Plano de PDI: Qual é a importância e como elaborar

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é um plano de PDI? O cuidado com a carreira é algo individual, que cada colaborador deve assumir, mas a empresa cumpre um papel importantíssimo no apoio e na orientação desses profissionais. Afinal, é interessante para o negócio contar com pessoas mais qualificadas e engajadas em seu crescimento.

Neste artigo, vamos falar sobre o plano de PDI. Ainda, explicaremos o que ele é, qual a sua importância tanto para a empresa quanto para os colaboradores e como elaborar planos eficientes junto aos seus profissionais. Confira!

O que é o plano de PDI?

O PDI é o Plano de Desenvolvimento Individual, uma ferramenta utilizada pelos profissionais, em conjunto com a empresa, para elaborar diretrizes de crescimento para suas carreiras. Ele funciona como uma espécie de planejamento estratégico da carreira do indivíduo, com previsão de ações e resultados no curto, médio e longo prazos. Explicamos mais detalhadamente, neste outro artigo do blog: o que é PDI.

Qual é a importância do plano de PDI para as empresas?

Se o PDI é um plano individual e de interesse do profissional, por que as empresas devem se preocupar com ele? Porque o desenvolvimento dos colaboradores se transforma em crescimento para o negócio. Ainda, profissionais em constante evolução são mais produtivos e geram mais valor para as empresas, principalmente a longo prazo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A seguir, veja algumas vantagens percebidas pelas empresas que implementam o plano de PDI.

Times mais qualificados

O PDI pode até ser uma ferramenta individual, mas seus benefícios são coletivos. Isso ocorre, em primeiro lugar, porque um profissional que se mantém em constante aprendizado leva essa energia para o grupo no qual está inserido, instigando os demais a fazerem o mesmo. Dessa forma, cada um acaba trazendo novas pautas, novas metodologias e ideias para tornar o trabalho ainda mais eficiente.

Em segundo lugar, porque todos os integrantes do grupo terão seus próprios PDIs, logo, cada um deles estará seguindo seu plano de desenvolvimento, paralelamente. Isso proporciona mais equilíbrio ao time e uma sincronicidade maior no que diz respeito aos objetivos de carreira. 

Equipes mais eficientes

O crescimento profissional passa pela busca da melhoria na eficiência das entregas, seja pelo uso de ferramentas mais modernas e eficazes, seja pelo aprendizado de técnicas e tecnologias melhores. No final, as equipes são fortalecidas por integrantes bem mais preparados para lidar com os desafios que surgem, levando a empresa a novos patamares de atuação no mercado.

Colaboradores mais satisfeitos

A estagnação gera um grande desconforto nas pessoas, principalmente quando pensamos nas gerações mais novas, a partir dos millennials. Esses profissionais precisam se sentir motivados o tempo todo, instigados ao novo, ao próximo passo. 

Nesse sentido, o PDI promove uma espécie de prévia de um futuro próximo, mostrando a esses jovens onde eles podem chegar e como fazer isso. Toda essa movimentação traz satisfação a eles, que trabalham com mais engajamento e foco em resultados. 

Assim, eles sabem quais serão os frutos para os seus esforços e se empenham com ainda mais vigor para alcançar o próximo estágio.

Como elaborar um plano de PDI eficiente?

Agora que já entendemos a importância de implementar um plano de PDI em sua empresa, confira alguns passos importantes para que ele seja ainda mais eficiente.

Apoie-se na definição dos objetivos

Os objetivos do PDI são o ponto de partida da ferramenta. Contudo, vale lembrar que o plano é individual e é o próprio profissional que precisa fazer essa definição, afinal, é da carreira dele que estamos falando.

Mas cabe à empresa auxiliar nesse processo, prestando suporte ao que cada colaborador precisar. Nesse contexto, o mais importante será o apoio do time de RH, que deve estar preparado para dar as devidas orientações e direcionamentos que ajudem cada profissional a encontrar o seu próprio caminho.

Outra dica importante nesse momento é que a empresa pode aproveitar para apresentar as possibilidades de cada um dentro da organização. Para isso, é preciso ter um plano de cargos e salários bem estruturado, que mostre o quanto a empresa tem a oferecer de crescimento aos seus profissionais.

Documente os PDIs

Cada colaborador deve manter consigo o seu PDI, mas a empresa também precisa ter uma cópia desses planos. Isso ajuda a compreender melhor quem são essas pessoas, quais caminhos elas pretendem seguir e como tudo isso vai afetar a empresa, seja de maneira positiva ou negativa.

Para tanto, o setor de RH deve se manter atento aos PDIs na hora de traçar estratégias de desenvolvimento de pessoas. As informações desses documentos ajudam a definir quais serão os cursos e treinamentos ofertados para que o crescimento da empresa esteja alinhado com os objetivos dos colaboradores.

Crie uma rotina de acompanhamento

Depois que o plano de PDI for implementado para todos os colaboradores, o trabalho deve ser continuado, por meio de um acompanhamento próximo e constante. O PDI por si só é apenas um documento, o que faz com que ele seja realmente eficaz é o quanto o profissional está disposto a segui-lo.

Por isso, o estabelecimento de uma rotina é essencial. A criação de um hábito de acompanhamento ajuda a retomar o assunto e manter os colaboradores engajados em seus planos de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a Gestão de Pessoas ganha subsídios para realizar suas análises e alinhar a estratégia de crescimento do negócio ao andamento da evolução dos colaboradores. 

Como vimos, o plano de PDI tem uma função muito importante, não apenas na carreira de cada colaborador, mas também na evolução da organização como um todo. O investimento aplicado nessa ferramenta traz como retorno a melhoria nos resultados, o que confere maiores chances de crescimento no mercado.

O uso das metodologias certas é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Assim, o PDI é apenas uma das tantas estratégias que a sua empresa pode adotar para contar com times mais qualificados e engajados. Se você quer se aprofundar no assunto e conhecer formas mais eficientes de gerenciar pessoas, conheça, o modelo de gestão por competências.

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