Como diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa com a Sólides

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Uma dor de cabeça dos analistas de RH é descobrir como diminuir a rotatividade de funcionários na organização. O turnover é uma das principais preocupações do setor e, frequentemente, a causa direta de gastos com rescisões trabalhistas e perda de talentos, o que pode arranhar a reputação da empresa

Neste artigo, apresentamos as principais causas da rotatividade e seus impactos nas organizações. Como bônus, trazemos dois cases que comprovam como a Sólides pode ajudar sua empresa. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Principais causas de rotatividade

Inúmeras são as causas de rotatividade nas empresas. Frequentemente, índices muito altos não têm um motivo único, mas são a consequência de dois ou mais fatores. Antes de falarmos sobre estratégias para diminuir a rotatividade de funcionários, é fundamental conhecer os motivos que levam os profissionais a pedirem desligamento. Acompanhe! 

Colaboradores não recebem o mesmo tratamento 

A falta de isonomia no tratamento dado aos colaboradores resulta em privilégios, concessões ou punições que geram conflitos e insatisfação. Nesse sentido, atitudes desiguais por parte das lideranças afetam a motivação dos profissionais.

Falta de reconhecimento

Os profissionais precisam sentir-se valorizados e ter seu trabalho reconhecido. Elogios e recompensas são combustíveis para a produtividade e o engajamento. Assim, quando a empresa não sabe reconhecer os méritos dos colaboradores, corre o risco de elevar a taxa de turnover.

Cultura organizacional tóxica

Seu colaborador está de fato identificado com a cultura organizacional do local onde trabalha? Quando um profissional tem fit cultural com a organização, ele se sente motivado, produtivo e demonstra interesse em fazer parte. 

Por outro lado, empresas cuja cultura oprime e não dá espaço para o profissional se desenvolver, acabam forçando sua saída em busca de lugares onde se sintam estimulados. 

O mesmo vale para os processos seletivos mal-executados, pois, ao contratar um profissional com perfil que não se encaixa com a empresa, é pouco provável que ele consiga se adaptar.

Sobrecarga de trabalho, desgaste físico e emocional

Para reduzir custos e aumentar os lucros, os gestores cobram produtividade. Isso é legítimo, porém, até certo ponto. Quando a busca por resultados afeta a saúde física e mental do colaborador, o reflexo disso é a rotatividade. 

Falta de oportunidades para o crescimento profissional

Treinamentos e capacitações motivam os colaboradores a crescerem na carreira. Assim como um plano de cargos e salários bem estruturado. Logo, empresas que não usam essas estratégias correm o risco de perder seus melhores talentos. 

Falta de um plano de desenvolvimento

Quando a empresa não tem um PDI, o colaborador não se sente desafiado a crescer na carreira. E essa é mais uma causa para os desligamentos voluntários. 

Conflitos com a gestão

No ambiente corporativo, é comum haver desavenças, discordância de opiniões, perseguições, antipatias, desmandos e comunicação ineficiente. Mas apesar dos esforços da gestão de pessoas em mediar as divergências, muitas vezes, esse ambiente hostil afasta bons profissionais. 

Salários muito baixos

Empresas que pagam salários abaixo do mercado são fortes candidatas a verem seus melhores talentos pedirem demissão. Salários baixos desestimulam, principalmente quando a vaga exige maior qualificação do profissional. 

Ausência de benefícios

Assim como os salários baixos, oferecer poucos benefícios é ruim para uma empresa. Os colaboradores esperam que a remuneração seja incrementada com vantagens que proporcionem bem-estar e valorização profissional. 

Desorganização

Processos com pouca clareza e negócios mal organizados, sem uma estrutura bem definida, dificultam o entendimento do colaborador. Além disso, quando os profissionais não sabem quais são as responsabilidades de cada um, sentem que há descaso em relação a eles.

calculadora de rotatividade da Sólides

Impactos da rotatividade nas empresas

Índices altos de rotatividade nas empresas afetam os resultados, sejam de produtividade dos times ou dos lucros esperados. O turnover afeta a organização de forma geral, pois, além de perder seus talentos, ainda enfrenta despesas com demissões e novas contratações. 

Outro impacto negativo está nos investimentos com recrutamento e seleção de candidatos. Se os processos seletivos não forem eficientes, os custos tendem a ser maiores. 

Mas a rotatividade nas empresas não tem impacto somente financeiro. O aspecto humano também é afetado, já que a interação da equipe é prejudicada pela entrada e saída constante de profissionais. Essa transitoriedade de pessoas acaba refletindo no clima organizacional e na produtividade, pois os colaboradores tendem a se sentir inseguros e desmotivados. 

Esses impactos se referem às demissões solicitadas pelo trabalhador. Mas quando é a empresa que faz os desligamentos, talvez seja hora de repensar a estrutura organizacional para encontrar falhas nos processos. Se possível, buscar outra solução para reduzir a rotatividade, como diagnosticar a forma de seleção de pessoal e investir em contratações mais assertivas. 

Como a Sólides pode ajudar

Contratações e demissões fazem parte das rotinas administrativas de qualquer empresa. Mas quando os desligamentos — voluntários ou involuntários — acontecem com muita frequência, podem causar impactos negativos, principalmente para a saúde financeira. 

Por isso, reduzir o turnover é um grande desafio para os gestores. As lideranças precisam desenvolver estratégias para fortalecer o relacionamento dos colaboradores com a empresa para motivá-los ainda mais. 

Felizmente, as empresas podem contar com a Sólides para implantar estratégias capazes de diminuir a rotatividade. Mas de que maneira? Desenvolvemos produtos capazes de mapear os perfis dos candidatos, reduzir o tempo das contratações e coletar informações para desenvolver e reter talentos. 

A Sólides tem recursos que podem ser utilizados pela gestão de pessoas desde a contratação de novos colaboradores até o desenvolvimento das equipes. Antes de apresentar o catálogo de produtos criados para fazer a melhor gestão de pessoas da sua empresa, conheça dois cases de sucesso para reduzir a rotatividade. 

Maxinst

Atuando no setor de Tecnologia da Informação (TI), a Maxinst é uma empresa de pequeno a médio porte, cuja maior dificuldade era contratar corretamente para minimizar a alta rotatividade. 

Utilizando um processo tradicional de contratação, a Maxinst focava integralmente nas habilidades técnicas dos candidatos, sem considerar as competências comportamentais. 

Por meio das ferramentas de gestão da Sólides, a empresa conquistou 90% de satisfação dos colaboradores e mais efetividade nas contratações. Ainda, aplicando a engenharia de cargos, as funções foram delimitadas com base nas hard e soft skills corretas. 

Assim, a cultura organizacional foi fortalecida e o fluxo de rotatividade chegou a zero, comprovando que um processo de recrutamento e seleção bem estruturado faz toda a diferença. 

Fuck Peças

Voltada para o setor de autopeças de linha leve, pesada e agrícola, esta empresa precisava diminuir a rotatividade, desenvolver equipes, otimizar cargos e auxiliar as lideranças na gestão comportamental. 

A Fuck Peças foi apresentada ao Profiler da Sólides. Como resultado, diminuiu o índice de rotatividade em 62%. Outro benefício apontado pelos gestores foi o grande desenvolvimento interno das equipes.

Pela experiência da empresa, o Profiler ajudou não só a contratar melhor, como também a atualizar os perfis e as competências ideais para cada cargo, integrando e envolvendo melhor os colaboradores. 

como diminuir a rotatividade

Produtos Sólides para ajudar sua empresa a diminuir a rotatividade

A Sólides desenvolve estratégias para transformar empresas por meio das pessoas. Para isso, acreditamos no RH como protagonista na trajetória das organizações. Dessa maneira, nossas ferramentas dão suporte às tomadas de decisão, desenvolvimento, avaliação de desempenho, acompanhamento profissional e muito mais. 

Profiler

Trata-se de um mapeamento comportamental exclusivo da Sólides, baseado em 7 metodologias específicas para esse fim, dentre elas, a DISC. O Profiler está validado pela USP e pela UFMG para, em apenas 5 minutos, ser capaz de fornecer mais de 50 informações sobre o colaborador, como:

  • fatores motivacionais e de afastamento;
  • estilo de liderança ideal;
  • histórico individual;
  • pique para o trabalho;
  • pressão;
  • energia;
  • competências. 

Recrutamento e Seleção

Possibilita a contratação das pessoas certas com eficiência e agilidade. Com nossa ferramenta de Recrutamento e Seleção, a empresa consegue automatizar seus processos seletivos usando Inteligência de Dados, People Analytics e Perfil Comportamental. Dessa forma, é possível recrutar com maior assertividade e selecionar os melhores talentos. 

Sólides Matcher

Com o Sólides Matcher, os gestores conseguem descobrir as principais diferenças entre um líder e um liderado, uma vaga e um candidato, um colaborador e todo o setor. A ferramenta entrega comparativos comportamentais avançados para que o RH tenha mais poder de prognóstico e eficiência nas tomadas de decisões. 

Avaliação de Desempenho

Possibilita entender, monitorar e contribuir para a performance dos colaboradores. A Avaliação de Desempenho da Sólides permite criar e definir o peso dos critérios, além de escolher o modelo de avaliação que mais atende às necessidades da sua empresa. 

Pesquisa de Clima Organizacional 

Ajuda a mapear e visualizar as percepções dos colaboradores sobre a empresa, para que ela possa criar uma estratégia de engajamento mais eficaz. Essa ferramenta contribui para desenvolver um lugar agradável para trabalhar, utilizando a tecnologia para automatizar, personalizar e acompanhar relatórios de pesquisa de clima, em tempo real. 

9Box Cultural

A mais nova ferramenta desenvolvida pela Sólides auxilia a empresa a diagnosticar o desempenho dos colaboradores avaliando suas metas e entregas. O 9Box Cultural é um processo de avaliação completo e dinâmico que ajuda a fortalecer os valores da organização a partir da avaliação do comportamento e do desempenho de seus profissionais. 

O conteúdo foi útil, mas gostaria de complementar seus conhecimentos para diminuir a rotatividade dos funcionários na sua empresa? Então, acesse agora mesmo nossa Calculadora de Rotatividade e o e-book sobre o tema. 

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments