comportamental. 

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments